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PSTI - Pesquisa de Serviços de Tecnologia da Informação | 2009

O que é

Investiga a produção dos principais produtos e serviços oferecidos pelas empresas de tecnologia da informação (TI), exceto a produção de hardware pelo segmento industrial, de modo a fornecer um quadro atualizado da potencialidade desse mercado pela ótica da oferta e contribuir para a construção de uma Classificação Nacional de Produtos para o setor de serviços, tendo como unidade de investigação a empresa formalmente constituída, isto é, aquela registrada no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ, da Secretaria da Receita Federal.

A primeira edição da Pesquisa de Serviços de Tecnologia da Informação - PSTI foi realizada em 2009, em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - SOFTEX. A investigação de produtos de serviços de TI, cabe destacar, já foi parte integrante do programa de produção estatística do IBGE, no período de 2000 a 2007, sendo realizada por meio dos Suplementos de Tecnologia da Informação que integravam a Pesquisa Anual de Serviços - PAS. O âmbito da investigação da PSTI compreendeu o estrato certo da PAS, isto é, as empresas prestadoras de serviços não financeiros com 20 ou mais pessoas ocupadas, nas seguintes classes da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0: 6201-5 - Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda; 6202-3 - Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis; 6203-1 - Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não customizáveis; 6204-0 - Consultoria em tecnologia da informação; 6209-1 - Suporte técnico em tecnologia da informação; 6311-9 - Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na Internet; e 6319-4 - Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet. A coleta dos dados foi realizada por meio de Entrevista Telefônica Assistida por Computador (Computer Assisted Telephone Interviewing - CATI), na qual o Agente de Pesquisa do IBGE buscou identificar na empresa o profissional mais qualificado para prestar as informações.

Em sua edição de 2009, a pesquisa efetuou o levantamento de variáveis que englobam os seguintes aspectos: levantamento dos produtos e serviços de TI ofertados; exportações realizadas, segundo os países de destino; e principais segmentos da economia atendidos pelas empresas investigadas.

A periodicidade da pesquisa é eventual. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil.