Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PNAD Contínua - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua

Sobre - 2020-2021 Características gerais dos moradores

Além de informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho brasileira, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua investiga, trimestralmente, outros indicadores sobre os demais temas suplementares da pesquisa. Para tal, os domicílios selecionados são visitados por cinco trimestres consecutivos, uma vez a cada trimestre, cabendo destacar que, para os anos de 2012 a 2019 abarcados no presente informativo, foram considerados os dados acumulados de primeira entrevista, e, para os anos de 2020 e 2021, os de quinta entrevista. Essa alteração ensejou o melhor aproveitamento da amostra da quinta entrevista durante o período da pandemia de COVID-19.

O informativo traz comentários analíticos sobre a distribuição da população residente por sexo, grupos de idade, cor ou raça e condição no domicílio, bem como sobre as diferenças regionais relativas a esses indicadores e a evolução das características da população analisadas no período de 2012 a 2021, contemplando, assim, os anos inicial e final da série histórica da pesquisa.  A exemplo das edições anteriores, os comentários são ilustrados graficamente e destacam os principais aspectos observados em cada uma das perspectivas focalizadas, segundo as Grandes Regiões, no período considerado.

Os resultados ora divulgados, cumpre destacar, incorporam a reponderação da PNAD Contínua realizada em 2021, cujos pesos de expansão da amostra foram calibrados pelos totais populacionais por sexo e grupos de idade, segundo os dados das Projeções da População do Brasil e Unidades da Federação, revisados em 2018.  A distribuição etária da população do Brasil obtida pela PNAD Continua expressa, dessa forma, as tendências demográficas e a distribuição etária e por sexo do período em análise, tal qual nas projeções da população anteriormente calculadas. Cabe salientar, no entanto, que as estimativas de população projetadas pelo IBGE, revisadas em 2018, ainda não incorporaram os efeitos da pandemia de COVID-19, da qual resultaram tanto a elevação direta dos óbitos, notadamente entre os idosos, quanto a redução dos nascimentos, conforme dados já disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Os resultados do Censo Demográfico 2022, por conseguinte, serão fundamentais para a atualização de tais projeções.

Os informativos da PNAD Contínua também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas sobre a pesquisa são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama metodológico da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, referenciais teóricos utilizados, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outros aspectos, e são atualizadas periodicamente por meio da inclusão de conceituações relacionadas à introdução de novos módulos temáticos.