Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

MUNIC - Pesquisa de Informações Básicas Municipais

Sobre - 2006 Cultura

Com esta publicação, o IBGE, em parceria com o Ministério da Cultura, divulga um conjunto de informações sobre a diversidade cultural e territorial dos 5 564 municípios existentes no País, obtidas pela Pesquisa de Informações Básicas Municipais junto às prefeituras.

Os resultados ora selecionados estão agregados por faixas de tamanho populacional dos municípios, Grandes Regiões e Unidades da Federação, e abrangem informações sobre o órgão gestor da cultura nas municipalidades; condições de sua infra-estrutura para o cumprimento da função; recursos humanos e orçamentários da Função Cultura da administração municipal; instrumentos de gestão utilizados; legislação específica sobre o tema; existência e funcionamento de Conselhos, Fundos e Fundações Municipais de Cultura; atividades artísticas e artesanais desenvolvidas, nas suas mais diversas manifestações, apoiadas ou não pelo poder local; e meios de comunicação e equipamentos culturais existentes nessas localidades.

Tais estatísticas, organizadas em textos analíticos sobre os temas abordados e em um conjunto de tabelas, gráficos e cartogramas, somam-se a outras iniciativas da Instituição com vistas à construção de um sistema de indicadores sobre a cultura no País e contribuem para o planejamento de políticas e estratégias orientadas para a melhoria da qualidade de vida da população, através de atividades culturais, artísticas, sociais e recreativas.

A publicação inclui notas técnicas sobre a pesquisa e um glossário com os conceitos considerados essenciais para a compreensão dos resultados. O CD-ROM que a acompanha contém, além das informações apresentadas no volume impresso, a base de dados completa da pesquisa com os resultados de cada município.

Publicação complementar:

Sistema de informações e indicadores culturais 2003

Principais resultados - 2006 Cultura

Cidades@

MUNIC - Suplemento Cultura 2006

Tabelas - 2006 Cultura

Tabelas (em formato excel)

Tabela

Errata

Errata

Base de dados (em formato excel)

Base de dados

O que é

Efetua, periodicamente, um levantamento pormenorizado de informações sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas municipais, tendo como unidade de investigação o município e, como informante principal, a prefeitura, por meio dos diversos setores que a compõem.

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais - MUNIC teve início em 1999, extensiva à totalidade dos municípios do País. Os temas e questões abordados em seu questionário básico são levantados regularmente e visam responder às necessidades de informação da sociedade e do Estado brasileiro, com vistas à consolidação de uma base de dados estatísticos e cadastrais atualizados e que proporcionem um conjunto relevante de indicadores de avaliação e monitoramento dos quadros institucional e administrativo das municipalidades. Usualmente, a MUNIC traz um caderno suplementar que contempla temas específicos, de forma mais detalhada, em um esforço permanente de atualização da pesquisa. A partir de 2005, o bloco sobre características básicas dos gestores, presente no questionário básico, passou a ser investigado a cada quadriênio, sempre nos anos que marcam o início das administrações eleitas no ano anterior.

A pesquisa fornece informações variadas sobre a gestão pública municipal, incluindo a legislação vigente e os instrumentos de planejamento existentes nessa esfera da administração, especialmente aqueles discriminados no Estatuto da Cidade e que, junto com o Plano Diretor, têm por meta regular o uso e a ocupação do solo urbano; organização das prefeituras; composição do quadro de pessoal por vínculo empregatício das prefeituras, tanto na administração direta quanto na indireta; recursos financeiros utilizados para a gestão; políticas públicas setoriais no âmbito das áreas pesquisadas (habitação, transporte, agropecuária, meio ambiente etc.), entre outros aspectos.

A periodicidade da pesquisa é anual. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios. Dois distritos brasileiros, cabe destacar, são tratados na MUNIC como municípios: o Distrito Federal, onde tem sede o governo federal, sendo Brasília a capital federal; e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha, arquipélago localizado no Estado de Pernambuco. Em ambos os casos, informantes da administração local respondem ao questionário básico.

Downloads

Informações técnicas

Considerações metodológicas sobre a Pesquisa de Informações Básicas Municipais - MUNIC podem ser obtidas no capítulo Notas técnicas de suas publicações de resultados.

Notícias e Releases

Edições

Recursos da Lei Aldir Blanc foram distribuídos por 61,1% dos municípios em 2021

Os resultados da Munic 2021 mostram que 61,1% dos municípios realizaram a distribuição de recursos da...

08/12/2022

Edições

Em 2021, apenas 19 municípios informaram não terem tido casos confirmados de Covid

99,6% dos municípios brasileiros informaram casos confirmados clinicamente ou laboratorialmente de COVID-19...

08/12/2022

Edições

Número de municípios com queimadas aumenta 42,9% em quatro anos

Cerca de 66% dos municípios brasileiros relataram a ocorrência de ao menos um impacto ambiental entre...

10/11/2021

Edições

Munic 2020: apenas 1,4% dos municípios não adotaram medidas de isolamento social

Em 2020, 98,6% (ou 5.393) das prefeituras que responderam à Pesquisa de Informações Básicas Municipais...

10/11/2021

Edições

Quase totalidade das prefeituras brasileiras adotaram o isolamento social em 2020

Medidas de isolamento social frente à Covid-19 foram adotadas por 98,6% de um universo de 5.467 prefeituras...

10/11/2021

Edições

Munic: em 2019, número de servidores municipais cresce apenas 0,1% frente a 2018

Em 2019, o número de servidores nas administrações direta e indireta dos municípios chegou a 6.537.606...

02/12/2020

Edições

Governos municipais e estaduais passam a oferecer mais serviços via internet

Municípios, estados e o Distrito Federal ampliaram os serviços oferecidos ao cidadão pela internet em...

02/12/2020

Edições

Proporção de municípios com Guarda Municipal armada sobe para 22,4%

O percentual de municípios onde a Guarda Municipal utilizava apenas armas de fogo ou fazia uso de armas...

02/12/2020

Suplementos

MUNIC 2017: Menos da metade (44,7%) dos municípios com rede de abastecimento de água tem lei de proteção a mananciais

Em 2017, menos da metade (44,7% ou 2.476) dos 5.544 municípios com abastecimento de água por rede geral...

22/07/2020

Suplementos

Em apenas 3,6% dos municípios empresas privadas são responsáveis pelo abastecimento de água

A participação de empresas privadas na execução dos serviços de abastecimento de água por rede no país...

22/07/2020

Ver mais notícias

Erramos