Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

SIIC - Sistema de Informações e Indicadores Culturais

Sobre - 2011-2022

O Sistema de Informações e Indicadores Culturais - SIIC visa desenvolver uma base consistente e contínua de informações sobre o setor cultural e construir indicadores relacionados ao tema, de modo a fomentar estudos, pesquisas e reflexões que possam fornecer aos órgãos governamentais e privados subsídios para o planejamento e a tomada de decisão e, aos usuários em geral, informações para estudos setoriais mais aprofundados.

Com o lançamento deste informativo, o IBGE divulga os resultados da sexta edição do SIIC, referente ao período de 2011 a 2022, tendo como quadro orientador o Marco Referencial para as Estatísticas Culturais, estabelecido no documento 2009 Unesco framework for cultural statistics, elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - Unesco).

A exemplo da edição pregressa, foram utilizadas, nesta investigação, estatísticas sociais e econômicas do IBGE e registros externos provenientes de sistemas de informação das administrações públicas sobre o tema, o que permitiu caracterizar a população inserida nas atividades culturais, atualizar o escopo da produção de bens e serviços e o índice de preços para mensuração do custo de vida associado a esse setor, bem como identificar os gastos governamentais e das famílias com tais atividades, em um período de grande relevância para o setor cultural, sobretudo nos anos mais recentes, em razão dos impactos e consequências da pandemia de COVID-19, iniciada em 2020. 

Além de atualizar e aprofundar informações já presentes em edições anteriores, esta divulgação contempla algumas novidades, entre as quais se destacam estatísticas sobre turismo de lazer, cultura e natureza, provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua 2021, e estatísticas sobre a posse de bens duráveis nos domicílios, oriundas da Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF 2017-2018. São também utilizadas estatísticas da Pesquisa de Informações Básicas Municipais - Munic 2021 e do modelo de cálculo de rotas, distâncias e tempos de deslocamento aplicado na base de referência de distâncias rodoviárias, hidroviárias e aéreas da pesquisa Regiões de Influência das Cidades - Regic 2018 para qualificar as condições de acesso da população a alguns equipamentos culturais selecionados (museus, teatros e salas de espetáculo e cinemas) nos Municípios que não os possuíam. A avaliação dos gastos públicos concernentes ao setor cultural abarca, complementarmente, aspectos dos gastos tributários que ultrapassam a Lei Rouanet (Lei n. 8.313, de 23.12.1991), explorada em edições pregressas. Cumpre realçar que algumas das fontes de informação utilizadas se prestam a uma análise de mais curto prazo do setor, enquanto outras permitem delinear a sua estrutura, viabilizando, desse modo, comparações em um horizonte temporal maior.

O informativo também está disponibilizado em meio impresso. As notas técnicas que o acompanham, divulgadas em separado e acessíveis apenas em meio digital, trazem considerações metodológicas em que constam a descrição e a classificação das atividades econômicas ligadas à cultura e a sua correspondência com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0, as principais características das pesquisas utilizadas como fontes de informação, e os indicadores selecionados para a delimitação desse setor produtivo, e são complementadas com um glossário que reúne os conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados.

O portal do IBGE na Internet reproduz o volume impresso e disponibiliza o plano tabular detalhado do estudo, com desagregações por recortes diversos, possibilitando aos usuários a exploração do conjunto dessas informações sob diferentes perspectivas.

Tabelas - 2011-2022

Atividades formalmente constituídas (em formato xlsx e ods)

Pesquisas estruturais em empresas (em formato xlsx e ods)

Gastos da administração pública (em formato xlsx e ods)

Índice de Preços da Cultura – IPCult (em formato xlsx e ods)

Gastos das famílias (em formato xlsx e ods)

Ocupação no setor cultural (formal e informal) (em formato xlsx e ods)

Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal (em formato xlsx e ods)

Acesso a equipamentos e Lei Aldir Blanc nos municípios (em formato xlsx e ods)

Turismo de lazer, cultura e natureza (em formato xlsx e ods)

Índice de tabelas (em formato pdf)

Conceitos e métodos - 2011-2022

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
O Sistema de Informações e Indicadores Culturais 2011-2022 buscou traçar um panorama a partir de diversas dimensões da Cultura no Brasil. Segue o Marco Referencial para Estatísticas Culturais da UNESCO (2009). O recorte utilizado no SIIC incluiu setores econômicos relacionados à cultura, gastos públicos, ocupação em trabalhos formais e informais, variação de preços, acesso à tecnologia (TV e Internet), turismo cultural, inventário de bens no domicilio, acesso a equipamentos e à Lei Aldir Blanc nos municípios. Sob os limites das fontes utilizadas e do recorte proposto, mostrou variabilidade no tempo e no espaço, além de pontuar desigualdades sociais. A periodização dos indicadores é variável em função da fonte utilizada, com dados entre 2011 e 2022.
Tipo de operação estatística
Sistema de indicadores síntese
Tipo de dados
Registros administrativos, Dados de pesquisa por amostragem probabilística, Dados de cadastros, Outro tipo de dados, Indicadores
Periodicidade de divulgação
Eventual

Metodologia

Variada segundo a fonte, consultar as Notas Técnicas da publicação para mais detalhes.
Técnica de coleta:
Não se aplica

Temas

Temas e subtemas
Estatísticas multidomínio, Cultura, recreação e esporte

Unidades de informação

Unidade de investigação
Não se aplica
Unidade de análise
Não se aplica.

Períodos de referência

Período - 01/01/2011 a 31/12/2022

Disseminação

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/BR

O que é

O SIIC iniciou-se em 2004 partir de um convênio celebrado entre o IBGE e o Ministério da Cultura em 2004 e que visou desenvolver uma base consistente e contínua de informações relacionadas ao setor cultural e construir indicadores culturais de modo a fomentar estudos, pesquisas e publicações, fornecendo aos órgãos governamentais e privados subsídios para o planejamento e a tomada de decisão e, aos usuários em geral, informações para análises setoriais mais aprofundadas.

Como fruto dessa parceria, o IBGE vem realizando estudos sobre a produção (oferta) de bens e serviços, os gastos (demanda) das famílias e do governo, e as características da população ocupada desse setor, com base nas estatísticas produzidas pelo Instituto.

 

Em material de apoio à publicação (CD-ROM e ftp do IBGE), há um conjunto de tabelas e os coeficientes de variação associados às estimativas divulgadas.

Downloads

Informações técnicas

Considerações metodológicas sobre a pesquisa podem ser obtidas no capítulo Notas técnicas de suas publicações de resultados.

Notícias e Releases

De 2011 a 2022, setor cultural ganha empresas, mas perde participação na economia

Em uma década, o número de empresas do setor cultural cresceu 3,1%, chegando a 387,5 mil em 2021. Em...

01/12/2023

Região Norte tem menor acesso a cinemas, teatros e museus

Em 2021, em 14,9% dos municípios do país, os habitantes precisariam se deslocar por pelo menos uma hora...

01/12/2023

SIIC 2009-2020: setor cultural ocupava 4,8 milhões de trabalhadores em 2020

O setor cultural ocupava 4,8 milhões de pessoas em 2020, segundo a PNAD Contínua, representando 5,6%...

08/12/2021

Com pandemia, setor cultural perde 11,2% de pessoas ocupadas em 2020

A pandemia teve forte efeito no setor cultural em 2020, que perdeu, em relação ao ano anterior, percentual...

08/12/2021

SIIC 2007-2018: Setor cultural ocupa 5,2 milhões de pessoas em 2018, tendo movimentado R$ 226 bilhões no ano anterior

O setor cultural ocupava, em 2018, mais de 5 milhões de pessoas, de acordo com dados da Pesquisa Nacional...

05/12/2019

Setor cultural tem inflação média de 3,5% em sete anos, abaixo do IPCA

Os preços da cultura tiveram crescimento anual médio de 3,5%, abaixo da inflação oficial, que foi de...

05/12/2019

Participação da cultura no orçamento reduz em todas esferas de governo em 2018

O setor público destinou para a área de cultura R$ 9,1 bilhões em 2018, equivalente a 0,21% do total...

05/12/2019

País tem quase 40% da população em municípios sem salas de cinema

O acesso aos cinemas ainda é restrito para grande parte da população brasileira. Em 2018, 39,9% das pessoas...

05/12/2019

Ver mais notícias

Erramos