Demografia das Empresas

Menu do Produto

Sobre - 2015

O IBGE divulga, na presente publicação, alguns aspectos da dinâmica demográfica do segmento formal das empresas brasileiras, em particular, seus movimentos de entrada, saída e sobrevivência, e quantifica as empresas de alto crescimento, que são aquelas com aumento médio de pessoal ocupado assalariado igual ou maior que 20% ao ano, por um período de três anos.

O estudo, efetuado com base nas informações do Cadastro Central de Empresas - Cempre, também do Instituto, está organizado em três partes. A primeira trata das taxas de entrada, saída e sobrevivência, segundo o porte e a atividade econômica das empresas, traz informações sobre o pessoal ocupado assalariado, de acordo com o sexo e a escolaridade, por tipo de evento demográfico, e avalia os resultados regionais a partir das informações das unidades locais, que são os endereços de atuação das empresas. A segunda parte apresenta um estudo da sobrevivência das empresas no período de 2010 a 2015 e a mobilidade por porte das empresas sobreviventes de 2015 em comparação com 2014. Por fim, a terceira parte analisa as empresas de alto crescimento, segundo o porte e a atividade econômica, e seu respectivo impacto na geração de postos de trabalho assalariados formais.

A publicação inclui ainda notas técnicas com considerações sobre os procedimentos metodológicos utilizados na elaboração do estudo, um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados, bem como dois anexos com a estrutura detalhada da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 e a Tabela de Natureza Jurídica 2014.

Os resultados da Demografia das Empresas oferecem valiosa contribuição aos órgãos governamentais e às instituições da sociedade civil para o desenvolvimento e o aprofundamento de outros projetos sobre o tema.