Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PNAD Contínua - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua

Sobre - 2021 Rendimento de todas as fontes

Além de informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho brasileira, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua se destina a fornecer informações contínuas sobre a inserção da população no mercado de trabalho associadas a características demográficas e de educação, e, também, para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País, agregando a produção de resultados anuais sobre temas permanentes da pesquisa e a investigação de outros aspectos relevantes, selecionados de acordo com as necessidades de informação.

Os dados apresentados neste informativo se referem aos rendimentos provenientes de todos os trabalhos e aos rendimentos oriundos de outras fontes, com detalhamento geográfico para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.

Dada a importância, o peso e a variabilidade dos rendimentos do trabalho, cumpre ressaltar, sua investigação é realizada de duas formas pela pesquisa: a primeira se refere ao rendimento bruto recebido no mês de referência pelo trabalho, classificado como rendimento efetivo do trabalho, enquanto a segunda corresponde ao rendimento bruto normalmente recebido pelo trabalho, classificado como rendimento habitual do trabalho. Ambos são captados somente entre as pessoas de 14 anos ou mais de idade. Os rendimentos de outras fontes, por sua vez, são investigados entre as pessoas de todas as idades e englobam aqueles originados de aposentadoria ou pensão; pensão alimentícia, doação ou mesada de não morador; aluguel e arrendamento; e outros rendimentos (seguro-desemprego, programas de transferência de renda do governo, rendimentos de poupança etc.). A exemplo das edições anteriores, o conjunto dessas informações, portanto, possibilita estudos relacionados tanto aos rendimentos provenientes das atividades laborais quanto ao rendimento total do domicílio,

O informativo traz comentários analíticos sobre variados aspectos do tema em 2021, dentre os quais se destacam a distribuição da população residente e a distribuição das pessoas por tipo de rendimento recebido; rendimento médio mensal real da população residente com rendimento; rendimento de trabalho da população ocupada, segundo características sociodemográficas selecionadas; indicadores de concentração de rendimento; massa mensal de rendimento; participação percentual dos diversos tipos de rendimento na composição do rendimento domiciliar per capita; e indicadores selecionados sobre os domicílios que receberam algum benefício oriundo de programa de transferência de renda do governo federal, incluindo o auxílio emergencial criado para fazer frente à pandemia de COVID-19. Para efeito da presente análise, as informações sobre o rendimento do trabalho referem-se àquele habitualmente recebido, enquanto as dos rendimentos de outras fontes correspondem aos efetivamente recebidos no mês de referência da pesquisa, cujos valores foram deflacionados a preços médios de 2021 com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA calculado pelo IBGE. Adicionalmente, para o cálculo dos indicadores, são considerados os dados acumulados de primeira entrevista, entre 2012 e 2019, e os de quinta entrevista em 2020 e 2021, devido ao melhor aproveitamento da amostra da pesquisa durante o período da pandemia. Os comentários são ilustrados graficamente e destacam relevâncias observadas em cada uma dessas perspectivas de análise, segundo as Grandes Regiões.

Os informativos da PNAD Contínua também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas sobre a pesquisa são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama metodológico da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, referenciais teóricos utilizados, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outros aspectos, e são atualizadas, periodicamente, por meio da inclusão de conceituações relacionadas à introdução de novos módulos temáticos.