Sistema de Informações e Indicadores Culturais - SIIC

Menu do Produto

O que é

O SIIC iniciou-se em 2004 partir de um convênio celebrado entre o IBGE e o Ministério da Cultura em 2004 e que visou desenvolver uma base consistente e contínua de informações relacionadas ao setor cultural e construir indicadores culturais de modo a fomentar estudos, pesquisas e publicações, fornecendo aos órgãos governamentais e privados subsídios para o planejamento e a tomada de decisão e, aos usuários em geral, informações para análises setoriais mais aprofundadas.

Como fruto dessa parceria, o IBGE vem realizando estudos sobre a produção (oferta) de bens e serviços, os gastos (demanda) das famílias e do governo, e as características da população ocupada desse setor, com base nas estatísticas produzidas pelo Instituto.

 

Em material de apoio à publicação (CD-ROM e ftp do IBGE), há um conjunto de tabelas e os coeficientes de variação associados às estimativas divulgadas.

Sobre a publicação - 2007-2010

Em 2004, o IBGE celebrou convênio com o Ministério da Cultura para desenvolver uma base consistente e contínua de informações relacionadas ao setor cultural e construir indicadores culturais de modo a fomentar estudos, pesquisas e publicações, fornecendo aos órgãos governamentais e privados subsídios para o planejamento e a tomada de decisão e, aos usuários em geral, informações para análises setoriais mais aprofundadas. Como fruto dessa parceria, o IBGE vem realizando estudos sobre a produção (oferta) de bens e serviços, os gastos (demanda) das famílias e do governo, e as características da população ocupada desse setor, com base nas estatísticas produzidas pelo Instituto. Assim como nas versões anteriores, o presente estudo utilizou os resultados consolidados de sete bases de dados institucionais.

As informações sobre a produção de bens e serviços culturais foram obtidas nas Estatísticas do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE e nas pesquisas estruturais econômicas (Pesquisa Industrial Anual - Empresa - PIA-Empresa, Pesquisa Anual de Comércio - PAC e Pesquisa Anual de Serviços - PAS). Para identificar os gastos do governo e das famílias relacionados à cultura, foram utilizadas as Estatísticas Econômicas das Administrações Públicas e a Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF, respectivamente. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD foi utilizada para obter as características das pessoas ocupadas no setor cultural.

A publicação traz considerações metodológicas, em que se destacam a descrição e a classificação das atividades econômicas direta ou indiretamente relacionadas à cultura e a sua correspondência com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0, informa as principais características das pesquisas utilizadas como fontes, e analisa os indicadores selecionados para a delimitação desse setor produtivo. A análise evidencia os aspectos econômicos da produção de bens e serviços culturais, os gastos realizados pelas famílias com o consumo cultural, as despesas orçamentárias do governo com a administração, a operação e o suporte dos órgãos de cultura no País, bem como o perfil socioeconômico da população ocupada em atividades culturais. A publicação inclui ainda um glossário com os conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados.

O CD-ROM que acompanha a publicação reproduz o volume impresso e traz, complementarmente, os coeficientes de variação associados às estimativas ora divulgadas.

Principais resultados - 2007-2010

Nenhum conteúdo disponível para exibição

Quadros sintéticos - 2007-2010

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Microdados - 2007-2010

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Informações técnicas

    Considerações metodológicas sobre a pesquisa podem ser obtidas no capítulo Notas técnicas de suas publicações de resultados.

    Séries históricas

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Microdados

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Portaria de precedência

    Downloads

    Conceitos e métodos - 2007-2010

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Calendário


    Publicações - 2007-2010

    Notícias e releases

    Não há nenhuma notícia vinculada a este produto.

    Material de apoio

    Nenhum material de apoio cadastrado para esse item

    Erramos

    Nenhum conteúdo disponível para exibição