Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Economia do Turismo

Sobre - 2003-2006

O turismo tem crescido substancialmente nos últimos anos como um fenômeno econômico e social, razão pela qual as tradicionais descrições dessa atividade, baseadas, sobretudo, nos aspectos socioculturais dos visitantes, têm sido complementadas por uma perspectiva de caráter econômico visando identificar e valorar as contribuições geradas por este segmento à economia dos países.

Em sua primeira abordagem sobre o tema, o IBGE lançou, em 2007, a publicação Economia do turismo: atividades características do turismo 2003. Fruto de acordo de cooperação técnica com o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, o estudo foi realizado com base na utilização de pesquisas econômicas e domiciliares regularmente produzidas pela Instituição, cujos resultados possibilitaram identificar não só os principais aspectos econômicos das empresas pertencentes ao setor, como também a demanda por produtos turísticos pelas famílias brasileiras e as características socioeconômicas da mão de obra ocupada nessas atividades. Resultante de mesma parceria, o estudo Economia do turismo: uma perspectiva macroeconômica 2000-2005, divulgado em 2008, apresentou pela primeira vez os principais indicadores macroeconômicos das Atividades Características do Turismo, com base nos dados compilados do Sistema de Contas Nacionais, conferindo um importante avanço na contextualização da dimensão econômica do turismo no Brasil.

Dando continuidade à parceria com o Ministério do Turismo, o IBGE efetua na presente publicação uma revisão conceitual em relação ao estudo anterior, baseada, principalmente, em uma definição mais precisa do âmbito das atividades associadas à economia do turismo, o que possibilitou aprimorar os resultados dos principais agregados macroeconômicos até então obtidos.

A publicação apresenta a conceituação de turismo, destacando a relevância de sua análise e mensuração como fenômeno econômico e social, o detalhamento das principais alterações metodológicas introduzidas em relação à definição e à classificação dos produtos e atividades característicos desse segmento anteriormente adotadas, e análises da estrutura das Atividades Características do Turismo em 2006 e da evolução dos principais indicadores macroeconômicos no período 2003-2006. Inclui, ainda, um glossário com os conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados, além de anexos que detalham as classificações de produtos específicos e de produtos característicos do turismo.

O conjunto dessas informações também está disponível no CD-ROM que acompanha a publicação e no portal do IBGE na Internet.

Com estes estudos realizados a partir do Sistema de Contas Nacionais, o IBGE ratifica a compreensão do turismo como atividade econômica relevante e singular e contribui para a elaboração de um sistema integrado de estatísticas com vistas à construção de uma Conta Satélite de Turismo no Brasil.

Tabelas - 2003-2006

Tabelas (em formato xls compactado)

Tabela

O que é

Com este lançamento, o IBGE, em parceria com o Ministério do Turismo, divulga os principais indicadores macroeconômicos das Atividades Características do Turismo relativos ao período de 2003 a 2009, com base nos dados compilados do Sistema de Contas Nacionais, contribuindo, assim, para a contextualização da dimensão econômica do turismo no Brasil.

A publicação traz notas técnicas com considerações sobre a definição e a classificação dos produtos e atividades econômicas que constituem o turismo e as principais alterações metodológicas introduzidas em relação à edição anterior do estudo. Os comentários enfocam a estrutura das Atividades Características do Turismo em 2009 e a evolução de seus principais indicadores econômicos, como valor adicionado bruto, número de ocupações e rendimentos dos trabalhadores ligados a tais atividades durante o período considerado. Inclui, ainda, um glossário com os conceitos necessários para a compreensão dos resultados, além de anexos que detalham as classificações de produtos específicos e de atividades e produtos característicos do turismo.

O conjunto dessas informações também está disponível no CD-ROM que acompanha a publicação.

Downloads

Informações técnicas

Considerações metodológicas sobre a pesquisa podem ser obtidas no capítulo Notas técnicas de suas publicações de resultados.