Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PAS - Pesquisa Anual de Serviços

Sobre - 2021

A Pesquisa Anual de Serviços - PAS tem por objetivo identificar as características estruturais básicas do segmento empresarial da atividade de serviços no País e suas transformações no tempo, contemplando, entre outros aspectos, dados sobre pessoal ocupado, salários, receitas, despesas e valor adicionado. Seus resultados constituem referência para a análise das atividades que compõem esse setor e subsidiam as estimativas macroeconômicas do Sistema de Contas Nacionais - SCN.

O presente informativo tece comentários gerais sobre os principais resultados das empresas prestadoras de serviços não financeiros em 2021, cujas atividades estão divididas  em sete grandes segmentos: Serviços prestados principalmente às famílias; Serviços de informação e comunicação; Serviços profissionais, administrativos e complementares; Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio; Atividades imobiliárias; Serviços de manutenção e reparação; e Outras atividades de serviços. Dentro desses segmentos, a PAS cobre 34 atividades, formadas por agrupamentos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0. Os comentários discorrem sobre a caracterização das empresas a partir de variáveis relacionadas a faturamento (receita bruta e receita operacional líquida), concentração de mercado (participação no valor da receita operacional líquida) e perfil do emprego (pessoal ocupado), com detalhamentos por Grandes Regiões e Unidades da Federação. Os resultados foram confrontados com aqueles observados em 2012 para ilustrar as mudanças estruturais ocorridas entre os extremos de uma série de 10 anos e, eventualmente, também cotejados com outros pontos da série histórica que remonta a 2007.

Os informativos da PAS também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, classificação de atividades, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outras considerações de natureza metodológica.

O portal disponibiliza ainda o plano tabular completo da PAS para cada um dos segmentos da pesquisa, segundo as Grandes Regiões e as Unidades da Federação, bem como os resultados referentes às empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas.

O conjunto dessas informações constitui a mais completa fonte de estatísticas sobre o tema, fornecendo elementos para o planejamento público e privado, para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Pesquisa anual de serviços, da Série Relatórios Metodológicos.

 

Publicações complementares:

  • Estatísticas do cadastro central de empresas (anual)
  • Indicadores IBGE: pesquisa mensal de serviços (mensal)

Principais resultados - 2021

#tabelasidra20190417749162


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Tabelas - 2021

Tabelas Completas (em formato XLSX e ODS)

Tabelas 2021

Arquivos XLSX

Arquivos ODS

Índice de tabelas 2021

Tabelas 2020

Arquivos XLSX

Arquivos ODS

Índice de tabelas 2020

Tabelas 2019

Arquivos XLSX

Arquivos ODS

Índice de tabelas 2019


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Conceitos e métodos - 2021

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
A Pesquisa Anual de Serviços - PAS tem por função principal identificar as características estruturais básicas da atividade de serviços não financeiros no País, excetuando-se Saúde e Educação, e suas transformações no tempo. Seus principais objetivos são: . Dimensionar a produção, faturamento, custos e despesas, consumo intermediário, gastos com a folha de pagamento, volume de pessoas ocupadas, despesas com formação de capital, dentre outras características estruturais do segmento de serviços do País, por atividade detalhada da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE 2.0; · Fornecer a base de dados para o tratamento das atividades dos serviços no Sistema de Contas Nacionais, o que inclui as estimativas do valor da produção, da estrutura de consumo intermediário, o cálculo do valor agregado e a especificação de sua composição, o volume de pessoal ocupado e, ainda, as estimativas de formação de capital nas atividades deste segmento produtivo; . Possibilitar análises dos serviços no País sob outras óticas, como: estudos setoriais, estimação da produtividade do trabalho, da intensidade de capital e dos níveis de concentração nas várias atividades, e distribuição espacial da atividade, dentre outros; · Dimensionar a distribuição regional dos serviços no território nacional, fornecendo estimativas básicas, segundo classes de atividades econômicas selecionadas, para as Unidades da Federação; · Servir como núcleo básico de um sistema mais amplo de informações sobre os segmentos dos serviços pesquisados, em torno do qual se articulem outras pesquisas e/ou suplementos; · Atualizar o Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) do IBGE nos segmentos das atividades de serviços cobertas pela pesquisa, sobretudo no que diz respeito à Classificação Nacional de Atividades (CNAE 2.0).
Tipo de operação estatística
Pesquisa de empresas
Tipo de dados
Dados de pesquisa por amostragem probabilística
Periodicidade de divulgação
Anual
População-alvo
Inclui as empresas que atendem aos seguintes requisitos: 1) estar em situação ativa no Cadastro Central de Empresas – CEMPRE, do IBGE, que cobre as entidades com registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ; 2) ter atividade principal compreendida nos seguintes segmentos da CNAE 2.0: Seção E: Água, esgoto, atividades de gestão e resíduos e descontaminação (exceto divisão 36 – captação, tratamento e distribuição de água) Seção H: Transporte, armazenagem e correio (exceto grupo 51.1 – transporte espacial) Seção I: Alojamento e alimentação Seção J: Informação e comunicação Seção L: Atividades imobiliárias Seção M: Atividades profissionais, científicas e técnicas (exceto classe 69.12 – Cartórios; grupo 70.1 – Sedes de empresas e unidades administrativas locais; e divisão 72 – Pesquisa e Desenvolvimento científico) Seção N: Atividades administrativas e serviços complementares (exceto classe 81.12 – Condomínios prediais) Seção R: Artes, cultura, esporte e recreação (exceto divisão 91 – atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental) Seção S: Outras atividades de serviços (exceto divisão 94 – atividades de organizações associativas) Divisão 66: Atividades auxiliares dos serviços financeiros Grupo 01.6: Atividades de apoio à agricultura e à pecuária; atividades de pós-colheita Grupo 02.3: Atividades de apoio à produção florestal Grupo 45.2: Manutenção e reparação de veículos automotores Grupo 85.5: Atividades de apoio à educação Grupo 85.9: Outras atividades de ensino Classe 45.43: Manutenção e reparação de motocicletas 3) estar sediada no Território Nacional – em particular para as Unidades da Federação da Região Norte (Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e Tocantins), são consideradas apenas aquelas que estão sediadas nos Municípios das Capitais, com exceção do Pará, onde são consideradas aquelas que estão sediadas nos municípios da Região Metropolitana de Belém; 4) estar organizada juridicamente como entidade empresarial, tal como de¿nido na Tabela de Natureza Jurídica.

Metodologia

Técnica de coleta:
CASI - Questionário eletrônico autopreenchido
Procedimento de amostragem
A amostra da pesquisa é selecionada do Cadastro Básico de Seleção - CBS, obtido a partir do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE do IBGE, que é atualizado pelas próprias pesquisas por empresa do ano anterior e pelos registros administrativos do Ministério do Trabalho, a saber: a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do ano anterior e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED do ano de referência.
O desenho amostral utilizado é feito por amostragem aleatória estratificada simples com 2 níveis. Dessa forma, primeiramente são selecionados os estratos naturais e, dentro desses, os estratos finais.
Os estratos naturais são construídos a partir da união de empresas com a mesma combinação de Unidade da Federação e agrupamentos de classificação de atividade (UF + CNAE). Posteriormente, os estratos finais são obtidos pela subdivisão de cada estrato natural em outros três estratos: certo, gerencial ou amostrado. A alocação das empresas em cada um desses estratos é dada pelo pessoal ocupado, de acordo com o cadastro básico de seleção da amostra, segundo os seguintes critérios:

• Estrato certo - empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas;
• Estrato gerencial - empresas com menos de 20 pessoas ocupadas e que atuam em mais de uma Unidade da Federação; e
• Estrato amostrado - empresas com menos de 20 pessoas ocupadas e que atuam em apenas uma Unidade da Federação subdivididos da seguinte maneira:
1) Estrato amostrado A1 - empresas com 0 a 4 pessoas ocupadas;
2) Estrato amostrado A2 - empresas com 5 a 9 pessoas ocupadas; e
3) Estrato amostrado A3 - empresas com 10 a 19 pessoas ocupadas.

Cabe ressaltar que existem algumas exceções: empresas que, no cadastro básico de seleção da amostra da pesquisa, possuem menos de 20 pessoas ocupadas são incluídas no estrato certo quando apresentam o somatório da receita bruta de prestação de serviços, mais receita bruta de edição, edição e impressão, mais receita bruta de venda e aluguel de imóveis próprios, no mesmo patamar das empresas do estrato certo da pesquisa do ano anterior.
As empresas do estrato final certo de cada estrato natural são todas incluídas na amostra. As empresas pertencentes a cada estrato final amostrado são selecionadas usando-se amostragem aleatória simples sem reposição. Além disso, os tamanhos amostrais foram calculados em cada estrato final amostrado de forma a assegurar que o estimador do total de pessoal ocupado em cada estrato natural tivesse um coeficiente de variação de 10%.
O tamanho final da amostra é obtido pela soma dos tamanhos da amostra de cada estrato final (certo e amostrado). Dado a característica amostral da pesquisa ainda é necessário generalizar a informação para a população da qual foi retirada. O processo de multiplicar os valores das variáveis na amostra pelos respectivos pesos, para fins de cálculo das estimativas, chama-se expansão da amostra. Este passo é fundamental para que os parâmetros populacionais sejam estimados sem vício (viés).

Temas

Temas e subtemas
Serviços, Estatísticas econômicas setoriais
Principais variáveis
As principais variáveis investigadas são:
- Pessoal ocupado;
- Salários, retiradas e outras remunerações;
- Receita (Bruta, Líquida e demais Receitas);
- Receitas operacional líquida;
- Gastos com pessoal;
- Gastos com materiais utilizados na prestação de serviços;
- Outros custos e despesas operacionais;
- Despesas financeiras;
- Aquisições, produção própria, melhorias e baixas no ativo imobilizado.

Unidades de informação

Unidade de investigação
Empresa
Unidade de análise
Empresa
Unidade informante
Empresa.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2021 a 31/12/2021
Data de início da coleta
02/04/2022
Data do fim da coleta
19/11/2022

Disseminação

Formas de disseminação
Banco de Dados Agregados - SIDRA, Publicação Digital (online), Publicação impressa
Nível de desagregação geográfica
Unidade da Federação
Nível de divulgação
O plano tabular compreende 81 tabelas organizadas em três partes: 1- tabela-resumo que confronta os dados do ano de referência com os do ano anterior, contemplando as principais variáveis referentes aos serviços empresariais não financeiros, e mais duas tabelas com informações sobre a origem da receita operacional líquida e outras variáveis pesquisadas, por atividades 2 - conjunto de 77 tabelas, também em nível nacional, para cada um dos sete grupamentos estudados na PAS – Serviços prestados principalmente às famílias; Serviços de informação e comunicação; Serviços profissionais, administrativos e complementares; Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio; Atividades imobiliárias; Serviços de manutenção e reparação; e Outras atividades de serviços 3 - tabelas com dados regionalizados, segundo as Grandes Regiões, as Unidades da Federação e as atividades.

Instrumentos de coleta

Histórico

A Pesquisa Anual de Serviços - PAS foi iniciada em 1998 de forma a completar o escopo de pesquisas pertencentes ao novo modelo de produção de estatísticas, baseado em pesquisas anuais de base amostral em substituição aos Censos Econômicos quinquenais, com o Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, atualizado sistematicamente, como referência comum para o universo das empresas coberto por estas pesquisas, bem como o emprego da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE.
As pesquisas de 1998 e 1999 foram publicadas em uma única edição, em 2001. A partir da coleta do ano 2000, publicada em 2002, a pesquisa passou a ser lançada anualmente.
A edição de 2006, publicada em 2008, trouxe uma inovação metodológica no desenho da amostra. Até a pesquisa de 2005, os estratos da amostra eram divididos apenas em certo, com mais de 20 pessoas ocupadas (ou mais de 15 para empresas de publicidade) e amostrado, com menos de 20 pessoas ocupadas. As empresas do estrato certo foram todas incluídas na amostra, enquanto em cada estrato final amostrado as empresas foram selecionadas usando-se amostragem aleatória simples sem reposição. A partir de 2006, o estrato amostrado foi dividido em três estratos: 1) A1: empresas com 0 a 4 pessoas ocupadas; 2) Estrato amostrado A2: empresas com 5 a 9 pessoas ocupadas;3) Estrato amostrado A3: empresas com 10 a 19 pessoas ocupadas (10 a 14, no caso de empresas de publicidade). Da edição de 2008 em diante foi suprimida a diferenciação do tamanho do estrato certo para as empresas de publicidade.
Em 2007, com a entrada em vigor da CNAE 2.0, os resultados da pesquisa foram publicados na versão anterior da classificação de atividades, para encerrar a série na CNAE 1.0, e na nova versão, dando início a nova série.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/PY

Publicações - 2021

O que é

Investiga informações sobre as características estruturais básicas do segmento empresarial da prestação de serviços não financeiros no País, tendo como unidade de investigação a empresa formalmente constituída cuja principal fonte de receita seja a prestação de serviços não financeiros.

A Pesquisa Anual de Serviços - PAS teve início em 1998, com o objetivo de suprir os dados necessários à caracterização da estrutura da prestação de serviços não financeiros no País, excetuando-se Saúde e Educação. Com o Programa de Modernização das Estatísticas Econômicas implementado a partir de 1996,  a pesquisa se inseriu no novo modelo de produção das estatísticas industriais, comerciais e de serviços, em que os censos econômicos quinquenais foram substituídos por pesquisas anuais de base amostral, as quais passaram a adotar a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, e cujo cadastro básico de seleção é obtido a partir do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, atualizado continuamente. A partir do ano de referência 2008, apresentando resultados retroativos a 2007, o IBGE passou a divulgar uma nova série de dados da PAS, utilizando a CNAE 2.0, que substituiu a CNAE 1.0, usada anteriormente. Atualmente, a pesquisa investiga empresas que atuam nos seguintes setores, formados a partir do agrupamento de classes da CNAE 2.0: Serviços prestados principalmente às famílias; Serviços de informação e comunicação; Serviços profissionais, administrativos e complementares; Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio; Atividades imobiliárias; Serviços de manutenção e reparação; e Outras atividades de serviços.

A pesquisa realiza o levantamento de diversas informações econômico-financeiras: receitas bruta e líquida; número de empresas; pessoal ocupado; gastos com pessoal; despesas financeiras, operacionais e não operacionais; e aquisições e baixas do ativo imobilizado, entre outros aspectos.

A periodicidade da pesquisa é anual. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.

Séries históricas

#seriehistorica20188411421735

#seriehistorica20188411720128

#seriehistorica20178593425632

#seriehistorica20178593536503

Downloads

Informações técnicas

Metodologia da pesquisa (Série Relatórios Metodológicos, v. 33)


As alterações ocorridas na pesquisa posteriormente à divulgação dos relatórios metodológicos são apresentadas sob a forma de Notas técnicas. Até 2014, essas notas constituem um capítulo próprio das publicações de resultados e, a partir de 2015, são divulgadas em separado. Para conhecê-las, consultar o seguinte endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=7150

Notícias e Releases

Ocupação no setor de serviços cresce 7,8% e chega ao recorde de 13,4 milhões

A Pesquisa Anual de Serviços (PAS) 2021 mostrou um total de 1,5 milhão de empresas ativas, com crescimento...

31/08/2023

De 2019 para 2020, setor de serviços perde 1,1% das empresas e 2,4% dos postos de trabalho

A Pesquisa Anual de Serviços (PAS) 2020 mostrou um total de 1.368.885 de empresas, com queda de 1,1%...

24/08/2022

Setor de serviços cria mais de 200 mil empregos em 2019

O número de pessoas ocupadas no setor de serviços subiu 2,1% em 2019, totalizando 12,8 milhões de pessoas,...

25/08/2021

PAS 2019: setor de serviços tinha 1,4 milhão de empresas, receita de R$ 1,8 trilhão e empregava 12,8 milhões de pessoas

Em 2019, o setor de serviços tinha 1,4 milhão de empresas, que geraram R$1,8 trilhão em receita operacional...

25/08/2021

Setor de serviços volta a criar empregos em 2018, após três anos fechando vagas

O número de pessoas ocupadas no setor de serviços subiu em 2018, após três anos seguidos em queda. Naquele...

27/08/2020

PAS 2018: setor de serviços tinha 1,3 milhão de empresas, receita de R$ 1,6 trilhão e empregava 12,6 milhões de pessoas

Em 2018, o setor de serviços tinha 1,3 milhão de empresas, que geraram R$1,6 trilhão em receita operacional...

27/08/2020

PAS 2017: setor de serviços tem menos empresas, que empregam menos e pagam salários menores que em 2016

O setor de serviços tinha, em 2017, 1,307 milhão de empresas, que empregavam 12,302 milhões de pessoas...

28/08/2019

Setor de serviços tem menos empresas, mais enxutas e com salários menores que em 2016

O setor de serviços tinha, em 2017, 1,307 milhão de empresas, que empregavam 12,302 milhões de pessoas...

28/08/2019

Empresas que não responderam às pesquisas anuais do IBGE têm até 15 de setembro para enviar questionários

A coleta das pesquisas estruturais por empresa do IBGE (Pesquisa Industrial Anual Empresa – PIA Empresa,...

13/09/2018

PAS 2016: setor de serviços gera receita de R$ 1,5 trilhão

Em 2016, o setor de serviços tinha 1,311 milhão de empresas, que geraram R$ 1,5 trilhão de receita operacional...

24/08/2018

Ver mais notícias

Erramos