Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas empresas

Menu do Produto

O que é

Objetiva estimar os impactos da pandemia da COVID-19 na economia brasileira, tendo como unidade de investigação as empresas não financeiras representativas das atividades de Indústria, Construção, Comércio e Serviços.

A coleta da Pesquisa Pulso Empresa – Impacto da Covid-19 nas empresas (PPEmp), realizada quinzenalmente, teve início em 15 de junho de 2020, por meio de entrevista telefônica assistida por computador (Computer Assisted Telephone Interview - CATI) em todo o Território Nacional.

Para a investigação da incidência e do grau de intensidade dos impactos da pandemia na performance empresarial, o questionário, estruturado em dois blocos, aborda a situação operacional da empresa e o seu ambiente de negócio. No que diz respeito ao ambiente de negócio, são investigadas questões sobre o comportamento da demanda sobre produtos e serviços; a capacidade de oferta/produção de produtos e serviços; o acesso a insumos ou matérias-primas; a capacidade da empresa de realizar pagamentos de rotina; o número de pessoas ocupadas; e as principais medidas de reação adotadas pelas empresas e a existência de apoio governamental às iniciativas empresariais. O conjunto dessas informações amplia a capacidade de entendimento sobre a forma como as empresas não financeiras estão exercendo suas atividades em meio aos efeitos do isolamento social. Cabe ressaltar que a PPEmp é uma pesquisa com instrumento dinâmico de coleta das informações; portanto, o questionário está sujeito a alterações ao longo do período de sua aplicação.

A periodicidade da pesquisa é quinzenal. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil e Grandes Regiões, por atividades econômicas (Indústria, Construção, Comércio e Serviços), segundo faixas de porte de empresas: até 49 pessoas ocupadas; de 50 a 499 pessoas ocupadas; e 500 ou mais pessoas ocupadas.

Esta operação estatística de caráter excepcional permanecerá ativa pelo tempo em que for considerada relevante.