Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.
-
Página Principal
-
Estatísticas
-
Econômicas
-
Indústria e Construção
- NP-Novo Portal
Estatísticas do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE
Sobre - 2018
O Cadastro Central de Empresas - Cempre constitui um importante acervo de dados sobre o universo das empresas e outras organizações formais e suas respectivas unidades locais existentes no Brasil, reunindo informações cadastrais e econômicas oriundas de pesquisas anuais do IBGE nas áreas de Indústria, Construção, Comércio e Serviços, bem como registros administrativos do Ministério do Trabalho, como a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Caged.
Esta publicação traz comentários analíticos sobre as estatísticas desse universo relativas a 2018, segundo atividade econômica, natureza jurídica, porte e distribuição geográfica, destacando-se a participação do pessoal ocupado assalariado por sexo e nível de escolaridade. A análise dos resultados apresenta o cenário macroeconômico no ano de referência, bem como um panorama geral das empresas e outras organizações ativas e suas variáveis econômicas, como pessoal ocupado total, pessoal ocupado assalariado, salários e outras remunerações e salários médios mensais. A análise regional fornece informações sobre as unidades locais e suas variáveis econômicas, com o objetivo de mostrar a distribuição geográfica das organizações no território brasileiro. Os resultados foram confrontados com aqueles observados em 2017, contemplando-se, ainda, sua evolução entre 2007 e 2018 para ilustrar as modificações ocorridas no período. A publicação inclui notas técnicas com considerações metodológicas sobre o Cempre e glossário com a conceituação da terminologia utilizada.
As informações ora divulgadas também podem ser acessadas no portal do IBGE na Internet, que disponibiliza também o plano tabular completo das Estatísticas do Cadastro Central de Empresas 2018 em níveis detalhados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 e nos diferentes níveis geográficos abrangidos pelas Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios.
Principais resultados - 2018
#tabelasidra201861131659770
#seriehistorica20186113226668
#seriehistorica201794141018259
#seriehistorica201793113357984
Conceitos e métodos - 2018
As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.
Informações Gerais
Objetivo
O CEMPRE atende a dois objetivos principais: Geração de cadastros básicos de seleção de amostras das pesquisas econômicas do IBGE nas áreas de indústria, comércio, serviços e construção civil; e Fornecimento de informações sobre a estrutura e a dinâmica empresarial brasileira.Tipo de operação estatística
Registros administrativos de empresaTipo de dados
Dados de cadastrosPeriodicidade de divulgação
AnualPopulação-alvo
Empresas e outras organizações juridicamente constituídas, isto é, registradas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda (CNPJ), e suas unidades locais.Metodologia
A atualização do CEMPRE é realizada anualmente, conjugando informações provenientes das pesquisas nas áreas de Indústria, Construção Civil, Comércio e Serviços do IBGE e a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS, que é um registro administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego. Ressalta-se que as informações oriundas das pesquisas do IBGE prevalecem as do registro administrativo.
Critérios de incorporação de dados da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS
Até o ano de referência 2008, devido à forma de incorporação dos registros ao CEMPRE, apenas as informações de empresas/unidades locais que entregaram declarações fora do prazo eram incorporadas aos registros de empresas e unidades locais. Sendo assim, os registros da RAIS - Lote Complementar adicionavam apenas novas empresas/unidades locais ao CEMPRE, mantendo as informações de pessoal ocupado e salários das empresas/unidades locais que haviam preenchido a primeira declaração dentro do prazo legal.
A partir do ano de referência 2009, todo o processo de apropriação de registros da RAIS passou a ser feito a partir dos registros individualizados dos empregados. Esta nova forma de apropriação de informações permitiu a obtenção de estatísticas mais detalhadas, como a desagregação do pessoal ocupado por gênero e escolaridade, de forma conjugada com informações obtidas nas pesquisas anuais realizadas pelo IBGE.
Critérios de seleção das unidades ativas
Para a divulgação das Estatísticas do Cadastro Central de Empresas, são selecionadas somente as unidades ativas no ano de referência. Até o ano de referência 2006 eram consideradas unidades ativas as empresas e outras organizações que atendiam aos seguintes critérios:
- Empresas e outras organizações informantes das pesquisas econômicas anuais do IBGE ou declarantes da RAIS, inclusive da RAIS Negativa no ano em questão, com situação normal de funcionamento; e
- Empresas e outras organizações que apresentassem situação cadastral indicando encerramento de atividades até 31.12, via RAIS, ou via pesquisas econômicas do IBGE, mas que tivessem declarado alguma informação econômica (pessoal ocupado ou salários pagos) ao longo do ano.
A partir do ano de referência 2007, a metodologia para identificação de unidades ativas foi completamente reformulada. Para considerar uma unidade ativa os critérios de seleção se baseiam na condição de atividade, que é um conjunto de indícios que avaliam de forma simultânea situações cadastrais das fontes de atualização no ano de referência, o número de pessoas assalariadas e o indicador de atividade da RAIS.
O novo critério para seleção das unidades ativas que fazem parte do âmbito considera as seguintes situações:
- Empresas e outras organizações provenientes da RAIS ou das pesquisas econômicas anuais do IBGE que tinham 5 ou mais pessoas ocupadas assalariadas em 31.12 do ano de referência, independente da situação cadastral da empresa ou de qualquer outra informação,.
- Empresas e outras organizações com 0 a 4 pessoas ocupadas assalariadas, que se declararam como "em atividade" na RAIS no ano de referência e que não tenham nenhum indicativo de inatividade nas pesquisas econômicas anuais do IBGE.
- Empresas e outras organizações que tiveram informação econômica nas pesquisas econômicas anuais do IBGE, independente da situação cadastral e condição de atividade informada na RAIS.
Critérios para atribuição de valores de pessoal ocupado e salários pagos
Quando uma mesma empresa é informante tanto do IBGE quanto da RAIS, os valores econômicos de pessoal ocupado e salários, relativos à empresa como um todo, declarados à pesquisa do IBGE, prevalecem sobre os da RAIS. No entanto, para as unidades locais, o mesmo procedimento não era adotado até 2000, visto que a unidade básica de investigação das pesquisas do IBGE é a empresa e não a unidade local (exceto no caso da Pesquisa Industrial Anual, onde para algumas grandes empresas são também obtidas informações para suas unidades locais). Nesse caso, vinha-se adotando apenas a RAIS como fonte básica de informações econômicas para as unidades locais.
A partir de 2001, com o objetivo de tornar essas informações compatíveis com as das empresas investigadas pelas pesquisas do IBGE, implementou-se um procedimento de ajuste nos valores econômicos das unidades locais. Tal ajuste consiste em distribuir proporcionalmente os valores de pessoal ocupado total, pessoal assalariado e salários pagos das empresas, informado nas pesquisas institucionais, entre suas unidades locais, obedecendo a distribuição dessas informações na RAIS. No caso de empresa com uma única unidade local, a atribuição do valor da empresa é imediata. Com este procedimento, reduz-se a diferença, até então observada, entre os totais de unidades locais e de empresas, em função de estarem sendo computados a partir de fontes distintas.
Critérios para atribuição de valores de pessoal assalariado médio e salário médio mensal
A partir do ano de referência 2007 foi implementada no CEMPRE a variável pessoal assalariado médio para o cálculo do salário médio mensal das empresas e unidades locais. Os seguintes critérios foram considerados na sua geração:
- Quando a empresa declarou somente a RAIS, o pessoal assalariado médio foi calculado a partir de informações provenientes da RAIS Empregado, que contém informações do Programa de Integração Social - PIS, da data de admissão e da data de desligamento por vínculo empregatício.
- Quando a empresa foi declarante das pesquisas econômicas anuais do IBGE, o pessoal assalariado médio considerado foi igual ao pessoal ocupado assalariado informado na pesquisa.
O salário médio mensal foi calculado, portanto, a partir da razão entre o total de salários e outras remunerações pagas no ano dividido pelo pessoal assalariado médio, dividido por 13.
Classificação de atividades econômicas
Até o ano de referência 2001, as empresas e outras organizações e suas respectivas unidades locais que compõem o CEMPRE foram classificadas segundo a principal atividade econômica desenvolvida de acordo com os códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE.
A CNAE apresentou sua primeira atualização em 2003, com a versão 1.0. Desta forma, nas publicações dos anos de referência 2002 a 2006, as unidades foram classificadas segundo a CNAE 1.0.
Em 2007, com o objetivo de manter a comparabilidade internacional, bem como de dotar o País com uma classificação de atividades econômicas atualizada com as mudanças no sistema produtivo das empresas, passou a vigorar a versão 2.0 da CNAE.
Técnica de coleta:
Transcrição de documento administrativo, Transcrição de pesquisas estruturais econômicas, CAPI - Entrevista pessoal assistida por computadorTemas
Temas e subtemas
Indústrias extrativas, Comércio, Serviços, Estatísticas econômicas setoriais, Outras estatísticas econômicas não especificadas anteriormente, Construção, Indústrias de transformação, Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquiculturaPrincipais variáveis
- Ano de fundação- Número de Empresas
- Empresas atuantes
- Empresa diversificada
- Empresa não diversificada
- Indicadores de concentração do pessoal ocupado
- Indicadores de diversificação espacial e de atividades
- Pessoal ocupado assalariado
- Pessoal ocupado total
- Salário médio mensal
- Salário médio mensal em salários mínimos
- Salários e outras remunerações
- Número de Unidades locais
Palavras-chave
EMPRESA - ATIVIDADE ECONÔMICA - PORTE - REGIÃO GEOGRÁFICAUnidades de informação
Unidade de investigação
Empresa, Unidade localUnidade de análise
Empresa.Períodos de referência
Disseminação
Formas de disseminação
Publicação Digital (online), Publicação impressa com CD-ROMNível de desagregação geográfica
Município da CapitalNível de divulgação
As informações das empresas e outras organizações ativas e suas respectivas unidades locais são desagregadas segundo os níveis de detalhamentos da CNAE, porte de pessoal ocupado e os níveis geográficos abrangidos pelas Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios das Capitais.Histórico
O Cadastro foi originalmente alimentado com dados cadastrais dos Censos Econômicos 1985. Desde então, vem sendo atualizado anualmente para grande parte das unidades com os dados da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS - e, para um conjunto selecionado de empresas, com os dados obtidos a partir das Pesquisas Anuais da Indústria, do Comércio, da Construção e de Serviços. Em 1995, realizou-se ampla pesquisa de atualização cadastral - o Censo Cadastro, visando à introdução da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE no Cadastro.
A partir do ano de referência 2001, com o objetivo de tornar compatíveis as informações econômicas obtidas das pesquisas estruturais do IBGE - cuja unidade básica de investigação é a empresa, exceto no caso da Pesquisa Industrial - com as informações obtidas da RAIS - cuja unidade básica de pesquisa é a unidade local - implementou-se um procedimento de ajuste nos valores das unidade locais. Tal ajuste consiste em distribuir proporcionalmente os valores de pessoal ocupado total, pessoal ocupado assalariado e salários pagos das empresas, informado nas pesquisas institucionais, entre suas unidades locais, obedecendo à distribuição dessas informações na RAIS.
Em 2007, o IBGE deu início ao Sistema de Manutenção Cadastral - SIMCAD, que é um sistema de entrevistas por telefone, assistidas por computador, denominado Computer Assisted Telephone Interview - CATI, com o objetivo de corrigir informações provenientes do registro administrativo de empresas suspeitas de erro de preenchimento ou que fazem parte de setores econômicos selecionados, por ordem de prioridade segundo porte da empresa.
Saiba mais
https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/CLPublicações - 2018
Estatísticas do cadastro central de empresas : 2018
Tipo de material: Livro
Ano: 2020
O que é
Constitui um acervo de dados sobre o universo das empresas e outras organizações formalmente constituídas e suas respectivas unidades locais existentes no País. As informações cadastrais e econômicas são atualizadas anualmente, a partir das pesquisas estruturais por empresas do IBGE nas áreas de Indústria, Construção, Comércio e Serviços e do Sistema de Manutenção Cadastral - SIMCAD, bem como de registros administrativos da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, como a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, os quais estão sendo substituídos, gradativamente, pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas - eSocial.
O Cadastro Central de Empresas - CEMPRE foi originalmente alimentado com dados dos Censos Econômicos 1985, sendo sua atualização realizada anualmente, conjugando-se as informações provenientes das pesquisas estruturais por empresas do IBGE com os referidos registros administrativos, então sob responsabilidade do Ministério do Trabalho. Em 1995, realizou-se ampla pesquisa de atualização cadastral, o Censo Cadastro, que permitiu a introdução da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE no CEMPRE. Em 2001, como reflexo do aprimoramento da experiência acumulada no uso das informações econômicas obtidas pelas pesquisas anuais por empresas do IBGE, cuja unidade básica de investigação é a empresa, em conjunto com as informações obtidas da RAIS, cuja unidade básica de investigação é a unidade local, implementou-se um procedimento de ajuste nos valores das unidades locais. Tal ajuste consistiu em distribuir, proporcionalmente, entre as suas unidades locais, os valores de pessoal ocupado total, pessoal ocupado assalariado e salários pagos das empresas, informado nas pesquisas institucionais, obedecendo à distribuição de tais informações na RAIS. Em 2007, visando ao aprimoramento da qualidade das informações, o IBGE deu início ao Sistema de Manutenção Cadastral - SIMCAD, que consiste em um sistema de entrevistas por telefone, assistidas por computador, denominado Computer Assisted Telephone Interview - CATI, para verificação das informações oriundas de registros administrativos com suspeitas de erro de preenchimento pelos estabelecimentos declarantes. A partir do ano de referência 2008, apresentando resultados retroativos a 2007, o IBGE passou a divulgar uma nova série de dados das Estatísticas do Cadastro Central de Empresas, utilizando a CNAE 2.0, que substituiu a CNAE 1.0, usada anteriormente.
A pesquisa realiza o levantamento de diversas informações econômico-financeiras das empresas e outras organizações ativas e suas unidades locais, como: número, pessoal ocupado total e assalariado, salários e outras remunerações, salário médio mensal, entre outros aspectos, além de indicadores de concentração econômica e de diversificação espacial de tais empresas e outras organizações.
A periodicidade da pesquisa é anual. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios.
Séries históricas
#tabelasidra20186113834123
#seriehistorica201861131147610
#seriehistorica20185385421149
#seriehistorica2018538564674
Downloads
Informações técnicas
Notas técnicas
- Nota técnica 01/2021 - Divulgação das estatísticas do CEMPRE 2019 e mudança metodológica com a substituição gradativa da RAIS pelo eSocial.
Considerações metodológicas sobre as Estatísticas do Cadastro Central de Empresas podem ser obtidas no capítulo Notas técnicas de suas publicações de resultados.
Notícias e Releases
Cempre 2020: Número de assalariados cai, enquanto aumenta o número de empresas sem empregados
Em 2020, as empresas e outras organizações ativas do país tinham cerca de 45,4 milhões de pessoas ocupadas...
23/06/2022
CEMPRE 2019: número de empresas e organizações com pelo menos um trabalhador cresceu 3,4%
Em 2019, o número de empresas e outras organizações formais no país atingiu 5,2 milhões. Após três anos...
24/06/2021
Número de organizações com pelo menos um ocupado cresce 3,4% em 2019
Após ter registrado três anos consecutivos de quedas, o número organizações formais voltou a crescer...
24/06/2021
CEMPRE 2018: Número de empresas e outras organizações recua 1,8% e de empresas maiores cresce 1,1%
Em 2018, o número de empresas e outras organizações formais ativas recuou 1,8% em relação a 2017, o que...
25/06/2020
Número de empresas e outras organizações atinge o menor patamar em nove anos
O número de empresas e outras organizações formais ativas no país recuou 1,8% de 2017 para 2018, totalizando...
25/06/2020
CEMPRE 2017: Pessoal assalariado com nível superior em empresas e outras organizações cresce 53,8% entre 2009 e 2017
O número de empresas e outras organizações no país caiu 0,4%, em 2017, o que representou a redução de...
26/06/2019
Número de empresas cai pelo segundo ano e volta ao patamar do início da década
O total de empresas em atividade no país era de 5 milhões em 2017, o pior resultado desde 2010, quando...
26/06/2019
CEMPRE 2016: empresas e outras organizações perderam 2,1 milhões de ocupados entre 2015 e 2016
Em 2016, as 5,1 milhões de empresas e outras organizações ativas no país tinham 5,5 milhões de unidades...
27/06/2018
Ocupação formal cai, mas proporção de assalariados com diploma cresce em 2016
As empresas e outras organizações perderam 2,1 milhões de profissionais assalariados em 2016, uma queda...
27/06/2018
Empresas e outras organizações perdem 1,7 milhão de ocupados entre 2014 e 2015
Em 2015, as 5,1 milhões de empresas e outras organizações ativas no país possuíam 5,6 milhões de unidades...
05/07/2017
Erramos
Substituição da Publicação das Estatísticas do Cadastro Central de Empresas 2014
Data de publicação: 16/08/2016
Descrição: Erro de inversão de valores na tabela 11 da publicação, detectado pelo IBGE.
Ações: Foi incluída errata no arquivo divulgado no portal IBGE e na publicação impressa. Uma observação de atualização foi incluída na página de acesso ao arquivo.
Divulgação antecipada do CEMPRE 2013
Data de publicação: 16/06/2015
Descrição: Divulgação antecipada para 16/06/2015 em razão de um furo de embargo
Ações: A divulgação no portal foi antecipada com uma nota explicativa.
SIMCAD
Sistema de Manutenção Cadastral
Sistema de entrevistas por telefone, assistidas por computador, denominado Computer Assisted Telephone Interview - CATI, que tem por finalidade verificar os dados cadastrais das organizações e suas unidades locais existentes no Cadastro Central de Empresas - Cempre, bem como a respectiva classificação econômica atribuída pelo código da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0. As variáveis investigadas são: razão social, nome fantasia, endereço, mês e ano de instalação, e código CNAE. Essa atividade é desenvolvida continuamente, com o objetivo de corrigir erros de preenchimento nos registros administrativos, que alimentam o Cempre, das empresas e outras organizações e das unidades locais selecionadas por suspeitas de tais erros.
Carta ao informante 2021 (arquivo em formato PDF) - Atualizada em 25/10/2021.