Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PSH - Pesquisa de Serviços de Hospedagem

O que é

Investiga as principais características dos estabelecimentos que prestam serviços de hospedagem, fornecendo um quadro atualizado da capacidade disponível de tais serviços no País. A unidade de investigação é o estabelecimento, definido como a unidade produtiva pertencente a uma firma ou razão social na qual, em geral, é gerada receita como parte da exploração de uma ou mais atividades econômicas, podendo uma única empresa ter vários estabelecimentos.

A primeira edição da Pesquisa de Serviços de Hospedagem - PSH foi realizada em 2011, com cobertura restrita aos estabelecimentos de hospedagem localizados nos Municípios das Capitais e suas Regiões Metropolitanas e nas Regiões Integradas de Desenvolvimento - RIDEs. Em 2016, a pesquisa passou a ter abrangência nacional e a registrar a informação de forma censitária, contemplando todos os estabelecimentos de hospedagem em operação no País. Ambas as edições foram realizadas em parceria com o Ministério do Turismo, compreendendo os estabelecimentos de empresas sob o regime jurídico das entidades empresariais, em situação ativa no Cadastro Central de Empresas - CEMPRE nos dois anos anteriores ao de referência da pesquisa, independentemente do número de pessoas ocupadas, nas seguintes classes da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0: 55.10-8 - Hotéis e similares; e 55.90-6 - Outros tipos de alojamento não especificados.

Em ambas as edições, a pesquisa efetuou o levantamento de variáveis que englobam os seguintes aspectos: estabelecimentos por tipos e categorias, estabelecimentos por grupos de unidades habitacionais, unidades habitacionais, leitos e capacidade total de hóspedes.

A periodicidade da pesquisa é eventual. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para as Unidades da Federação e os Municípios das Capitais.