Pesquisa Nacional de Saneamento Básico - PNSB

Menu do Produto

Sobre - 2017

A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico - PNSB visa obter informações das entidades executoras dos serviços coletivos de abastecimento de água por rede geral e/ou de esgotamento sanitário por rede coletora, registradas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ, da Secretaria da Receita Federal, mediante o levantamento de dados cadastrais e operacionais sobre captação, coleta, tratamento, distribuição e cobrança desses serviços nos Municípios brasileiros. Tal investigação, de cobertura nacional, permite não só efetuar uma avaliação da oferta e da qualidade dos serviços prestados, como também analisar as condições ambientais e suas implicações diretas com a saúde e a qualidade de vida da população.

Com o presente lançamento, o IBGE traz a público os resultados da pesquisa realizada em 2017, após nove anos desde a sua última ocorrência. Nesta edição, marcada, sobretudo, pelo aperfeiçoamento dos instrumentos de coleta, da metodologia de processamento e da apuração dos dados, a PNSB foi dividida em duas etapas: a primeira investigou os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, objeto desta publicação, e a segunda será desenvolvida posteriormente, abrangendo os serviços de manejo de resíduos sólidos e águas pluviais, a serem apresentados em volume específico.

Os resultados ora divulgados estão agregados por classes de tamanho da população, Grandes Regiões e Unidades da Federação, e abarcam informações sobre os equipamentos e os processos de produção e distribuição de água e coleta, tratamento e destinação do esgoto, além de aspectos relativos aos instrumentos de delegação, cobrança pelos serviços, pessoal ocupado e ocorrência de racionamento e intermitência no abastecimento de água, entre outras estatísticas, nos 5 570 Municípios do País. Os comentários, organizados em cinco capítulos temáticos, são vastamente ilustrados com tabelas, gráficos e cartogramas, e trazem, quando possível, comparações com os dados da PNSB 2008.

A publicação inclui, ainda, notas técnicas com considerações metodológicas sobre a pesquisa e um glossário com os conceitos considerados essenciais para a compreensão de seus resultados. Um apêndice, ao final do volume, traz uma análise detalhada dos valores ignorados das variáveis quantitativas.

Com o objetivo de ampliar as possibilidades de exploração dos resultados da PNSB 2017, o seu plano tabular completo encontra-se disponível no portal do IBGE na Internet.

O conjunto dessas informações, associado àquelas obtidas no Suplemento de Saneamento da Pesquisa de Informações Básicas Municipais - Munic 2017, também realizada pelo IBGE, fornecem um valioso panorama da oferta e da gestão do abastecimento de água por rede geral e do esgotamento sanitário por rede coletora no País e possibilitam identificar as carências existentes nos Municípios brasileiros relativamente a essas duas dimensões.