O que é
O SIIC iniciou-se em 2004 partir de um convênio celebrado entre o IBGE e o Ministério da Cultura em 2004 e que visou desenvolver uma base consistente e contínua de informações relacionadas ao setor cultural e construir indicadores culturais de modo a fomentar estudos, pesquisas e publicações, fornecendo aos órgãos governamentais e privados subsídios para o planejamento e a tomada de decisão e, aos usuários em geral, informações para análises setoriais mais aprofundadas.
Como fruto dessa parceria, o IBGE vem realizando estudos sobre a produção (oferta) de bens e serviços, os gastos (demanda) das famílias e do governo, e as características da população ocupada desse setor, com base nas estatísticas produzidas pelo Instituto.
Em material de apoio à publicação (CD-ROM e ftp do IBGE), há um conjunto de tabelas e os coeficientes de variação associados às estimativas divulgadas.
Sobre - 2007-2018
Desde 2004, o IBGE vem desenvolvendo uma base consistente e contínua de informações e indicadores relacionados à cultura, fornecendo aos órgãos governamentais e privados subsídios para o planejamento e a tomada de decisão e, aos usuários em geral, elementos para análises setoriais mais aprofundadas. Para tal, foram realizados, ao longo do tempo, estudos com indicadores produzidos pelo próprio Instituto. A presente edição do estudo reflete os dados mais recentes disponíveis no momento da conclusão deste volume e incorpora inovações.
Para atualizar o escopo da produção de bens e serviços culturais no País no período considerado, foram utilizadas informações das Estatísticas do Cadastro Central de Empresas - Cempre e das pesquisas econômicas por empresas (Pesquisa Industrial Anual - Empresa - PIA-Empresa, Pesquisa Anual de Comércio - PAC e Pesquisa Anual de Serviços - PAS), enquanto os gastos governamentais e das famílias relacionados à cultura foram obtidos das Estatísticas Econômicas e Financeiras das Administrações Públicas e da Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF, respectivamente. As principais inovações trazidas nesta edição se referem à agregação de três bases de dados: a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, responsável pelas estatísticas sobre as características da população inserida no setor cultural, permitindo recortes regionais até o nível de Municípios das Capitais, a existência de televisão de tela fina nos domicílios, e aspectos do uso de telefone móvel celular e da Internet pela população; a Pesquisa de Informações Básicas Municipais - Munic, contemplando o acesso potencial a equipamentos culturais e meios de comunicação presentes nos municípios; e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA, a partir do qual foi possível construir um índice de preços da cultura para mensuração do custo de vida relacionado ao consumo de bens e serviços abarcados por esse setor, refletindo o comportamento, ao longo do tempo, dos preços de uma cesta fixa de produtos predominantemente utilizados para tal fim.
A publicação traz considerações metodológicas, em que se destacam a descrição e a classificação das atividades econômicas ligadas à cultura e a sua correspondência com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0, informa as principais características das pesquisas utilizadas como fontes de informação, e analisa os indicadores selecionados para a delimitação desse setor produtivo sob variadas perspectivas. O recorte de análise utilizado nesta edição incluiu setores econômicos direta e indiretamente relacionados à cultura, gastos públicos e privados, ocupação em trabalhos formais e informais, variação de preços, limitações e potencial de fruição cultural a partir de equipamentos culturais, meios de comunicação e acesso à tecnologia. A partir das fontes utilizadas e do recorte proposto, mostra-se a variabilidade temporal e espacial dos indicadores, além de pontuar desigualdades sociais. A publicação inclui ainda um glossário com os conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados.
Tabelas - 2007-2018
Cadastro Central de Empresas (em formato xlsx e ods)
Pesquisas estruturais econômicas (em formato xlsx e ods)
Gastos da administração pública (em formato xlsx e ods)
Índice de preços da cultura (em formato xlsx e ods)
Gastos das famílias (em formato xlsx e ods)
População ocupada na cultura (em formato xlsx e ods)
Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal (em formato xlsx e ods)
Acesso a equipamentos culturais e meios de comunicação (em formato xlsx e ods)
Índice de tabelas (em formato pdf)
Tradutores de tabelas - POF 2017-2018 (em formato xlsx e ods)
Conceitos e métodos - 2007-2018
As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.
Informações Gerais
Objetivo
O Sistema de Informações e Indicadores Culturais 2007-2018 buscou traçar um panorama a partir de diversas dimensões da Cultura no Brasil. O recorte utilizado incluiu setores econômicos direta e indiretamente relacionados à cultura, gastos públicos e privados, ocupação em trabalhos formais e informais, variação de preços, potencial de fruição cultural a partir de equipamentos culturais, meios de comunicação e acesso à tecnologia. Sob os limites das fontes utilizadas e do recorte proposto, mostrou variabilidade no tempo e no espaço, além de pontuar desigualdades sociais. A periodização dos indicadores é variável em função da fonte utilizada, com dados entre 2007 e 2018.Tipo de operação estatística
Sistema de indicadores sínteseTipo de dados
Registros administrativos, Dados de pesquisa por amostragem probabilística, Dados de cadastros, IndicadoresPeriodicidade de divulgação
EventualPopulação-alvo
Não se aplicaMetodologia
Técnica de coleta:
Não se aplicaTemas
Temas e subtemas
Estatísticas multidomínio, Cultura, recreação e esporteUnidades de informação
Unidade de investigação
Não se aplicaUnidade de análise
Não se aplica.Períodos de referência
Período - 01/01/2007 a 31/12/2018
Disseminação
Formas de disseminação
Publicação Digital (online)Saiba mais
https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/BR