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PAC - Pesquisa Anual de Comércio

Sobre - 2020

A Pesquisa Anual de Comércio - PAC tem por objetivo identificar as características estruturais básicas do segmento empresarial da atividade comercial no País e suas transformações no tempo, contemplando, entre outros aspectos, dados sobre pessoal ocupado, salários, receitas, custos e despesas, margem de comercialização e valor adicionado. Seus resultados constituem uma importante fonte de dados para compreender o comportamento do mercado sob a lógica da oferta, uma vez que as atividades comerciais empregam significativa parcela da população e subsidiam as estimativas macroeconômicas do Sistema de Contas Nacionais - SCN.

O presente informativo tece comentários gerais sobre os principais resultados da PAC relativos a 2020, abarcando o comércio de veículos, peças e motocicletas, o comércio por atacado e o comércio varejista. Discorre sobre a caracterização das empresas a partir de variáveis relacionadas a faturamento (receita bruta e receita operacional líquida), margem de comercialização, concentração de mercado (participação no valor da receita líquida de revenda) e perfil do emprego (pessoal ocupado), com detalhamentos por Grandes Regiões e Unidades da Federação. Os resultados foram confrontados com aqueles observados em 2011 para ilustrar as mudanças estruturais ocorridas no período, contudo, dados os potenciais impactos nos resultados da pesquisa em virtude da pandemia de COVID-19, também foram estabelecidas comparações com alguns indicadores obtidos em 2019, ano anterior à referida emergência sanitária.

Os informativos da PAC também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, classificação de atividades, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outras considerações de natureza metodológica.

O portal disponibiliza ainda o plano tabular completo da PAC, por divisões, grupos e classes de atividade, segundo as Grandes Regiões e as Unidades da Federação, bem como os resultados referentes às empresas comerciais com 20 ou mais pessoas ocupadas.

O conjunto dessas informações constitui a mais completa fonte de estatísticas sobre o tema, fornecendo elementos para o planejamento público e privado, para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Pesquisa anual de comércio, da Série Relatórios Metodológicos.

Publicações complementares:

Estatísticas do cadastro central de empresas (anual)
Indicadores IBGE: pesquisa mensal de comércio (mensal)

Principais resultados - 2020

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O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Tabelas - 2020

Tabelas Completas

Tabelas completas (em formato xlsx)

Tabelas completas (em formato ods)


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Conceitos e métodos - 2020

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
A Pesquisa Anual de Comércio - PAC tem por função principal descrever as características estruturais básicas do segmento empresarial do comércio atacadista e varejista no País e suas transformações no tempo. Seus principais objetivos são: . Dimensionar a produção, faturamento, custos e despesas, consumo intermediário, gastos com a folha de pagamento, volume de pessoas ocupadas, despesas com formação de capital, dentre outras características estruturais do segmento comercial do País, por atividade detalhada da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE 2.0; · Fornecer a base de dados para o tratamento das atividades comerciais no Sistema de Contas Nacionais, o que inclui as estimativas do valor da produção, da estrutura de consumo intermediário, o cálculo do valor agregado e a especificação de sua composição, o volume de pessoal ocupado e, ainda, as estimativas de formação de capital nas atividades deste segmento produtivo; . Possibilitar análises dos segmentos comerciais no País sob outras óticas, como: estudos setoriais, estimação da produtividade do trabalho, da intensidade de capital e dos níveis de concentração nas várias atividades, distribuição espacial da atividade e construção de indicadores específicos da atividade (faturamento médio por estabelecimento, margem de comercialização, giro de estoques), dentre outros; · Dimensionar a distribuição regional da atividade comercial no Território Nacional, fornecendo estimativas básicas, segundo classes de atividades econômicas selecionadas, para as Unidades da Federação; · Servir como núcleo básico de um sistema mais amplo de informações sobre os segmentos comerciais, em torno do qual se articulem outras pesquisas e/ou suplementos; · Atualizar o Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) do IBGE nos segmentos das atividades de comércio cobertas pela pesquisa, sobretudo no que diz respeito à Classificação Nacional de Atividades (CNAE 2.0).
Tipo de operação estatística
Pesquisa de empresas
Tipo de dados
Dados de pesquisa por amostragem probabilística
Periodicidade de divulgação
Anual
População-alvo
Inclui as empresas que atendem aos seguintes requisitos: 1) estar em situação ativa no Cadastro Central de Empresas – CEMPRE, do IBGE, que cobre as entidades com registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ; 2) ter atividade principal contemplada na seção G (Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas) da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 (com exceção dos segmentos Serviços de manutenção e reparação de veículos automotores e motocicletas e Comércio ambulante e outros tipos de comércio varejista); 3) estar sediada no Território Nacional – em particular para as Unidades da Federação da Região Norte (Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e Tocantins), são consideradas apenas aquelas que estão sediadas nos Municípios das Capitais, com exceção do Pará, onde são consideradas aquelas que estão sediadas nos municípios da Região Metropolitana de Belém; 4) estar organizada juridicamente como entidade empresarial, tal como definido na Tabela de Natureza Jurídica.

Metodologia

Técnica de coleta:
CASI - Questionário eletrônico autopreenchido
Procedimento de amostragem
A amostra da pesquisa é selecionada do Cadastro Básico de Seleção - CBS, obtido a partir do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE do IBGE, que é atualizado pelas próprias pesquisas por empresa do ano anterior e pelos registros administrativos do Ministério do Trabalho, a saber: a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do ano anterior e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED do ano de referência.
O desenho amostral utilizado é feito por amostragem aleatória estratificada simples com 2 níveis. Dessa forma, primeiramente são selecionados os estratos naturais e, dentro desses, os estratos finais.
Os estratos naturais são construídos a partir da união de empresas com a mesma combinação de Unidade da Federação e agrupamentos de classificação de atividade (UF + CNAE). Posteriormente, os estratos finais são obtidos pela subdivisão de cada estrato natural em outros três estratos: certo, gerencial ou amostrado. A alocação das empresas em cada um desses estratos é dada pelo pessoal ocupado, de acordo com o cadastro básico de seleção da amostra, segundo os seguintes critérios:

• Estrato certo - empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas;
• Estrato gerencial - empresas com menos de 20 pessoas ocupadas e que atuam em mais de uma Unidade da Federação; e
• Estrato amostrado - empresas com menos de 20 pessoas ocupadas e que atuam em apenas uma Unidade da Federação subdivididos da seguinte maneira:
1) Estrato amostrado A1 - empresas com 0 a 4 pessoas ocupadas;
2) Estrato amostrado A2 - empresas com 5 a 9 pessoas ocupadas; e
3) Estrato amostrado A3 - empresas com 10 a 19 pessoas ocupadas.

Cabe ressaltar que existem algumas exceções: empresas que, no cadastro básico de seleção da amostra da pesquisa, possuem menos de 20 pessoas ocupadas são incluídas no estrato certo quando apresentam receita total no mesmo patamar das empresas do estrato certo da pesquisa do ano anterior.
As empresas do estrato final certo de cada estrato natural são todas incluídas na amostra. As empresas pertencentes a cada estrato final amostrado são selecionadas usando-se amostragem aleatória simples sem reposição. Além disso, os tamanhos amostrais foram calculados em cada estrato final amostrado de forma a assegurar que o estimador do total de pessoal ocupado em cada estrato natural tivesse um coeficiente de variação de 10%.
O tamanho final da amostra é obtido pela soma dos tamanhos da amostra de cada estrato final (certo e amostrado). Dado a característica amostral da pesquisa ainda é necessário generalizar a informação para a população da qual foi retirada. O processo de multiplicar os valores das variáveis na amostra pelos respectivos pesos, para fins de cálculo das estimativas, chama-se expansão da amostra. Este passo é fundamental para que os parâmetros populacionais sejam estimados sem vício (viés).

Temas

Temas e subtemas
Comércio, Estatísticas econômicas setoriais
Principais variáveis
As principais variáveis investigadas são:
- Pessoal ocupado;
- Salários, retiradas e outras remunerações;
- Receita (Bruta, Líquida e demais Receitas);
- Receitas líquidas de revenda;
- Gastos com Pessoal;
- Despesas financeiras;
- Despesas operacionais;
- Compras;
- Estoques;
- Custo das mercadorias revendidas;
- Aquisições, produção própria, melhorias e baixas no ativo imobilizado.

Unidades de informação

Unidade de investigação
Empresa
Unidade de análise
Empresa
Unidade informante
Empresa.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2020 a 31/12/2020
Data de início da coleta
03/05/2021
Data do fim da coleta
20/11/2021

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (online), Banco de Dados Agregados - SIDRA, Publicação impressa
Nível de desagregação geográfica
Unidade da Federação
Nível de divulgação
Os resultados da PAC são apresentados possibilitando a elaboração de tabelas nos agregados de interesse da seguinte forma: 1) Total das empresas comerciais; 2) Empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas organizada em três divisões (dois dígitos), 21 grupos (três dígitos) e 94 classes (quatro dígitos) da CNAE 2.0. Unidades da Federação: - Agrupamento de classes de CNAE 2.0 - para Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; e - Divisão da CNAE 2.0 (dois dígitos) para as demais Unidades da Federação.

Instrumentos de coleta

Histórico

A Pesquisa Anual de Comércio - PAC foi implantada em 1988, ano de referência da primeira pesquisa, com o objetivo de suprir a carência de informações sobre o setor comercial nos períodos intercensitários, uma vez que o último Censo Econômico foi realizado em 1985. A PAC até 1990 buscava representar um universo estimado de 800 mil empresas, sendo um levantamento por amostragem, que investigava cerca de 60 mil empresas, representativa de todas as Unidades da Federação e Grupos de atividades econômicas.
Em função de problemas de ordem orçamentária, a pesquisa não foi realizada em 1991, sendo retomada em 1992 em um formato bastante reduzido, que permaneceu até 1995. A definição desse novo formato foi feita com base em vários estudos nos quais se definiu a alternativa que implicava a retirada das micro e pequenas empresas da amostra. As empresas investigadas representavam cerca de 80% da Receita Total, 60% dos Salários e 50% do Pessoal Ocupado.
A partir do ano de 1996, a PAC foi adequada aos parâmetros do novo modelo de produção de estatísticas industriais, comerciais, de serviços e de construção, empregando a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE. Neste modelo, os censos econômicos quinquenais foram substituídos por pesquisas anuais de base amostral. O Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, atualizado sistematicamente, passou a ser a referência comum para o universo das empresas coberto por estas pesquisas. Assim, a PAC passou por um processo de reformulação, retornando ao seu objetivo original de representar o universo das empresas comerciais, por Unidades da Federação e classificação de atividades.
Em 2007, com a entrada em vigor da CNAE 2.0, os resultados da pesquisa foram publicados na versão anterior da classificação de atividades, para encerrar a série na CNAE 1.0, e na nova versão, dando início a nova série.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/PB

Publicações - 2020

O que é

Investiga informações sobre as características estruturais básicas do segmento empresarial da atividade de comércio no País, tendo como unidade de investigação a empresa comercial formalmente constituída cuja principal fonte de receita seja a atividade comercial.

A série da Pesquisa Anual de Comércio - PAC teve início em 1988 e apresentou, até 1995, resultados em anos intercensitários, com exceção do ano de 1991. A partir de 1996, com o Programa de Modernização das Estatísticas Econômicas, a pesquisa foi totalmente reformulada e adequada aos parâmetros do novo modelo de produção das estatísticas industriais, comerciais e de serviços. Nesse modelo, os censos econômicos quinquenais foram substituídos por pesquisas anuais de base amostral, as quais passaram a adotar a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, e cujo cadastro básico de seleção é obtido a partir do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, atualizado continuamente. A partir do ano de referência 2008, apresentando resultados retroativos a 2007, o IBGE passou a divulgar uma nova série de dados da PAC, utilizando a CNAE 2.0, que substituiu a CNAE 1.0, usada anteriormente. Atualmente, a pesquisa investiga empresas classificadas na seção G da CNAE 2.0, compreendendo: Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas; Comércio por atacado, exceto veículos automotores e motocicletas; e Comércio varejista.

A pesquisa realiza o levantamento de diversas informações econômico-financeiras: receitas bruta e líquida; margem de comercialização; número de empresas e de unidades locais; pessoal ocupado; gastos com pessoal; despesas financeiras, operacionais e não operacionais; compra e estoques de mercadorias para revenda; e aquisições e baixas do ativo imobilizado, entre outros aspectos.

A periodicidade da pesquisa é anual. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.

Séries históricas

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Downloads

Informações técnicas

Metodologia da pesquisa (Série Relatórios Metodológicos, v. 12)


Notas explicativas


As alterações ocorridas na pesquisa posteriormente à divulgação dos relatórios metodológicos são apresentadas sob a forma de Notas técnicas. Até 2014, essas notas constituem um capítulo próprio das publicações de resultados e, a partir de 2015, são divulgadas em separado. Para conhecê-las, consultar o seguinte endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=755

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