Pesquisa Trimestral do Couro

Menu do Produto

O que é

Investiga informações sobre a quantidade de couro cru de bovino adquirida e curtida, tendo como unidade de coleta o estabelecimento que se dedica a essa atividade (curtume) e que adquire, anualmente, 5 000 ou mais unidades inteiras de couro cru bovino.

A Pesquisa Trimestral do Couro teve início em 1997 e se derivou da Pesquisa Anual do Couro, que foi reformulada e teve alteradas sua denominação e periodicidade, bem como a composição de seu cadastro de informantes. Em 1997 e 1998, foram investigadas as mesmas variáveis, porém, a partir do primeiro trimestre de 1999, a pesquisa passou a coletar, também, informações sobre a quantidade de couro cru de bovino recebida de terceiros para prestação de serviços de curtimento e a quantidade de couro importado, e deixou de coletar informações sobre o curtimento de peles de caprinos, de ovinos e de outras espécies. A partir de 2012, as informações sobre o couro importado deixaram de fazer parte da pesquisa, dado que era restrita a duas Unidades da Federação e ocorria em volume pouco significativo. Mais recentemente, em 2014, houve a introdução do questionário on line, e o informante passou a ter a opção de realizar o preenchimento dos dados pela Internet.

A pesquisa fornece informações sobre a quantidade de couro cru inteiro de bovino, assim discriminada: adquirida pelo curtume, segundo a procedência (de matadouro frigorífico, de matadouro municipal, de intermediários, como salgadores, de outros curtumes etc.); recebida de terceiros para curtimento no estabelecimento: recebida de terceiros para prestação de serviços de curtimento; curtida, segundo os métodos de curtimento (ao cromo, ao tanino vegetal e por outros métodos); e existente no último dia do trimestre de referência (estoques inicial e final). Não são considerados na investigação os estabelecimentos que apenas efetuam a salga (salgadores).

A periodicidade da pesquisa é trimestral, sendo que, para cada trimestre do ano civil, os dados são discriminados mês a mês. Sua abrangência geográfica é nacional, estando condicionada a um painel sistematicamente atualizado, com inclusões e exclusões de estabelecimentos em virtude da dinâmica dessa atividade produtiva. Os resultados são divulgados, preliminarmente, para Brasil e Unidades da Federação, com defasagem de um trimestre entre a coleta dos dados e sua divulgação. Os resultados agregados do ano de referência são divulgados quando ocorre a divulgação dos resultados do último trimestre do ano. Cabe ressaltar que esses dados ainda não são definitivos, podendo sofrer alterações até a divulgação dos resultados do primeiro trimestre do ano seguinte ao de referência da pesquisa.

A partir do primeiro trimestre de 2018, atendendo solicitações de usuários para acesso mais rápido às informações da conjuntura da pecuária, passaram a ser divulgados os "Primeiros Resultados" da Pesquisa Trimestral do Couropara o nível Brasil, em caráter provisório. Eles estarão disponíveis cerca de um mês antes da divulgação dos "Resultados Completos" no periódico Indicadores IBGE: Estatística da Produção Pecuária.