Contagem da População

Menu do Produto

O que é

Realizada no meio da década, tem como principal objetivo atualizar os contingentes populacionais municipais e subsidiar no cálculo das estimativas populacionais dos municípios nos anos subsequentes. Tem como unidade de coleta a pessoa residente, na data de referência, em domicílio do Território Nacional.

A Contagem da População teve início em 1996, em todo o Brasil, uma vez que, a partir de 1989, o IBGE passou a ter a obrigação legal de fornecer, anualmente, estimativas municipais de população residente, em cumprimento a dispositivo constitucional, regulamentado pela Lei Complementar n. 59, de 22.12.1988. Além disso, de acordo com o que estabelece o Art. 102 da Lei n. 8.443, de 16.07.1992, o IBGE passou a publicar no Diário Oficial da União, até 31 de agosto de cada ano, a relação das estimativas populacionais anuais para estados e municípios, e, até 31 de outubro, a encaminhar ao Tribunal de Contas da União - TCU tal relação, utilizada como um dos critérios para a repartição do Fundo de Participação dos Municípios - FPM. Por razões de natureza orçamentária, a realização da Contagem da População, prevista para 2005, só ocorreu em 2007, em uma operação censitária conjunta que abrangeu, também, o Censo Agropecuário 2006 e o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos - CNEFE, com o objetivo duplo de atualizar as estimativas populacionais e as informações sobre as atividades econômicas realizadas, no País, pelos indivíduos e empresas agropecuárias. Por razões também orçamentárias, não foi possível efetuar o levantamento da Contagem da População 2007 em todos os 5 564 municípios então existentes. Após estudos, o IBGE concluiu que os recursos disponíveis permitiriam sua realização nos municípios com até 170 mil habitantes, faixa em que o efetivo populacional causa impacto direto nos valores repassados pelo FPM. Como, em algumas Unidades da Federação, apenas um ou dois municípios ficariam fora dessa faixa por terem mais de 170 mil habitantes, optou-se por incluí-los na pesquisa. Sendo assim, a Contagem da População 2007 abrangeu 5 435 municípios – os 5 414 com até 170 mil habitantes e mais 21 contemplados pelo critério anteriormente mencionado, perfazendo, dessa forma, 97% do total de municípios do País. Para os 129 municípios restantes, a população de 2007 foi estimada.

A Contagem da População fornece informações sobre os totais populacionais, por sexo, idade e relação de parentesco com a pessoa responsável pelo domicílio, bem como sobre a espécie dos domicílios visitados.

A periodicidade da pesquisa é decenal, excetuando-se os anos em que o levantamento foi suspenso. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios.