Produção de Ovos de Galinha - POG

Menu do Produto

O que é

Fornece indicadores da variação da produção física de ovos de galinha, tendo como unidade de coleta o estabelecimento agropecuário que se dedica à atividade de produção de ovos de galinha, independentemente de sua finalidade, e com capacidade de alojamento de 10 000 ou mais galinhas poedeiras e/ou matrizeiras.

A Produção de Ovos de Galinha - POG teve início no primeiro trimestre de 1984, apurando informações mensais referentes a 1983. Além dos estabelecimentos constantes no cadastro básico, formado por estabelecimentos que, segundo o Censo Agropecuário 1980, possuíam 10 000 ou mais cabeças de aves (galinhas, galos, frangos, frangas e pintos) e produziam ovos para qualquer finalidade, eram investigados, ainda, todos os demais estabelecimentos agropecuários com efetivos acima desse corte. Ao longo do tempo, ocorreram alterações, tanto na periodicidade de acompanhamento dos dados, que passou a ser trimestral, quanto no painel de investigação da pesquisa, que, a partir de 2012, passou a considerar os estabelecimentos com capacidade de alojamento de 10 000 ou mais galinhas poedeiras e matrizeiras, mesmo que em algum momento não tenham esta quantidade de animais alojados, independentemente da finalidade da produção (consumo ou incubação). Mais recentemente, em 2013, houve a introdução do questionário on line, e o informante passou a ter a opção de realizar o preenchimento dos dados pela Internet.

A pesquisa investiga informações sobre quantidade produzida de ovos de galinha; efetivo de galináceos (galinhas, galos, frangas, frangos e pintos); total de galinhas poedeiras e matrizeiras, incluindo frangas em postura; e causas-código que justificam as possíveis oscilações de produção. Entretanto, somente são divulgadas a quantidade produzida de ovos de galinha, a quantidade de galinhas poedeiras e o número de informantes da pesquisa. A variável galináceos é utilizada tão somente para crítica e aferição da qualidade dos dados e auxilia nas estimativas da Pesquisa da Pecuária Municipal - PPM.

A periodicidade da pesquisa é trimestral, sendo que, para cada trimestre do ano civil, os dados são discriminados mês a mês. Sua abrangência geográfica é nacional, estando condicionada a um painel sistematicamente atualizado, com inclusões e exclusões de estabelecimentos em virtude da dinâmica dessa atividade produtiva. Os resultados são divulgados, preliminarmente, para Brasil e Unidades da Federação, com defasagem de um trimestre entre a coleta dos dados e sua divulgação. Os resultados agregados do ano de referência são divulgados quando ocorre a divulgação dos resultados do último trimestre do ano. Cabe ressaltar que esses dados ainda não são definitivos, podendo sofrer alterações até a divulgação dos resultados do primeiro trimestre do ano seguinte ao de referência da pesquisa.

A partir do primeiro trimestre de 2018, atendendo solicitações de usuários para acesso às informações da conjuntura da pecuária, mais rapidamente após o fim do trimestre de referência, passaram a ser divulgados os primeiros resultados da Produção de Ovos de Galinha para o nível Brasil. Eles estarão disponíveis cerca de um mês antes da divulgação geral.