Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

LSPA - Levantamento Sistemático da Produção Agrícola

Principais resultados - Fevereiro 2024

#seriehistorica201711282653945

#seriehistorica20171128282188


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Tabelas - Fevereiro 2024

Tabela 1 - Área, Produção e Rendimento Médio - Confronto das estimativas Janeiro/Fevereiro - Brasil (xls)

Tabela 2 Área, Produção e Rendimento Médio - Confronto das safras de 2023 e das estimativas para 2024 - Brasil (xls)

Tabela 3 - Área de Cereais, Leguminosas e Oleaginosas - Comparação entre as safras 2023 e 2024 - Brasil e Grandes Regiões (xls)

Tabela 4 - Produção de Cereais, Leguminosas e Oleaginosas - Comparação entre as safras 2023 e 2024 - Brasil e Grandes Regiões (xls)

Tabela 5 - Área e Produção de Cereais, Leguminosas e Oleaginosas - Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação (xls)

Tabela 6 - Área e Produção de Cereais, Leguminosas e Oleaginosas - Segundo os Produtos Agrícolas - Brasil (xls)

Série Histórica (a partir de 2006)


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Conceitos e métodos - Fevereiro 2024

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
Fornecer informações estatísticas sobre o plantio, colheita, produção e rendimento médio, de forma sistemática, para os principais produtos das lavouras permanentes e temporárias. É uma pesquisa de previsão e acompanhamento das variáveis área, produção e rendimento médio de 25 importantes produtos agrícolas, desde a fase de intenção de plantio até o final da colheita, de cada cultura investigada dentro do ano civil corrente e prognóstico da safra subsequente.
Tipo de operação estatística
Pesquisa agrícola
Tipo de dados
Dados de pesquisa subjetiva
Periodicidade de divulgação
Mensal
População-alvo
A população alvo é o conjunto de Unidades da Federação que informam os produtos levantados pela Pesquisa.

Metodologia

Os dados são obtidos mensalmente pela rede de coleta do IBGE, por meio das Reuniões Municipais de Estatísticas Agropecuárias (REAGRO Municipal) ou das Reuniões Regionais de Estatísticas Agropecuárias (REAGRO Regional), constituídas por técnicos do IBGE e de outros órgãos que atuam na área, produtores e outros colaboradores, bem como por representantes técnicos de entidades públicas e privadas que participam das Reuniões Estaduais de Estatísticas Agropecuárias (REAGRO Estadual ). Os dados oriundos das comissões são analisados, em nível estadual, na Reagro Estadual e, posteriormente, submetidos à aprovação na Reunião Nacional de Estatísticas Agropecuárias (REAGRO Nacional) em nível federal. Baseada na estatística conjuntural de safra agrícola, incluindo estimativas de previsão e observação da produção. O dado levantado é fruto da colaboração de um grande número de instituições públicas e privadas, sendo que grande parte dos principais usuários dos agregados obtidos participa da geração dessas mesmas estatísticas como fonte de informação primária. A Pesquisa estatística está assentada fundamentalmente nos métodos denominados de "tradicional", "indireto" ou "subjetivo", que envolvem especialmente o conhecimento de informantes qualificados e a avaliação técnica dos cultivos, muito embora para vários produtos e/ou região se alimentem também de outras formas de acompanhamento de maior precisão, como levantamentos em nível de produtor, registros privados e administrativos, dependendo da importância da cultura, nível de organização local e disponibilidade de informantes e informações. Essas estatísticas de previsão e acompanhamento de safra são, de uma maneira geral, traduzidas em dados de área de plantio e colheita, rendimento e produção, tendo como unidade de investigação o município.
Técnica de coleta:
PAPI - Entrevista pessoal com questionário em papel, Consulta a especialistas ou registros

Temas

Temas e subtemas
Estatísticas econômicas setoriais, Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura
Principais variáveis
área plantada ou a ser plantada (hectare)
área destinada a colheita (hectare)
área colhida (hectare)
produção esperada (tonelada)
produção obtida (tonelada)
rendimento médio esperado (kg/ha)
rendimento médio obtido (kg/ha)

Produtos das Lavouras Temporárias: algodão herbáceo (em caroço); amendoim (em casca) - 1ª safra e 2ª safra; arroz (em casca); aveia (em grão); batata-inglesa - 1ª safra, 2ª safra e 3ª safra; cana-de-açúcar; centeio (em grão); cevada (em grão); feijão (em grão) - 1ª safra, 2ª safra e 3ª safra; fumo (em folha); girassol (em grão); mamona; mandioca; milho (em grão) - 1ª safra e 2ª safra; soja (em grão); sorgo (em grão); tomate; trigo (em grão); triticale (em grão).

Produtos das Lavouras Permanentes: banana; cacau (em amêndoa); café (em grão); castanha-de-caju; laranja; uva.

Unidades de informação

Unidade de investigação
Município
Unidade de análise
Unidade da Federação
Unidade informante
Pessoa, Empresa, Estabelecimento, Órgão da Administração Pública, Entidade sem fins lucrativos.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2024 a 31/12/2024
Data de início da coleta
01/01/2024
Data do fim da coleta
31/12/2024

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (online), Banco de Dados Agregados - SIDRA
Nível de desagregação geográfica
Unidade da Federação
Nível de divulgação
As informações são divulgadas para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.

Instrumentos de coleta

Histórico

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - LSPA, foi implantado pelo IBGE em novembro de 1972, com o propósito de atender às demandas dos usuários por informações estatísticas conjunturais, mensais, sobre a área, produção e rendimento médio dos produtos agrícolas com maior importância econômica e social para o País.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/LA

O que é

Fornece estimativas de área plantada, área colhida, quantidade produzida e rendimento médio de produtos selecionados com base em critérios de importância econômica e social para o País. Ele permite não só o acompanhamento de cada cultura investigada, desde a fase de intenção de plantio até o final da colheita, no ano civil de referência, como também o prognóstico da safra do próximo ano, para o qual é realizado o levantamento nos meses de outubro, novembro e dezembro.

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - LSPA foi implantado em novembro de 1972 com o propósito de atender às demandas de usuários por informações estatísticas conjunturais mensais. Ao final de 2017, foi aprovado um estudo sobre a revisão do elenco de produtos a serem divulgados, estabelecendo-se os seguintes parâmetros objetivos: para que um produto seja divulgado na pesquisa, ele deve representar, no mínimo, 1% do valor da produção nacional ou pelo menos 1% da área agrícola brasileira. Com base em tais critérios, a partir de 2018, o novo elenco investigado pelo LSPA passou a ser formado por 18 produtos que representam, em conjunto, cerca de 93% do valor da produção e aproximadamente 97% da área agrícola do País, conforme dados da pesquisa Produção Agrícola Municipal - PAM referentes ao triênio 2011-2013. A cada cinco anos, esse rol de produtos deverá ser reavaliado, utilizando-se novamente os dados da PAM.

O conjunto de variáveis divulgadas depende da duração do ciclo de cultivo do produto, sendo as culturas classificadas em temporárias (aquelas tidas como de curta ou média duração, uma vez que seu ciclo reprodutivo é inferior a um ano, e que, depois de colhidas, precisam de um novo plantio) ou permanentes (aquelas tidas como de ciclo longo e cujas colheitas podem ser feitas por vários anos sem a necessidade de novo plantio). Para as culturas temporárias, são divulgadas as variáveis: área plantada ou a plantar; área colhida ou a colher; produção; e rendimento médio. Para as culturas de longa duração são divulgadas as variáveis: área total plantada; área colhida ou a colher; produção; e rendimento médio. Para os produtos de cultura permanente, são investigadas as variáveis: área em formação; área em produção; área colhida ou a colher; produção; e rendimento médio.

A periodicidade da pesquisa é mensal, desenvolvendo–se de janeiro a dezembro de cada ano civil. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.

Séries históricas

As informações da pesquisa são previsões para a safra, que podem passar por revisões mensais. Essas informações referem-se ao que será colhido dentro do ano civil completo e não ao que foi colhido dentro de cada mês.

Estas séries históricas se iniciam em setembro de 2006. As informações de períodos anteriores aos exibidos aqui podem ser visualizadas no SIDRA (Banco de Tabelas Estatísticas).

Produção de Cereais, Leguminosas e Oleaginosas

#tabelasidra5

#tabelasidra6

#tabelasidra7

#tabelasidra8

#tabelasidra1

#tabelasidra2

#tabelasidra3

#tabelasidra4

Área plantada de Cereais, Leguminosas e Oleaginosas

#tabelasidra25

#tabelasidra26

#tabelasidra27

#tabelasidra28

#tabelasidra21

#tabelasidra22

#tabelasidra23

#tabelasidra24

Produção de Soja

#tabelasidra35

#tabelasidra36

#tabelasidra37

#tabelasidra38

#tabelasidra31

#tabelasidra32

#tabelasidra33

#tabelasidra34

Produção de Arroz

#tabelasidra45

#tabelasidra46

#tabelasidra47

#tabelasidra48

#tabelasidra41

#tabelasidra42

#tabelasidra43

#tabelasidra44

Produção de Milho

#tabelasidra55

#tabelasidra56

#tabelasidra57

#tabelasidra58

#tabelasidra51

#tabelasidra52

#tabelasidra53

#tabelasidra54

Produção de Café

#tabelasidra65

#tabelasidra66

#tabelasidra67

#tabelasidra68

#tabelasidra61

#tabelasidra62

#tabelasidra63

#tabelasidra64

Downloads

Notícias e Releases

Em fevereiro, IBGE prevê safra de 300,7 milhões de toneladas para 2024

Em fevereiro, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas estimada para 2024 deve totalizar 300,7...

12/03/2024

Ainda sob efeito de problemas climáticos, estimativa de fevereiro aponta safra de 300,7 milhões de toneladas para 2024

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado hoje (12) pelo IBGE, mostra que a safra...

12/03/2024

Em janeiro, IBGE prevê safra de 303,4 milhões de toneladas para 2024

Em janeiro, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas estimada para 2024 deve totalizar 303,4...

08/02/2024

Estimativa de janeiro aponta safra 3,8% menor em 2024, refletindo os problemas climáticos de 2023

 A safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deve alcançar 303,4 milhões de toneladas de...

08/02/2024

IBGE prevê safra de 306,5 milhões de toneladas para 2024, com queda de 2,8% frente a 2023

No terceiro prognóstico para a safra 2024, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas deve somar...

10/01/2024

Com queda de 2,8%, safra de 2024 deve chegar a 306,5 milhões de toneladas

A safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas em 2024 deve somar 306,5 milhões de toneladas,...

10/01/2024

IBGE prevê safra de 306,2 milhões de toneladas para 2024, com queda de 3,2% frente a 2023

O segundo prognóstico da produção nacional de grãos, cereais, leguminosas e oleaginosas para 2024 é de...

07/12/2023

Segundo prognóstico prevê redução de 3,2% na safra de 2024 frente a 2023

De acordo com o segundo prognóstico do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado...

07/12/2023

IBGE prevê safra de 308,5 milhões de toneladas para 2024, com queda de 2,8% frente a 2023

O primeiro prognóstico da produção nacional de grãos, cereais, leguminosas e oleaginosas para 2024 é...

09/11/2023

Primeiro prognóstico prevê redução de 2,8% na safra de 2024 frente a 2023

A safra brasileira de grãos, cereais e leguminosas deve somar 308,5 milhões de toneladas em 2024, segundo...

09/11/2023

Ver mais notícias

Calendário

Próximas divulgações

Operação estatísticaPrevisão de divulgação
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 3/2024
11/04/2024
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 4/2024
14/05/2024
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 5/2024
13/06/2024
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 6/2024
11/07/2024
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 7/2024
13/08/2024
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 8/2024
12/09/2024
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 9/2024
15/10/2024
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 10/2024
14/11/2024
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 11/2024
12/12/2024
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 12/2024
14/01/2025

Divulgações anteriores

Operação estatísticaData da divulgação
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 2/2024
12/03/2024
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 1/2024
08/02/2024
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 12/2023
10/01/2024
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 11/2023
07/12/2023
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 10/2023
09/11/2023
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 9/2023
10/10/2023
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 8/2023
06/09/2023
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 7/2023
10/08/2023
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 6/2023
13/07/2023
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 5/2023
13/06/2023
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 4/2023
11/05/2023
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 3/2023
13/04/2023
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 2/2023
09/03/2023
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 1/2023
08/02/2023
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 12/2022
12/01/2023
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 11/2022
08/12/2022
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 10/2022
09/11/2022
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 9/2022
06/10/2022
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 8/2022
08/09/2022
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 7/2022
11/08/2022
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 6/2022
07/07/2022
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 5/2022
08/06/2022
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 4/2022
12/05/2022
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 3/2022
07/04/2022
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 2/2022
10/03/2022
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 1/2022
10/02/2022
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 12/2021
11/01/2022
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 11/2021
09/12/2021
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 10/2021
11/11/2021
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 9/2021
07/10/2021
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 8/2021
09/09/2021
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 7/2021
10/08/2021
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 6/2021
08/07/2021
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 5/2021
10/06/2021
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 4/2021
12/05/2021
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 3/2021
08/04/2021
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 2/2021
11/03/2021
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 1/2021
11/02/2021
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 12/2020
13/01/2021
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 11/2020
10/12/2020
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 10/2020
10/11/2020
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 9/2020
08/10/2020
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 8/2020
10/09/2020
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 7/2020
11/08/2020
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 6/2020
08/07/2020
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 5/2020
09/06/2020
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 4/2020
12/05/2020
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 3/2020
09/04/2020
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 2/2020
10/03/2020
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 1/2020
11/02/2020
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 12/2019
08/01/2020
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 11/2019
10/12/2019
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 10/2019
13/11/2019
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 9/2019
10/10/2019
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 8/2019
10/09/2019
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 7/2019
08/08/2019
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 6/2019
11/07/2019
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 5/2019
11/06/2019
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 4/2019
09/05/2019
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 3/2019
11/04/2019
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 2/2019
12/03/2019
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 1/2019
12/02/2019
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 12/2018 a 12/2018
10/01/2019
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 11/2018 a 11/2018
11/12/2018
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 10/2018 a 10/2018
08/11/2018
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 9/2018 a 9/2018
11/10/2018
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 8/2018 a 8/2018
11/09/2018
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 7/2018 a 7/2018
09/08/2018
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 6/2018 a 6/2018
10/07/2018
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 5/2018 a 5/2018
12/06/2018
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 4/2018 a 4/2018
10/05/2018
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 3/2018 a 3/2018
10/04/2018
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 2/2018 a 2/2018
08/03/2018
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 1/2018 a 1/2018
08/02/2018
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 12/2017 a 12/2017
11/01/2018
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 11/2017
12/12/2017
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 10/2017
09/11/2017
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 9/2017
10/10/2017
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 8/2017
12/09/2017
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 7/2017
10/08/2017
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 6/2017
11/07/2017
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 5/2017
08/06/2017
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 4/2017
11/05/2017
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 3/2017
11/04/2017
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 2/2017
09/03/2017
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 1/2017
09/02/2017
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
Período de referência: 12/2016
10/01/2017

Erramos

Portaria de precedência

Divulgação dos resultados de indicadores conjunturais

 

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 355, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2007
(Publicada no Diário Oficial da União nº 213, Seção 1, de 06.11.2007)

 

O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II, do artigo 87 da Constituição Federal, resolve:

Art. 1º - A divulgação dos resultados de indicadores conjunturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE seguirá as seguintes etapas:

I - às sete horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados, acompanhados de um sumário-executivo elaborado pelo IBGE, para as autoridades da lista de precedência;

II - às nove horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados para os órgãos de imprensa e disseminados na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br.

§ 1º. Os técnicos do IBGE estarão disponíveis para prestar esclarecimentos aos usuários sobre os resultados da pesquisa divulgada a partir do encaminhamento de que trata o inciso II do caput.

§ 2º. O disposto nesta portaria aplica-se a qualquer indicador conjuntural produzido pelo IBGE, especialmente aos seguintes:

I - Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC);

II - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);

III - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E);

IV - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15);

V - Pesquisa Mensal de Emprego (PME);

VI - Contas Nacionais Trimestrais;

VII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil);

VIII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional);

IX - Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário - (PIMES);

X - Pesquisa Mensal de Comércio (PMC);

XI - Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI);

XII - Conjuntura Agropecuária (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal; Pesquisa Trimestral de Abate de Animais; Pesquisa Trimestral de Leite; Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha; Pesquisa Trimestral do Couro).

Art. 2° - A relação das autoridades constantes da lista de precedência específica a cada pesquisa de indicadores conjunturais, será divulgada por intermédio de Nota Oficial da Instituição e disseminada no portal do IBGE na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br

Art. 3º - As autoridades constantes da lista de precedência deverão observar o mais rigoroso sigilo das informações referentes aos indicadores de que trata esta Portaria, nos termos do disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Art. 4º - Revogam-se as Portarias nº 164/MP, de 20 de dezembro de 1999, e nº 167/MP, de 5 de setembro de 2003.

Art. 5º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

 

PAULO BERNARDO SILVA 


 O IBGE divulga a relação das autoridades que recebem com precedência os resultados das pesquisas conjunturais produzidas por esta Instituição: 

Ministra do Planejamento e Orçamento – Simone Nassar Tebet Rocha

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
  • Conjuntura Agropecuária
    • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
    • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
    • Pesquisa Trimestral de Leite
    • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
    • Pesquisa Trimestral do Couro
  • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)


Ministro da Fazenda – Fernando Haddad

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
  • Conjuntura Agropecuária
    • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
    • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
    • Pesquisa Trimestral de Leite
    • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
    • Pesquisa Trimestral do Couro
  • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)


Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho

  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

 

Presidente do Banco Central - Roberto de Oliveira Campos Neto

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
  • Conjuntura Agropecuária
    • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
    • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
    • Pesquisa Trimestral de Leite
    • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
    • Pesquisa Trimestral do Couro
  • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

 

Presidente da Caixa Econômica Federal - Carlos Antônio Vieira Fernandes

  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)

 

Chefe de Gabinete Adjunto de Informações em Apoio à Decisão do Gabinete Pessoal do Presidente da República - Sandra Márcia Chagas Brandão

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
  • Conjuntura Agropecuária
    • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
    • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
    • Pesquisa Trimestral de Leite
    • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
    • Pesquisa Trimestral do Couro
  • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

 


Presidente do IBGE
Marcio Pochmann
Atualizado em 1º de dezembro de 2023

  

Divulgação dos resultados de indicadores estruturais

 

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 15, DE 27 DE JANEIRO DE 2005
(Publicada no Diário Oficial da União edição número 20 de 28/01/2005)

 

O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, INTERINO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos I e II, da Constituição e considerando o disposto no art. 27, inciso XVII, alínea "c", da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, resolve:

Art. 1º - Disciplinar os procedimentos a serem observados na divulgação dos resultados de indicadores estruturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

Art. 2º Os resultados serão encaminhados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE ao Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, com antecedência mínima de quarenta e oito horas do horário fixado no art. 3º, inciso I, desta Portaria.

Art. 3º No dia da divulgação dos resultados dos indicadores de que trata esta Portaria, serão observados:

I - liberação para a imprensa e disponibilização pela Internet, no endereço: (https://www.ibge.gov.br), às 10 horas;

II - os técnicos do IBGE somente poderão prestar esclarecimentos sobre os resultados dos indicadores estruturais após a liberação e publicação na forma do inciso I.

Art. 4º Os servidores que tenham conhecimento prévio dos resultados deverão manter rigoroso sigilo, sob pena de responsabilidade nos termos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

 

NELSON MACHADO