Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PAM - Produção Agrícola Municipal

Sobre - 2021

A pesquisa Produção Agrícola Municipal - PAM investiga, anualmente, os principais produtos das lavouras temporárias e permanentes do País que se caracterizam não só pela grande importância econômica que possuem na pauta de exportações, como também por sua relevância social, componentes que são da cesta básica do brasileiro.

Com o lançamento deste informativo, o IBGE apresenta comentários gerais sobre os principais resultados da PAM relativos a 2021, contemplando informações sobre área plantada e/ou área destinada à colheita, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio obtido e valor da produção dos produtos investigados, por Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios. A análise enfoca o desempenho das lavouras de maior relevância, tanto produtiva como comercial, em que se destacam a distribuição espacial dos principais produtos agrícolas no território e sua participação relativa no valor total das produções regional e nacional, as colheitas obtidas nos principais Municípios produtores, bem como os fatores de maior influência nos resultados e na produtividade dessas lavouras, entre outros aspectos.

Cabe ressaltar que os produtos que apresentam mais de uma safra no ano civil, como o amendoim em casca, a batata-inglesa, o feijão e o milho em grão, são investigados nas suas diferentes safras pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - LSPA, realizado pelo IBGE, e consolidados nesta publicação para o respectivo ano de referência. É importante destacar ainda que algumas espécies cultivadas comercialmente também são obtidas de áreas de vegetação espontânea, ou seja, por meio da extração vegetal – é o que ocorre com a seringueira (látex de hévea), a erva-mate, o açaí, a castanha-de-caju e o palmito, cujas produções oriundas de cultivo são investigadas na PAM, e as provenientes do extrativismo vegetal, na pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura - PEVS, também realizada pelo IBGE.

Os informativos da PAM também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem informações gerais sobre a metodologia da coleta e a conceituação das variáveis investigadas pela pesquisa.  

O IBGE disponibiliza ainda o plano tabular completo da PAM no Sistema IBGE de Recuperação Automática - Sidra, que possibilita a construção de tabelas para todos os níveis de divulgação da pesquisa – Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões e Microrregiões Geográficas, e Municípios.

Outros dados estruturais sobre o tema são investigados no Censo Agropecuário, enquanto o acompanhamento conjuntural, por meio de pesquisas mensais e semestrais também realizadas pelo Instituto.

Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Pesquisas agropecuárias, da Série Relatórios Metodológicos.