As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.
Informações Gerais
Objetivo
A PINTEC Semestral 2021 - Indicadores Básicos é um novo levantamento estatístico produzido pelo IBGE, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI e a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. A pesquisa, que é divulgada com o selo de Investigação Experimental, cobre as empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas e tem como objetivo fornecer dados para a geração de indicadores de inovação, de forma mais tempestiva que a PINTEC tradicional, visando subsidiar o desenho, a implementação e o monitoramento de políticas públicas e estratégias empresariais.Tipo de operação estatística
Pesquisa de empresasTipo de dados
Dados de pesquisa por amostragem probabilísticaPeriodicidade de divulgação
AnualPopulação-alvo
Empresas Industriais (seções B e C da CNAE 2.0) com 100 ou mais pessoas ocupadasMetodologia
Para atingir seu objetivo de fornecer um retrato da inovação no Brasil, a 'PINTEC Semestral 2021 – Indicadores Básicos' toma como base uma amostra probabilística de empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas, e tem como referência o ano de 2021. Compatíveis com as recomendações internacionais em termos conceituais e metodológicos, e em consonância com a evolução metodológica utilizada nas principais pesquisas de inovação em todo o mundo, a pesquisa incorpora as principais mudanças sugeridas na quarta edição do Manual de Oslo (OSLO..., 2018) consolidadas nas versões 2018 e 2020 da Community Innovation Survey – CIS.
No atual modelo de produção de estatísticas econômicas do IBGE, esta é uma pesquisa que busca divulgar resultados de forma tempestiva com o intuito de trazer informações rápidas e necessárias sobre o tema da inovação, produzindo informações sobre aspectos da conduta inovativa; dificuldades e obstáculos para inovar; arranjos cooperativos estabelecidos; realização de dispêndios em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); e evolução e expectativas sobre realização de atividades e dispêndios em P&D. Esse aspecto concernente às expectativas em particular, junto às mudanças conceituais e metodológicas representam os principais fatores de novidade trazidos pela pesquisa.
Técnica de coleta:
CASI - Questionário eletrônico autopreenchido, CATI - Entrevista por telefone assistida por computadorProcedimento de amostragem
A PINTEC Semestral utiliza a técnica de amostragem estratificada, onde os estratos naturais foram definidos em função das atividades econômicas, conforme recomendado no Manual de Oslo (OCDE, 2005). As empresas extrativas, com códigos de divisão de CNAE de 05 a 09, foram alocadas em um único estrato natural, e as empresas das demais atividades econômicas (divisões da seção C - CNAE 2.0) foram alocadas em estratos distintos definidos pelo próprio código de divisão, resultando em 25 estratos naturais.
Cada estrato natural foi dividido em um estrato certo, com empresas selecionadas para amostra com probabilidade 1, e um estrato amostrado, com empresas selecionadas aleatoriamente para a amostra, de acordo com o número de pessoas ocupadas. Para aumentar a eficiência da amostra, optou-se pela definição de pontos de cortes distintos para cada estrato natural, uma vez que a distribuição da variável número de pessoas ocupadas difere de acordo com a atividade econômica das empresas.
O método adotado para a determinação dos pontos de corte, descrito em Hidiroglou (1986) , foi desenvolvido para a estratificação de populações assimétricas, como é o caso da variável número de pessoas ocupadas, e tem como objetivo fornecer o melhor ponto de corte para a determinação dos estratos (certo e amostrado) de modo a minimizar o tamanho da amostra em cada estrato natural para um nível de precisão relativa predeterminado. O tamanho da amostra da PINTEC Semestral foi dimensionado de forma a assegurar que o estimador do total da variável número de pessoas ocupadas em cada estrato natural tivesse um coeficiente de variação de 8%.
Os tamanhos de amostra para cada estrato amostrado foram ajustados considerando uma taxa de perda de 30%, sendo arredondados para cima os tamanhos amostrais fracionários, considerando um tamanho mínimo de 10 empresas.A seleção da amostra em cada estrato amostrado foi realizada de forma independente, utilizando amostragem sistemática, onde os registros em cada estrato amos-trado foram ordenados por Grandes Regiões e número de pessoas ocupadas.
Ao fim do processo, totalizou-se 1454 empresas na amostra, para um universo de 9408 empresas.Crítica e imputação
Por se tratar de uma pesquisa experimental, optou-se por realizar diferentes tratamentos para ajustar a não resposta. Para os estratos amostrados foi adotado o ajuste dos pesos amostrais por meio de calibração e para os estratos do tipo certo foi realizada a imputação de questionários completos das empresas que não responderam à pes-quisa.
O processo de imputação foi realizado pelo software CANCEIS (Canadian Census Editand Imputation System), desenvolvido pelo Statistics Canada, e que utiliza o método de imputação hot deck, onde o valor de um registro com erro detectado é subs-tituído por um valor de um registro doador que pertence à mesma pesquisa. Os doadores são aqueles que não violaram nenhuma das regras de crítica estabelecidas. Para a seleção de prováveis doadores, o CANCEIS utiliza o método do vizinho mais próximo. A similaridade entre os registros doadores e receptores é medida por funções de distância para um conjunto previamente determinado de variáveis, que podem ter peso diferenciado no cálculo da similaridade. O doador final é selecionado dentre um conjun-to de vizinhos mais próximos de cada receptor.
Para a PINTEC Semestral, o CANCEIS foi utilizado para imputar as variáveis qualitativas das 196 empresas não respondentes no estrato certo. No cálculo das distâncias do vizinho mais próximo foram utilizadas variáveis presentes no desenho amostral: CNAE, número de pessoas ocupadas, Unidade da Federação. Além dessas, utilizou-se as seguintes variáveis externas: empresas inovadoras na PINTEC 2017, as que realizaram Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na PINTEC 2017, e aquelas que foram beneficiadas com incentivos fiscais da Lei do Bem (2018-2020).
Temas
Temas e subtemas
Estatísticas multidomínio, Ciência, Tecnologia e Inovação - CT&IPrincipais variáveis
- Percentual de empresas inovadoras (total, produto, processo de negócios)
- Percentual de empresas ativas em inovação
- Principais problemas e obstáculos para inovadoras e não inovadoras
- Realização de cooperação para inovadoras e principais parceiros de cooperação
- Realização de dispêndios em P&D
- Impactos da Pandemia da COVID-19 na inovação das empresas
- Expectativas sobre os dispêndios de P&D de inovadoras e não-inovadoras
- Percentual de empresas que publicaram Relatório de SustentabilidadePalavras-chave
Inovação
Pesquisa e DesenvolvimentoUnidades de informação
Unidade de investigação
EmpresaUnidade de análise
Empresa Unidade informante
Empresa.Períodos de referência
Ano - 01/01/2021 a 31/12/2021
Data de início da coleta
01/08/2022Data do fim da coleta
15/10/2022Disseminação
Formas de disseminação
Publicação impressaNível de desagregação geográfica
NacionalNível de divulgação
Setorial 2 dígitos da CNAE 2.0
Faixas de Pessoal OcupadoInstrumentos de coleta
Saiba mais
https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/D2