Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Produto Interno Bruto dos Municípios

Sobre - 2018

Com o lançamento do presente informativo, o IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, as Secretarias Estaduais de Governo e a Superintendência da Zona Franca de Manaus - Suframa, apresenta comentários analíticos sobre os principais destaques do Produto Interno Bruto - PIB dos Municípios - referência 2010, contemplando o ano de 2018. Esses resultados são comparáveis entre si e estão plenamente integrados às séries do Sistema de Contas Nacionais - SCN e do Sistema de Contas Regionais - SCR do Brasil, em conformidade, portanto, com o manual System of national accounts 2008, SNA 2008, e com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0.

São apresentados, a preços correntes, os valores adicionados brutos dos três grandes setores de atividade econômica – Agropecuária, Indústria e Serviços – bem como os impostos, líquidos de subsídios, o PIB e o PIB per capita. Destaca-se também o valor adicionado bruto da Administração, saúde e educação públicas e seguridade social, devido à relevância dessa atividade na economia brasileira.

Os comentários, ilustrados por meio de tabelas, gráficos e mapas, realçam aspectos observados em 2018, confrontando-os com os de 2017, e, para alguns tópicos, também com 2002, início da série estudada, fornecendo, assim, uma síntese do desempenho municipal da economia no período. São apresentadas, ainda, análises geográficas mais detalhadas das estimativas do PIB dos Municípios, de acordo com sua distribuição no País. Esse trabalho, realizado em parceria com a Diretoria de Geociências do IBGE, permite a interpretação dos dados com base em tipologias e regionalizações que conferem outros significados aos indicadores estimados, ao evidenciar padrões de concentração e dispersão associados às formas e densidades de povoamento, bem como às funções econômicas e político-administrativas das diferentes partes do Território Nacional.

O informativo também está disponibilizado no portal do IBGE na Internet, que reúne, ainda, notas técnicas com considerações metodológicas sobre a série de referência 2010 e um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes; o banco de dados, por Município, referente aos anos de 2010 a 2018; e a série de 2002 a 2009. Para os anos anteriores a 2010, cabe ressaltar, realizou-se a retropolação das estimativas até 2002, considerando-se a disponibilidade de informações para o período.