Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua

Menu do Produto

Sobre - 2012-2016 Características gerais dos moradores

Além de informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho brasileira, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua investiga trimestralmente um conjunto de indicadores complementares sobre a força de trabalho, de caráter mais estrutural, e outros indicadores relacionados aos demais temas suplementares permanentes da pesquisa, com detalhamento variável, para todos os níveis geográficos abarcados no levantamento: Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, 20 Regiões Metropolitanas que contêm Municípios das Capitais, Região Integrada de Desenvolvimento - RIDE Grande Teresina, e Municípios das Capitais. Nesta oportunidade, o IBGE traz a público seu primeiro informativo de indicadores da PNAD Contínua sobre as características gerais dos moradores. A pesquisa, cabe destacar, visita os domicílios selecionados por cinco trimestres consecutivos, uma vez a cada trimestre.

O informativo traz comentários analíticos sobre a distribuição da população residente por sexo, grupos de idade, cor ou raça, e condição no domicílio dos moradores, as quais possibilitam conhecer importantes feições sociais e demográficas do País. Os comentários são ilustrados graficamente e destacam os principais aspectos observados em cada uma dessas características, segundo as Grandes Regiões, no período considerado.

Os informativos da PNAD Contínua também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas sobre a pesquisa são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama metodológico da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, referenciais teóricos utilizados, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outros aspectos, e são atualizadas periodicamente por meio da inclusão de conceituações relacionadas à introdução de novos módulos temáticos.