Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PNAD Contínua - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua

Sobre - 2018 Características adicionais do mercado de trabalho

Além de informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho brasileira, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua investiga, trimestralmente, outros indicadores sobre os demais temas suplementares da pesquisa. Para tal, os domicílios selecionados são visitados por cinco trimestres consecutivos, uma vez a cada trimestre, cabendo destacar que para o tema contemplado no presente informativo – características adicionais do mercado de trabalho – foram acumulados os dados correspondentes à primeira visita ao domicílio.

A publicação traz comentários analíticos sobre variados aspectos, dentre os quais se destacam: associação a sindicato, por posição na ocupação, grupamentos de atividade e nível de instrução das pessoas ocupadas; associação a cooperativa de trabalho ou produção; empregadores ou trabalhadores por conta própria em empreendimento com registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ; e local do estabelecimento. Os comentários são ilustrados graficamente e destacam os principais aspectos observados em cada uma dessas características, segundo as Grandes Regiões. Para alguns aspectos, as comparações levam em conta a série histórica da pesquisa, iniciada em 2012.

As notas técnicas sobre a PNAD Contínua são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama metodológico da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, referenciais teóricos utilizados, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outros aspectos, e são atualizadas periodicamente por meio da inclusão de conceituações relacionadas à introdução de novos módulos temáticos.