Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PNSB - Pesquisa Nacional de Saneamento Básico

Sobre - 2017

A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico - PNSB visa obter informações das entidades executoras dos serviços coletivos de abastecimento de água por rede geral e/ou de esgotamento sanitário por rede coletora, registradas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ, da Secretaria da Receita Federal, mediante o levantamento de dados cadastrais e operacionais sobre captação, coleta, tratamento, distribuição e cobrança desses serviços nos Municípios brasileiros. Tal investigação, de cobertura nacional, permite não só efetuar uma avaliação da oferta e da qualidade dos serviços prestados, como também analisar as condições ambientais e suas implicações diretas com a saúde e a qualidade de vida da população.

Com o presente lançamento, o IBGE traz a público os resultados da pesquisa realizada em 2017, após nove anos desde a sua última ocorrência. Nesta edição, marcada, sobretudo, pelo aperfeiçoamento dos instrumentos de coleta, da metodologia de processamento e da apuração dos dados, a PNSB foi dividida em duas etapas: a primeira investigou os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, objeto desta publicação, e a segunda será desenvolvida posteriormente, abrangendo os serviços de manejo de resíduos sólidos e águas pluviais, a serem apresentados em volume específico.

Os resultados ora divulgados estão agregados por classes de tamanho da população, Grandes Regiões e Unidades da Federação, e abarcam informações sobre os equipamentos e os processos de produção e distribuição de água e coleta, tratamento e destinação do esgoto, além de aspectos relativos aos instrumentos de delegação, cobrança pelos serviços, pessoal ocupado e ocorrência de racionamento e intermitência no abastecimento de água, entre outras estatísticas, nos 5 570 Municípios do País. Os comentários, organizados em cinco capítulos temáticos, são vastamente ilustrados com tabelas, gráficos e cartogramas, e trazem, quando possível, comparações com os dados da PNSB 2008.

A publicação inclui, ainda, notas técnicas com considerações metodológicas sobre a pesquisa e um glossário com os conceitos considerados essenciais para a compreensão de seus resultados. Um apêndice, ao final do volume, traz uma análise detalhada dos valores ignorados das variáveis quantitativas.

Com o objetivo de ampliar as possibilidades de exploração dos resultados da PNSB 2017, o seu plano tabular completo encontra-se disponível no portal do IBGE na Internet.

O conjunto dessas informações, associado àquelas obtidas no Suplemento de Saneamento da Pesquisa de Informações Básicas Municipais - Munic 2017, também realizada pelo IBGE, fornecem um valioso panorama da oferta e da gestão do abastecimento de água por rede geral e do esgotamento sanitário por rede coletora no País e possibilitam identificar as carências existentes nos Municípios brasileiros relativamente a essas duas dimensões.

Tabelas - 2017

Dados Gerais (xlsx | ods) - Atualizado em 24/06/2021

Abastecimento de Água (xlsx | ods) - Atualizado em 24/06/2021

Esgotamento Sanitário (xlsx | ods)


Índice das Tabelas (xlsx | ods)

Conceitos e métodos - 2017

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico - 2017 visa obter informações das entidades prestadoras de serviços de abastecimento de água por rede geral de distribuição e esgotamento sanitário por rede coletora à população, com o levantamento de dados cadastrais e operacionais sobre captação, coleta, tratamento, distribuição, cobrança, entre outros. A partir dessas informações, o IBGE pretende formular e disponibilizar indicadores capazes de apresentar um cenário recente sobre a oferta dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em todos os municípios brasileiros.
Tipo de operação estatística
Pesquisa de prestadora de serviços de saneamento
Tipo de dados
Dados de Censo, Dados de pesquisa subjetiva, Dados de cadastros, Indicadores
Periodicidade de divulgação
Eventual
População-alvo
A PNSB é um levantamento censitário que tem como população alvo todas as entidades prestadoras dos serviços de abastecimento de água por rede geral de distribuição e esgotamento sanitário por rede coletora, ofertados pelo poder público ou por agente a quem ele tenha delegado a prestação.

Metodologia

O processo de obtenção dos dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico utiliza como método o levantamento censitário, a medida que investiga todos os órgãos públicos e entidades privadas que constam no cadastro de prestadores de serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário nos municípios brasileiros.



Técnica de coleta:
PAPI - Entrevista pessoal com questionário em papel
Procedimento de amostragem
Não se aplica, porque se trata de uma operação censitária.
Crítica e imputação
A Pesquisa possui um plano de críticas no SIGC (Sistema Integrado de Gerenciamento e Controle) e ainda passou por novas críticas após o fechamento da coleta.

Temas

Temas e subtemas
Meio Ambiente
Principais variáveis
– Características dos serviços prestados;
– Pessoal ocupado nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário;
– Aspectos legais e Metas de universalização dos serviços prestados;
– Captação de água;
– Recebimento e Envio de água;
– Estações de água e Unidades de tratamento simplificado;
– Rede de distribuição de água;
– Fluoretação da água distribuída;
– Número de ligações à rede de distribuição;
– Número de economias abastecidas pela rede de distribuição;
– Perdas na distribuição e no faturamento da água;
– Interrupção do serviço, Racionamento e Educação Ambiental;
– Número de ligações à rede coletora;
– Número de economias esgotadas;
– Unidades e Estações de tratamento de esgoto;
– Envio e Recebimento de esgoto sem tratamento;
– Disposição final de esgoto;
– Tarifação e Informações comerciais dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário;

Palavras-chave
Saneamento básico, Abastecimento de água, Esgotamento sanitário, Tratamento de esgoto, Tratamento de água

Unidades de informação

Unidade de investigação
Prestador de serviço, Empresa, Município, Órgão da Administração Pública
Unidade de análise
Prestador de serviço, Órgão da Administração Pública, Empresa, Município
Unidade informante
Órgão da Administração Pública, Município, Empresa, Prestador de serviço.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2017 a 31/12/2017
Data de início da coleta
02/07/2018
Data do fim da coleta
02/07/2019

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (online), Banco Multidimensional de Estatísticas - BME, Banco de Dados Agregados - SIDRA
Nível de desagregação geográfica
Município
Nível de divulgação
Os resultados dos dados de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário são divulgados para o Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios.

Instrumentos de coleta

Histórico

O primeiro levantamento sobre saneamento básico no Brasil foi realizado em 1974, através de convênio celebrado entre o Ministério da Saúde e o IBGE, cabendo ao IBGE somente a responsabilidade pela operação de coleta. Em 1977, com a renovação do convênio, nova investigação foi realizada e o IBGE passou a se responsabilizar por todas as etapas da pesquisa (planejamento, coleta e apuração dos dados), e definiu-se uma periodicidade trienal para a investigação. Em 1980 e 1983 a pesquisa não foi realizada. Em 1988, aconteceu uma profunda reformulação para a coleta no ano seguinte (1989), em que foram consideradas as experiências anteriores e contemplaram-se sugestões de entidades públicas e privadas prestadoras de serviços, pesquisadores, instituições de pesquisa, entidades representativas do setor e informantes.
Em 1999, o IBGE celebrou novo convênio com o apoio da Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República - SEDU/PR, da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA - e da Caixa Econômica Federal - CAIXA realizou, no primeiro semestre de 2000, a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2000 - PNSB, que contou, também, com a colaboração da Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS - para o planejamento e execução da pesquisa.
A PNSB/2000 foi mais abrangente com a incorporação de novas variáveis e um novo tema, Drenagem Urbana (DU), aos temas já pesquisados em 1989. A pesquisa foi reformulada a partir da experiência adquirida com a PNSB 1989, objetivando atender a maioria das demandas feitas por órgãos e técnicos envolvidos com o tema da pesquisa, face às transformações ocorridas no setor ao longo dos anos e procurando preencher lacunas verificadas na pesquisa anterior.
Em 2008, o IBGE, em convênio com o Ministério das Cidades, novamente realizou uma nova edição da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, utilizando outra terminologia para os questionários de Limpeza Pública e Coleta de Lixo e Drenagem Urbana, que passaram a ser denominados Manejo de Resíduos Sólidos e Manejo de Águas Pluviais, respectivamente. Além disso, foi acrescentado um novo questionário - Gestão Municipal do Saneamento Básico, aplicado em todas as prefeituras dos municípios.
Após nove anos, o IBGE volta a realizar a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, um censo dos prestadores de serviços de abastecimento de água por rede geral de distribuição e esgotamento sanitário por rede coletora tendo como referência o ano de 2017. Considerando a relevância nacional e internacional que o saneamento possui para o meio ambiente e para as condições de vida da população, a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico volta a ser realizada, agora em duas etapas. A primeira investigou os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A segunda será desenvolvida posteriormente e abrangerá os serviços de manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais.
A PNSB 2017 investigou, em todos os Municípios, a oferta destes serviços por entidades com registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), permitindo uma avaliação sobre a sua qualidade e implicações diretas na saúde e qualidade de vida da população. Esta edição, por sua vez, é marcada pelo aperfeiçoamento dos instrumentos de pesquisa, nos quais foram introduzidas importantes mudanças, o que pode ser verificado na composição temática e organização do questionário, bem como nos aspectos, menos evidentes, mas não menos importantes, da metodologia de processamento e apuração.
Para a realização da PNSB 2017, o IBGE contou com a participação de técnicos especialistas da área, que colaboraram na concepção dos instrumentos de coleta, identificando as principais variáveis a serem pesquisadas e sugerindo as formas mais adequadas para obtenção de informações que pudessem mapear adequadamente o setor de saneamento.



Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/SB

O que é

A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico tem por objetivo investigar as condições do saneamento básico do País junto às prefeituras municipais e empresas contratadas para a prestação desses serviços nos 5 565 municípios existentes na data de referência da pesquisa. Tal investigação, de cobertura nacional, permite não só efetuar uma avaliação da oferta e da qualidade dos serviços prestados como também analisar as condições ambientais e suas implicações diretas com a saúde e a qualidade de vida da população brasileira. Com o lançamento da presente publicação, o IBGE traz a público os resultados da pesquisa realizada em 2008, em convênio com o Ministério das Cidades, num momento em que a questão do saneamento básico ganha dimensão ainda maior com a promulgação da Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece os marcos regulatórios do setor, nos seus quatro componentes: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais. Os resultados ora apresentados enfocam questões como captação, adequação da qualidade e fornecimento da água através de rede geral de distribuição, incluindo formas alternativas de abastecimento das populações; extensão das redes de esgotamento sanitário e aspectos do tratamento do esgoto; pontos de lançamentos e extensão das redes de drenagem urbana; fatores agravantes de inundações, alagamentos e erosões nos municípios; bem como volume, frequência da coleta e destino final do lixo, abrangendo a coleta de resíduos sólidos especiais, entre outras informações. Esses resultados estão disponíveis para o conjunto do País, Grandes Regiões e Unidades da Federação e contemplam todos os temas abarcados pela pesquisa anterior, realizada em 2000, além de outro inédito – gestão municipal do saneamento básico – também investigado junto a todas as prefeituras municipais. A publicação inclui notas técnicas sobre a pesquisa bem como um glossário contendo os termos e conceitos considerados essenciais para a compreensão dos resultados. O CD-ROM que a acompanha contém todas as informações do volume impresso, além dos questionários temáticos aplicados. Os microdados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico estão disponibilizados no portal do IBGE na Internet, no Banco Multidimensional de Estatísticas - BME, que oferece ao público ferramentas voltadas à busca, à recuperação e ao cruzamento das informações estatísticas, de forma totalmente desagregada. O conjunto dessas informações reflete as diferentes realidades do País e possibilita identificar as carências existentes nos municípios brasileiros relativamente ao saneamento básico, contribuindo, assim, para a adoção de métodos, técnicas e processos orientados para a melhoria da qualidade de vida das populações, segundo as peculiaridades locais e regionais.

Séries históricas

#seriehistorica201744161355943

Downloads

Informações técnicas

Considerações metodológicas sobre a pesquisa podem ser obtidas no capítulo Notas técnicas de suas publicações de resultados.

Notícias e Releases

PNSB 2017: Abastecimento de água atinge 99,6% dos municípios, mas esgoto chega a apenas 60,3%

O percentual de municípios com abastecimento de água por rede chegou a 99,6% (5.548 municípios) em 2017,...

22/07/2020

Em apenas 3,6% dos municípios empresas privadas são responsáveis pelo abastecimento de água

A participação de empresas privadas na execução dos serviços de abastecimento de água por rede no país...

22/07/2020

Quatro em cada dez municípios não têm serviço de esgoto no país

Cerca de 39,7% dos municípios brasileiros não têm serviço de esgotamento sanitário, de acordo com a Pesquisa...

22/07/2020

Pesquisa acompanha oferta e qualidade de serviços de saneamento básico no país

A quarta edição da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), realizada pelo IBGE, está em campo...

06/02/2019

Ver mais notícias

Erramos