Pesquisa Anual de Comércio - PAC

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O que é

A Pesquisa Anual de Comércio - PAC constitui uma importante fonte de dados setoriais para compreender o comportamento do mercado sob a lógica da oferta, uma vez que as atividades comerciais empregam significativa parcela da população e contribuem, em grande medida, para a composição do Produto Interno Bruto – PIB.

Sobre - 2016

A Pesquisa Anual de Comércio - PAC tem por objetivo identificar as características estruturais básicas do segmento empresarial da atividade comercial no País e suas transformações no tempo, contemplando, entre outros aspectos, dados sobre pessoal ocupado, salários, custos e despesas, receitas, produtividade do trabalho, e margem de comercialização. Seus resultados constituem uma importante fonte de dados para compreender o comportamento do mercado sob a lógica da oferta, uma vez que as atividades comerciais empregam significativa parcela da população, e subsidiam as estimativas macroeconômicas do Sistema de Contas Nacionais - SCN.

O presente informativo tece comentários gerais sobre os principais resultados da PAC relativos a 2016 e apresenta um ranking das atividades comerciais em relação ao valor da receita operacional líquida, cujos resultados foram confrontados com aqueles observados em 2007 para ilustrar as modificações então ocorridas. Traz uma análise sobre a estrutura da receita nos segmentos de Comércio de veículos automotores, peças e motocicletas, Comércio por atacado e Comércio varejista nos dois anos considerados e discorre, por último, sobre a estrutura regional da atividade comercial nesse período, com destaque para a participação das Unidades da Federação na receita bruta de revenda das Grandes Regiões em 2016.     

Os informativos da PAC também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem informações sobre objetivos, âmbito, classificação de atividades, conceitos e definições adotados, plano amostral, entre outras considerações de natureza metodológica sobre a pesquisa.

O portal do IBGE na Internet disponibiliza ainda o plano tabular completo da PAC, por divisões, grupos e classes de atividade, segundo as Grandes Regiões e as Unidades da Federação, bem como os resultados referentes às empresas comerciais com 20 ou mais pessoas ocupadas.

O conjunto dessas informações constitui a mais completa fonte de estatísticas sobre o tema, fornecendo elementos para o planejamento público e privado, para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Pesquisa anual de comércio, da Série Relatórios Metodológicos.

Publicações complementares:

Estatísticas do cadastro central de empresas (anual) Indicadores IBGE: pesquisa mensal de comércio

Principais resultados - 2016

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O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=298009.

Tabelas - 2016

Tabelas Completas

Tabelas completas (em formato xls)

 

 

 

Tabelas completas (em formato ods)

 

 


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=298009.

Quadros sintéticos - 2016

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    Microdados - 2016

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Informações técnicas

    Metodologia da pesquisa (Série Relatórios Metodológicos, v. 12)


    As alterações ocorridas na pesquisa posteriormente à divulgação dos relatórios metodológicos são apresentadas sob a forma de Notas técnicas. Até 2014, essas notas constituem um capítulo próprio das publicações de resultados e, a partir de 2015, são divulgadas em separado. Para conhecê-las, consultar o seguinte endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=755

    Séries históricas

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    #seriehistorica201782113724797

    #seriehistorica201782114132453

    #seriehistorica201782113917987

    #seriehistorica201782115113111

     

    Microdados

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Portaria de precedência

    Divulgação dos resultados de indicadores conjunturais

     

    Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
    GABINETE DO MINISTRO
    PORTARIA Nº 355, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2007
    (Publicada no Diário Oficial da União nº 213, Seção 1, de 06.11.2007)

     

    O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II, do artigo 87 da Constituição Federal, resolve:

    Art. 1º - A divulgação dos resultados de indicadores conjunturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE seguirá as seguintes etapas:

    I - às sete horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados, acompanhados de um sumário-executivo elaborado pelo IBGE, para as autoridades da lista de precedência;

    II - às nove horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados para os órgãos de imprensa e disseminados na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br.

    § 1º. Os técnicos do IBGE estarão disponíveis para prestar esclarecimentos aos usuários sobre os resultados da pesquisa divulgada a partir do encaminhamento de que trata o inciso II do caput.

    § 2º. O disposto nesta portaria aplica-se a qualquer indicador conjuntural produzido pelo IBGE, especialmente aos seguintes:

    I - Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC);

    II - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);

    III - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E);

    IV - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15);

    V - Pesquisa Mensal de Emprego (PME);

    VI - Contas Nacionais Trimestrais;

    VII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil);

    VIII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional);

    IX - Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário - (PIMES);

    X - Pesquisa Mensal de Comércio (PMC);

    XI - Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI);

    XII - Conjuntura Agropecuária (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal; Pesquisa Trimestral de Abate de Animais; Pesquisa Trimestral de Leite; Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha; Pesquisa Trimestral do Couro).

    Art. 2° - A relação das autoridades constantes da lista de precedência específica a cada pesquisa de indicadores conjunturais, será divulgada por intermédio de Nota Oficial da Instituição e disseminada no portal do IBGE na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br

    Art. 3º - As autoridades constantes da lista de precedência deverão observar o mais rigoroso sigilo das informações referentes aos indicadores de que trata esta Portaria, nos termos do disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

    Art. 4º - Revogam-se as Portarias nº 164/MP, de 20 de dezembro de 1999, e nº 167/MP, de 5 de setembro de 2003.

    Art. 5º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

     

    PAULO BERNARDO SILVA 


     O IBGE divulga a relação das autoridades que recebem com precedência os resultados das pesquisas conjunturais produzidas por esta Instituição: 

    Ministro de Estado da Economia - Paulo Roberto Nunes Guedes

    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
    • Contas Nacionais Trimestrais
    • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
    • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
    • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
    • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
    • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
    • Conjuntura Agropecuária
      • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
      • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
      • Pesquisa Trimestral de Leite
      • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
      • Pesquisa Trimestral do Couro
    • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
    • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

     

    Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Tereza Cristina

    • Conjuntura Agropecuária
      • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
      • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
      • Pesquisa Trimestral de Leite
      • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
      • Pesquisa Trimestral do Couro
    • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

     

    Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República - Onyx Lorenzoni

    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
    • Contas Nacionais Trimestrais
    • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
    • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
    • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
    • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
    • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
    • Conjuntura Agropecuária
      • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
      • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
      • Pesquisa Trimestral de Leite
      • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
      • Pesquisa Trimestral do Couro
    • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
    • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

     

    Presidente do Banco Central - Roberto de Oliveira Campos Neto

    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
    • Contas Nacionais Trimestrais
    • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
    • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
    • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
    • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
    • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
    • Conjuntura Agropecuária
      • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
      • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
      • Pesquisa Trimestral de Leite
      • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
      • Pesquisa Trimestral do Couro
    • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
    • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

     

    Presidente da Caixa Econômica Federal - Pedro Guimarães

      Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)

     

    Ministro de Estado do Turismo - Marcelo Álvaro Antônio

    • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)

     

    Susana Cordeiro Guerra
    Presidente do IBGE
    Atualizado em 11 de março de 2019

      

    Divulgação dos resultados de indicadores estruturais

     

    Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
    GABINETE DO MINISTRO
    PORTARIA Nº 15, DE 27 DE JANEIRO DE 2005
    (Publicada no Diário Oficial da União edição número 20 de 28/01/2005)

     

    O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, INTERINO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos I e II, da Constituição e considerando o disposto no art. 27, inciso XVII, alínea "c", da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, resolve:

    Art. 1º - Disciplinar os procedimentos a serem observados na divulgação dos resultados de indicadores estruturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

    Art. 2º Os resultados serão encaminhados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE ao Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, com antecedência mínima de quarenta e oito horas do horário fixado no art. 3º, inciso I, desta Portaria.

    Art. 3º No dia da divulgação dos resultados dos indicadores de que trata esta Portaria, serão observados:

    I - liberação para a imprensa e disponibilização pela Internet, no endereço: (https://www.ibge.gov.br), às 10 horas;

    II - os técnicos do IBGE somente poderão prestar esclarecimentos sobre os resultados dos indicadores estruturais após a liberação e publicação na forma do inciso I.

    Art. 4º Os servidores que tenham conhecimento prévio dos resultados deverão manter rigoroso sigilo, sob pena de responsabilidade nos termos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

    Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

     

    NELSON MACHADO

     

     

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    Conceitos e métodos - 2016

    As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

    Informações Gerais

    Objetivo
    A Pesquisa Anual de Comércio - PAC tem por função principal descrever as características estruturais básicas do segmento empresarial do comércio atacadista e varejista no País e suas transformações no tempo. Seus principais objetivos são: . Dimensionar a produção, faturamento, custos e despesas, consumo intermediário, gastos com a folha de pagamento, volume de pessoas ocupadas, despesas com formação de capital, dentre outras características estruturais do segmento comercial do País, por atividade detalhada da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE 2.0; · Fornecer a base de dados para o tratamento das atividades comerciais no Sistema de Contas Nacionais, o que inclui as estimativas do valor da produção, da estrutura de consumo intermediário, o cálculo do valor agregado e a especificação de sua composição, o volume de pessoal ocupado e, ainda, as estimativas de formação de capital nas atividades deste segmento produtivo; . Possibilitar análises dos segmentos comerciais no País sob outras óticas, como: estudos setoriais, estimação da produtividade do trabalho, da intensidade de capital e dos níveis de concentração nas várias atividades, distribuição espacial da atividade e construção de indicadores específicos da atividade (faturamento médio por estabelecimento, margem de comercialização, giro de estoques), dentre outros; · Dimensionar a distribuição regional da atividade comercial no Território Nacional, fornecendo estimativas básicas, segundo classes de atividades econômicas selecionadas, para as Unidades da Federação; · Servir como núcleo básico de um sistema mais amplo de informações sobre os segmentos comerciais, em torno do qual se articulem outras pesquisas e/ou suplementos; · Atualizar o Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) do IBGE nos segmentos das atividades de comércio cobertas pela pesquisa, sobretudo no que diz respeito à Classificação Nacional de Atividades (CNAE 2.0).
    Tipo de operação estatística
    Pesquisa de empresas
    Tipo de dados
    Dados de pesquisa por amostragem probabilística
    Periodicidade de divulgação
    Anual
    População-alvo
    Inclui as empresas que atendem aos seguintes requisitos: 1) estar em situação ativa no Cadastro Central de Empresas – CEMPRE, do IBGE, que cobre as entidades com registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ; 2) ter atividade principal contemplada na seção G (Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas) da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 (com exceção dos segmentos Serviços de manutenção e reparação de veículos automotores e motocicletas e Comércio ambulante e outros tipos de comércio varejista); 3) estar sediada no Território Nacional – em particular para as Unidades da Federação da Região Norte (Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e Tocantins), são consideradas apenas aquelas que estão sediadas nos Municípios das Capitais, com exceção do Pará, onde são consideradas aquelas que estão sediadas nos municípios da Região Metropolitana de Belém; 4) estar organizada juridicamente como entidade empresarial, tal como de¿nido na Tabela de Natureza Jurídica.

    Metodologia

    Técnica de coleta:
    CASI - Questionário eletrônico autopreenchido
    Procedimento de amostragem
    A amostra da pesquisa é selecionada do Cadastro Básico de Seleção - CBS, obtido a partir do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE do IBGE, que é atualizado pelas próprias pesquisas por empresa do ano anterior e pelos registros administrativos do Ministério do Trabalho, a saber: a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do ano anterior e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED do ano de referência.
    O desenho amostral utilizado é feito por amostragem aleatória estratificada simples com 2 níveis. Dessa forma, primeiramente são selecionados os estratos naturais e, dentro desses, os estratos finais.
    Os estratos naturais são construídos a partir da união de empresas com a mesma combinação de Unidade da Federação e agrupamentos de classificação de atividade (UF + CNAE). Posteriormente, os estratos finais são obtidos pela subdivisão de cada estrato natural em outros três estratos: certo, gerencial ou amostrado. A alocação das empresas em cada um desses estratos é dada pelo pessoal ocupado, de acordo com o cadastro básico de seleção da amostra, segundo os seguintes critérios:

    • Estrato certo - empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas;
    • Estrato gerencial - empresas com menos de 20 pessoas ocupadas e que atuam em mais de uma Unidade da Federação; e
    • Estrato amostrado - empresas com menos de 20 pessoas ocupadas e que atuam em apenas uma Unidade da Federação subdivididos da seguinte maneira:
    1) Estrato amostrado A1 - empresas com 0 a 4 pessoas ocupadas;
    2) Estrato amostrado A2 - empresas com 5 a 9 pessoas ocupadas; e
    3) Estrato amostrado A3 - empresas com 10 a 19 pessoas ocupadas.

    Cabe ressaltar que existem algumas exceções: empresas que, no cadastro básico de seleção da amostra da pesquisa, possuem menos de 20 pessoas ocupadas são incluídas no estrato certo quando apresentam receita total no mesmo patamar das empresas do estrato certo da pesquisa do ano anterior.
    As empresas do estrato final certo de cada estrato natural são todas incluídas na amostra. As empresas pertencentes a cada estrato final amostrado são selecionadas usando-se amostragem aleatória simples sem reposição. Além disso, os tamanhos amostrais foram calculados em cada estrato final amostrado de forma a assegurar que o estimador do total de pessoal ocupado em cada estrato natural tivesse um coeficiente de variação de 10%.
    O tamanho final da amostra é obtido pela soma dos tamanhos da amostra de cada estrato final (certo e amostrado). Dado a característica amostral da pesquisa ainda é necessário generalizar a informação para a população da qual foi retirada. O processo de multiplicar os valores das variáveis na amostra pelos respectivos pesos, para fins de cálculo das estimativas, chama-se expansão da amostra. Este passo é fundamental para que os parâmetros populacionais sejam estimados sem vício (viés).

    Temas

    Temas e subtemas
    Comércio, Estatísticas econômicas setoriais
    Principais variáveis
    As principais variáveis investigadas são:
    - Pessoal ocupado;
    - Salários, retiradas e outras remunerações;
    - Receita (Bruta, Líquida e demais Receitas);
    - Receitas líquidas de revenda;
    - Gastos com Pessoal;
    - Despesas financeiras;
    - Despesas operacionais;
    - Compras;
    - Estoques;
    - Custo das mercadorias revendidas;
    - Aquisições, produção própria, melhorias e baixas no ativo imobilizado.

    Unidades de informação

    Unidade de investigação
    Empresa
    Unidade de análise
    Empresa
    Unidade informante
    Empresa.

    Períodos de referência

    Ano - 01/01/2016 a 31/12/2016
    Data - 31/12/2015
    Data - 31/12/2016
    Trimestre - 01/01/2016 a 31/03/2016
    Trimestre - 01/04/2016 a 30/06/2016
    Trimestre - 01/07/2016 a 30/09/2016
    Trimestre - 01/10/2016 a 31/12/2016
    Data de início da coleta
    03/05/2017
    Data do fim da coleta
    30/09/2017

    Disseminação

    Formas de disseminação
    Publicação Digital (online), Banco de Dados Agregados - SIDRA, Publicação impressa
    Nível de desagregação geográfica
    Unidade da Federação
    Nível de divulgação
    Os resultados da PAC são apresentados possibilitando a elaboração de tabelas nos agregados de interesse da seguinte forma: 1) Total das empresas comerciais; 2) Empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas organizada em três divisões (dois dígitos), 21 grupos (três dígitos) e 94 classes (quatro dígitos) da CNAE 2.0. Unidades da Federação: - Agrupamento de classes de CNAE 2.0 - para Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; e - Divisão da CNAE 2.0 (dois dígitos) para as demais Unidades da Federação.

    Instrumentos de coleta

    Histórico

    A Pesquisa Anual de Comércio - PAC foi implantada em 1988, ano de referência da primeira pesquisa, com o objetivo de suprir a carência de informações sobre o setor comercial nos períodos intercensitários, uma vez que o último Censo Econômico foi realizado em 1985. A PAC até 1990 buscava representar um universo estimado de 800 mil empresas, sendo um levantamento por amostragem, que investigava cerca de 60 mil empresas, representativa de todas as Unidades da Federação e Grupos de atividades econômicas.
    Em função de problemas de ordem orçamentária, a pesquisa não foi realizada em 1991, sendo retomada em 1992 em um formato bastante reduzido, que permaneceu até 1995. A definição desse novo formato foi feita com base em vários estudos nos quais se definiu a alternativa que implicava a retirada das micro e pequenas empresas da amostra. As empresas investigadas representavam cerca de 80% da Receita Total, 60% dos Salários e 50% do Pessoal Ocupado.
    A partir do ano de 1996, a PAC foi adequada aos parâmetros do novo modelo de produção de estatísticas industriais, comerciais, de serviços e de construção, empregando a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE. Neste modelo, os censos econômicos quinquenais foram substituídos por pesquisas anuais de base amostral. O Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, atualizado sistematicamente, passou a ser a referência comum para o universo das empresas coberto por estas pesquisas. Assim, a PAC passou por um processo de reformulação, retornando ao seu objetivo original de representar o universo das empresas comerciais, por Unidades da Federação e classificação de atividades.
    Em 2007, com a entrada em vigor da CNAE 2.0, os resultados da pesquisa foram publicados na versão anterior da classificação de atividades, para encerrar a série na CNAE 1.0, e na nova versão, dando início a nova série.

    Saiba mais

    https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/PB

    Calendário


    Divulgações anteriores

    Operação estatísticaData da divulgação
    Pesquisa Anual de Comércio
    Período de referência: 2016
    28/06/2018
    Pesquisa Anual do Comércio
    Período de referência: 2015
    24/08/2017

    Publicações - 2016

    Notícias e releases

    Ver mais notícias

    Material de apoio

    Nenhum material de apoio cadastrado para esse item

    Erramos

    • Substituição da Publicação da Pesquisa Anual de Comércio 2013

      Data de publicação: 14/08/2015 11:08

      Descrição: Correção dos erros verificados nos Comentários Gerais da Pesquisa Anual de Comércio - 2013. O erro ocorreu no processo de elaboração do Gráfico 7, por conta de um equívoco na vinculação das planilhas que geram o gráfico, o que provocou alterações nos resultados de quatro das cinco Grandes Regiões: os dados da Região Sul estavam trocados com os dados da Região Nordeste e os da Região Norte com os da Região Centro-Oeste. Este erro implicou também uma correção no primeiro parágrafo da página 39, dos Comentários gerais.

      Ações: Foi incluída errata na publicação impressa. A publicação foi substituída antes da divulgação na internet.