Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Estatísticas Experimentais

Pesquisa de Inovação Semestral - PINTEC Semestral | 2021: Indicadores básicos

O que é

Fornece informações para a construção de indicadores setoriais e nacionais das atividades de inovação das empresas brasileiras com 100 ou mais pessoas ocupadas, tendo como universo de investigação as atividades das Indústrias extrativas e de transformação.

A Pesquisa de Inovação Semestral - PINTEC Semestral, fruto de parceria estabelecida com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI e a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, teve início em 2021 e possui estreitas relações temática e conceitual com a Pesquisa de Inovação - PINTEC, levantamento trienal, iniciado em 2000, que já conta com sete edições publicadas pelo IBGE, com metodologia e estatísticas consolidadas.

O objetivo da PINTEC Semestral não é substituir, mas, sim, complementar a tradicional Pesquisa de Inovação da qual se deriva, tanto pela introdução de novos indicadores quanto pela atualização de outros, já produzidos, porém de forma mais tempestiva. Para tal, são aplicados, semestralmente, dois questionários distintos para a coleta das informações nas empresas selecionadas, tendo como período de referência o ano anterior ao da coleta. O questionário utilizado no primeiro semestre é flexível, a depender do foco contemplado na respectiva edição da pesquisa, e investiga temas e/ou questões rotativas. O questionário empregado no segundo semestre é fixo e se destina, sobretudo, à consolidação de informações básicas sobre a inovação nas empresas, por meio das seguintes variáveis: incidência das inovações de produto e/ou processo de negócios; realização e expectativas acerca dos dispêndios em atividades internas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); cooperação para inovação; e problemas e obstáculos à inovação.

A periodicidade da pesquisa é semestral, tendo como período de referência o ano anterior ao da coleta: os resultados do questionário referente ao primeiro semestre são divulgados em um volume de indicadores temáticos, enquanto os correspondentes ao segundo semestre, em um volume de indicadores básicos. Sua abrangência geográfica é nacional.