Pesquisa Anual de Comércio - PAC

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O que é

A Pesquisa Anual de Comércio - PAC constitui uma importante fonte de dados setoriais para compreender o comportamento do mercado sob a lógica da oferta, uma vez que as atividades comerciais empregam significativa parcela da população e contribuem, em grande medida, para a composição do Produto Interno Bruto – PIB.

Para a PAC 2015, o IBGE apresenta um informativo sobre os principais resultados da pesquisa, contemplando, entre outros aspectos, dados sobre pessoal ocupado; salários, retiradas e outras remunerações; receitas; produtividade do trabalho; e taxa de margem de comercialização. Esses resultados, cabe destacar, têm por base a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0. Para tanto, inicialmente é apresentada uma comparação entre a estrutura produtiva do setor empresarial do comércio brasileiro em 2007 e 2015, posteriormente são identificadas as principais atividades de seus segmentos – comércio de veículos automotores, peças e motocicletas; comércio por atacado; e comércio varejista – e, por fim, é efetuada uma avaliação regional do comportamento das atividades dos setores comerciais.

As notas técnicas, com considerações metodológicas sobre a pesquisa, o plano tabular completo da PAC, por divisões, grupos e classes de atividade, segundo as Grandes Regiões e as Unidades da Federação, bem como os resultados referentes às empresas comerciais com 20 ou mais pessoas ocupadas, abarcando o período de 2013 a 2015, podem ser encontrados em conjunto com as informações ora divulgadas. Os resultados retrospectivos possibilitam identificar algumas das transformações ocorridas na estrutura produtiva do setor comercial nesse período.

O conjunto dessas informações constitui a mais completa fonte de estatísticas sobre a estrutura produtiva do setor empresarial do comércio no Brasil, fornecendo aos órgãos das esferas governamental e privada subsídios para o planejamento e a tomada de decisões, e aos usuários em geral, informações para estudos setoriais mais aprofundados.

Publicado em 18/09/2017 às 14:37
Atualizado em 22/12/2017 às 11:30

Principais Resultados - 2015

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Publicado em 18/09/2017 às 14:37
Atualizado em 22/12/2017 às 11:30

Tabelas - 2015

Tabelas Completas

Tabelas completas (em formato xls)

 

 

 

Tabelas completas (em formato ods)

 

 

Publicado em 18/09/2017 às 15:25

Notas Técnicas - 2015

2015 Pesquisa Anual de Comércio

Acesse a publicação com as notas técnicas para visualizar o conteúdo no endereço abaixo:

https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=755 

Publicado em 31/07/2017 às 13:20
Atualizado em 20/09/2017 às 13:08

Séries históricas

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Publicado em 07/04/2017 às 13:36

Microdados - 2015

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Conceitos e métodos - 2015

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Objetivo

A Pesquisa Anual de Comércio - PAC tem por objetivo descrever as características estruturais básicas do segmento empresarial do comércio atacadista e varejista no País e suas transformações no tempo. Para tanto, pretende-se: · Construir um sistema de informações que propicia a elaboração de estimativas de valor adicionado, emprego, salários e formação bruta de capital fixo, que são os investimentos (aquisições e baixas do ativo imobilizado) em níveis detalhados da classificação de atividades. . Fornecer as informações necessárias ao tratamento dos segmentos produtivos cobertos pela pesquisa no Sistema de Contas Nacionais; · Atualizar o Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) do IBGE nos segmentos das atividades de comércio cobertas pela pesquisa, sobretudo no que diz respeito à Classificação Nacional de Atividades (CNAE 2.0); · Servir como núcleo básico de um sistema mais amplo de informações sobre os segmentos pesquisados, a ser construído através de novas pesquisas e/ou suplementos.

Tipo de operação estatística

Pesquisa de empresas

Tipo de dados

Dados de pesquisa por amostragem probabilística

Periodicidade de divulgação

Anual

Abrangência geográfica

Nacional

População-alvo

A unidade de investigação da PAC é a empresa juridicamente constituída, isto é, registrada no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda (CNPJ) e classificada como comercial pela predominância de receita, segundo o Cadastro Central de Empresas do IBGE -CEMPRE, que engloba o conjunto de atividades econômicas exercidas em uma ou mais unidades locais. As empresas são as unidades de decisão, de existência jurídica, que assumem obrigações financeiras e estão à frente das transações de mercado. Por outro lado, é sobre as empresas que recai a obrigatoriedade dos registros contábeis, balanços etc. Portanto, a empresa constitui a unidade adequada tanto para as análises dos comportamentos dos agentes econômicos como para a investigação estatística. Por unidade local, entende-se o espaço físico, geralmente uma área contínua, no qual uma ou mais atividades econômicas são desenvolvidas, correspondendo, na maioria das vezes, a cada endereço de atuação da empresa.

Metodologia

A PAC é uma pesquisa realizada com base na técnica de amostragem aleatória estratificada simples. O cadastro básico de seleção da PAC é obtido a partir do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, cuja gestão está sob a responsabilidade da Gerência do Cadastro Central de Empresas do IBGE. A identificação de unidades ativas na pesquisa considera o número de pessoas ocupadas, informado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, do Ministério do Trabalho e Previdência Social, na determinação do porte da empresa na seleção da amostra. As fontes principais de dados que atualizam anualmente o CEMPRE são as pesquisas por empresas do IBGE e os registros administrativos do Ministério do Trabalho, em particular, a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS e o CAGED. A cada ano, é extraído do CEMPRE o cadastro básico de seleção da PAC, composto pelo universo das empresas comerciais. O cadastro da PAC 2015 refere-se à situação das empresas informadas na RAIS 2014, no CAGED dos meses de janeiro a dezembro de 2015 e nas pesquisas por empresas do IBGE de 2014.
Técnica de coleta:
CASI - Questionário eletrônico autopreenchido, PAPI - Entrevista pessoal com questionário em papel

Temas

Temas e subtemas
Comércio, Estatísticas econômicas setoriais
Principais variáveis
. pessoal ocupado;
· salários, retiradas e outras remunerações;
· receita bruta ;
· receitas líquidas de revenda;
· despesas financeiras;
. despesas operacionais;
· compras;
· estoques;
· custo das mercadorias revendidas;
· aquisições e produção própria realizada no ativo imobilizado.

Unidades de informação

Unidade de investigação
Empresa
Unidade de análise
Empresa
Unidade informante
Empresa.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2015 a 31/12/2015
Ano - 01/01/2015 a 31/12/2015
Data - 31/12/2015 a 31/12/2015
Trimestre - 01/04/2015 a 30/06/2015
Trimestre - 01/01/2015 a 31/03/2015
Trimestre - 01/07/2015 a 30/09/2015
Trimestre - 01/10/2015 a 31/12/2015
Data - 31/12/2014
Data de início da coleta
02/05/2016
Data do fim da coleta
31/10/2016

Disseminação

Formas de disseminação
Banco de Dados Agregados - SIDRA, Publicação Digital (on line)
Nível de desagregação geográfica
Unidade da Federação
Nível de divulgação
Os resultados estão organizados em 23 tabelas, disponibilizadas apenas no portal, da seguinte forma: • Tabelas 1 a 12 - Resultados do total das empresas comerciais no Brasil para o ano de referência e tabelas de confronto entre o ano de referência e o ano anterior para todas as empresas comerciais segundo divisões, grupos e classes de atividade. Além disso, são apresentados também dados gerais das empresas comerciais, segundo as Grandes Regiões, Unidades da Federação de atuação das empresas, por divisões e grupos de atividades; e • Tabelas 13 a 23 - Resultados das empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas, segundo divisões, grupos e classes de atividade.

Instrumentos de coleta

Histórico

A Pesquisa Anual de Comércio - PAC foi implantada em 1988 (ano de referência da primeira pesquisa), com o objetivo de suprir a carência de informações sobre o setor comercial nos períodos intercensitários, uma vez que o último Censo Econômico foi realizado em 1985. A PAC até 1990 buscava representar um universo estimado de 800 mil empresas, sendo um levantamento por amostragem, que investigava cerca de 60 mil empresas, representativa de todas as Unidades da Federação e Grupos de atividades econômicas.
Em função de problemas de ordem orçamentária, a pesquisa não foi realizada em 1991, sendo retomada em 1992 em um formato bastante reduzido, que permaneceu até 1995. A definição desse novo formato foi feita com base em vários estudos nos quais se definiu a alternativa que implicava a retirada das micro e pequenas empresas da amostra. As empresas investigadas representavam cerca de 80% da Receita Total, 60% dos Salários e 50% do Pessoal Ocupado. Em 1996, a pesquisa passou por um processo de reformulação, buscando adaptá-la à nova realidade do setor e atender de forma mais satisfatória as demandas dos usuários, retornando assim ao seu projeto original de representar o universo das empresas comerciais, por Unidades da Federação e classificação de atividades.
Em 2007, com a entrada em vigor da CNAE 2.0, os resultados da pesquisa foram publicados na versão anterior da classificação de atividades, para encerrar a série na CNAE 1.0, e na nova versão, dando início a nova série.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/dthPesquisa.aspx?codPesquisa=PB

Calendário

Próximas divulgações

Nenhuma divulgação futura


Divulgações anteriores

Operação estatísticaData da divulgação
Pesquisa Anual do Comércio
Período de referência: 2015
24/08/2017

Publicações - 2015

Material de apoio

Nenhum material de apoio cadastrado para esse item

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