Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua

Menu do Produto

Sobre - 2019 Educação

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua investiga, trimestralmente, um conjunto de informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho e, de forma anual, temas estruturais relevantes para a compreensão da realidade brasileira. Dados educacionais são obtidos em ambos os casos: na coleta trimestral, por meio de um questionário sobre as características básicas de educação, aplicado às pessoas de 5 anos ou mais de idade, com o objetivo de auxiliar a compreensão das informações conjunturais de trabalho; e, na coleta anual, realizada no segundo trimestre de cada ano civil, por meio de um questionário mais amplo, aplicado a todas as pessoas da amostra, com a finalidade de retratar o panorama educacional.

Os dados apresentados no presente informativo têm como fonte o questionário ampliado e, como referência, o segundo trimestre de 2019, com detalhamento geográfico para Brasil e Grandes Regiões. Os comentários analíticos contemplam variados indicadores relacionados ao tema, entre os quais se destacam: analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade; nível de instrução e número médio de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais de idade; taxa de escolarização, por faixas etárias; taxa ajustada de frequência escolar líquida, por níveis de ensino; motivo da não frequência à escola ou creche das crianças até 3 anos de idade; abandono escolar das pessoas de 14 a 29 anos de idade; condição de estudo e situação na ocupação das pessoas de 15 a 29 anos de idade; e aspectos da educação profissional (graduação tecnológica, curso técnico de nível médio e curso de qualificação profissional), entre outras abordagens.

Os comentários são ilustrados graficamente e buscam ressaltar as principais diferenças regionais e sociodemográficas observadas nesses indicadores, oferecendo, ainda, uma comparação temporal com resultados de anos anteriores. Quando pertinente, as estatísticas são também comparadas com as metas estruturantes do Plano Nacional de Educação - PNE (Lei n. 13.005, de 25.06.2014) que dispõem sobre o direito à educação básica, a universalização do ensino obrigatório, a ampliação das oportunidades educacionais e a redução das desigualdades, subsidiando, assim, o acompanhamento de tais diretrizes.

Os informativos da PNAD Contínua também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas sobre a pesquisa são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama metodológico da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, referenciais teóricos utilizados, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outros aspectos, e são atualizadas periodicamente por meio da inclusão de conceituações relacionadas à introdução de novos módulos temáticos.