Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

ESTADIC - Pesquisa de Informações Básicas Estaduais

Sobre - 2019

A Pesquisa de Informações Básicas Estaduais - ESTADIC é um levantamento pormenorizado de registros administrativos sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas estaduais, em especial o governo do estado, compreendendo, também, diferentes aspectos das políticas setoriais sob responsabilidade dessa esfera governamental. Seus resultados permitem a consolidação de uma base de dados estatísticos e cadastrais atualizados, com indicadores de avaliação e monitoramento dos quadros institucional e administrativo das Unidades da Federação sob a perspectiva da gestão.

Com esta publicação, o IBGE divulga os resultados da pesquisa realizada em 2019 nesses 27 entes federados, tendo como norte a ampliação e a atualização permanente das variáveis investigadas desde 2012, quando da primeira edição do levantamento. Organizada em cinco capítulos – recursos humanos das administrações, comunicação e informática, governança, segurança pública e direitos humanos – a publicação traz, pela primeira vez, informações sobre a existência de perfil ou conta dos governos estaduais em plataformas online de comunicação e redes sociais, tendo em vista a importância desses recursos como instrumentos de  aproximação entre a administração pública e a sociedade. A análise dos resultados, vastamente ilustrada com tabelas, gráficos e cartogramas, ressalta os aspectos mais relevantes em cada um dos temas abordados e efetua comparações com estatísticas obtidas em investigações anteriores.

A publicação inclui notas técnicas sobre a pesquisa e um glossário com os conceitos considerados essenciais para a compreensão de seus resultados. 

No portal do IBGE na Internet, além do presente volume, pode ser consultada, ainda, a base de dados completa da ESTADIC 2019.

As estatísticas ora divulgadas refletem as diferentes realidades do País e contribuem para a democratização da gestão pública por meio da formulação e do aprimoramento de políticas diferenciadas para questões específicas de suas populações.