Matriz de Insumo-Produto

Menu do Produto

O que é

Dando continuidade ao aprimoramento do Sistema de Contas Nacionais - referência 2010, o IBGE divulga, nesta publicação, a Matriz de Insumo-Produto 2015, elaborada a partir das Tabelas de Recursos e Usos - TRU disponibilizadas em novembro de 2017.  Seus resultados proporcionam uma visão detalhada da estrutura produtiva brasileira e permitem avaliar o grau de interligação setorial da economia e também os impactos de variações na demanda final dos produtos, mediante a identificação dos diversos fluxos de produção de bens e serviços. Nessa publicação, são apresentados os resultados para 12 atividades econômicas e 12 produtos, considerações metodológicas sobre o modelo matemático no qual o IBGE se baseou para o cálculo da matriz de coeficientes técnicos, bem como os procedimentos utilizados na adaptação de sugestões teóricas à realidade brasileira.

O Sistema de Contas Nacionais - referência 2010 segue as recomendações internacionais contidas no manual System of national accounts 2008, SNA 2008, e apresenta as informações segundo uma classificação de produtos e atividades integrada com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 do IBGE. 

No portal do IBGE na Internet, podem ser consultadas, adicionalmente, tabelas com maior nível de detalhamento, nas seguintes versões: 20 atividades por 20 produtos e 67 atividades por 127 produtos.