Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Reformulação das Pesquisas Agropecuárias do IBGE

O que é

Introdução

A crise econômica mundial que emergiu em 2008 afetou de forma mais severa as economias em desenvolvimento. O importante papel econômico desempenhado pelas atividades agropecuárias nessas economias ressaltou a necessidade de se dispor de estatísticas agrícolas de qualidade visando a elaboração de políticas públicas para enfrentar a crise, e percebeu-se que, além da qualidade, não havia estas estatísticas em quantidade e disponibilidade desejáveis. Em vista destes fatos, a Comissão de Estatística das Nações Unidas (UNSC) criou um grupo de trabalho, sob a coordenação do Brasil – representado pelo Presidente do IBGE, para discutir e aperfeiçoar um documento preliminar elaborado pelo Banco Mundial e pela FAO. Após discussões em encontros e seminários com especialistas em estatísticas agrícolas de vários países em 2008 e 2009, o documento revisado pelo grupo veio a se consubstanciar na “Estratégia Global para Aperfeiçoamento das Estatísticas Agropecuárias e Rurais”, aprovado pela UNSC em 2010.

Norteado por esta diretriz, e no atendimento de demandas nacionais expressas em diversas oportunidades, o IBGE, gestor do sistema estatístico nacional, toma iniciativas para aprimorar as estatísticas agropecuárias brasileiras e promover a reformulação de suas pesquisas agropecuárias.

A reformulação inclui a revisão das atuais pesquisas contínuas, a cargo da Coordenação de Agropecuária, bem como, a implantação de novas pesquisas que permitam retratar e acompanhar adequadamente a agropecuária brasileira. Com ela será implantado um novo sistema nacional de estatísticas agropecuárias.

Além dos requerimentos de maior qualidade na produção de estatísticas, incluindo acuidade, disponibilização oportuna e transparência, é requerida também a ampliação das informações ofertadas, com vistas a contemplar novos temas e parte daqueles temas pesquisados apenas por ocasião dos Censos Agropecuários.

Para a finalidade de implantação de um Sistema Nacional de Pesquisas por Amostragem de Estabelecimentos agropecuários (SNPA), o IBGE vem trabalhando na construção de infraestrutura básica, em particular, na constituição de cadastros de referência e mecanismos de sua manutenção. Nomeadamente, estes cadastros são: Cadastro de Estabelecimentos e Produtores Agropecuários e o Cadastro de Setores com Informação Agropecuária, ambos construídos a partir das informações coligidas pelo Censo Agropecuário de 2006.

O processo de reformulação irá requerer a participação de usuários e produtores em informações estatísticas e, neste sentido, serão realizados seminários para discutir e avaliar o novo projeto, cujo espaço denomina-se “Fórum SNPA”.

Documentação