Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PPM - Pesquisa da Pecuária Municipal

Sobre - 2022

A Pesquisa da Pecuária Municipal - PPM investiga, anualmente, informações sobre os efetivos das espécies animais criadas e as produções de leite, ovos de galinha e de codorna, mel de abelha, lã bruta, casulos do bicho-da-seda, além da aquicultura (piscicultura, carcinicultura e malacocultura), constituindo, assim, a principal fonte de estatísticas desse segmento econômico.

Com o lançamento deste informativo, o IBGE apresenta comentários gerais sobre os principais resultados da PPM relativos a 2022, em que se destacam a distribuição espacial dos principais rebanhos e produtos de origem animal no território, por Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios, sua participação relativa no valor total das produções regional e nacional, bem como os fatores considerados de maior influência nos resultados. Outras estatísticas do IBGE sobre o tema e informações provenientes da Secretaria de Comércio Exterior - Secex, do então Ministério da Economia, enriquecem as análises apresentadas, fornecendo um amplo panorama da pecuária brasileira.

O IBGE disponibiliza ainda o plano tabular completo da PPM no Sistema IBGE de Recuperação Automática - Sidra, que possibilita a construção de tabelas para todos os níveis de divulgação da pesquisa – Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões e Microrregiões Geográficas, e Municípios.

Outros dados estruturais sobre o tema são investigados no Censo Agropecuário, enquanto o acompanhamento conjuntural, por meio de pesquisas mensais, trimestrais e semestrais também realizadas pelo Instituto.

Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Pesquisas agropecuárias, da Série Relatórios Metodológicos.

Principais resultados - 2022

#tabelasidra201710513459360

#tabelasidra2017105134612925


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Tabelas - 2022

Efetivos dos rebanhos

Tabela 1 - Efetivo dos rebanhos, por tipo de rebanho, segundo o Brasil, as Grandes Regiões e as Unidades da Federação

Efetivo dos rebanhos, por tipo de rebanho, segundo a Unidade da Federação, suas Mesorregiões, Microrregiões e Municípios:

Tabela 3 - Efetivo dos rebanhos nos últimos 5 anos do Brasil, das Grandes Regiões e das Unidades da Federação, segundo o tipo de rebanho

 

Produção da aquicultura

Tabela 4 - Produção da aquicultura do Brasil, das Grandes Regiões e das Unidades da Federação, segundo o tipo de produto da aquicultura

Tabela 5 - Produção da aquicultura, por tipo de produto, segundo o Brasil, as Grandes Regiões e as Unidades da Federação

 

Produção de origem animal

Tabela 6 - Produção de origem animal do Brasil, das Grandes Regiões e das Unidades da Federação, segundo o tipo de produto de origem animal

Tabela 7 - Produção de origem animal, por tipo de produto, segundo o Brasil, as Grandes Regiões e as Unidades da Federação

 

Vacas ordenhadas

Tabela 8 - Vacas ordenhadas, segundo o Brasil, as Grandes Regiões e as Unidades da Federação

 

Ovinos tosquiados

Tabela 9 - Ovinos tosquiados, segundo o Brasil, as Grandes Regiões e as Unidades da Federação


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Conceitos e métodos - 2022

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
Obter informações sobre os efetivos das espécies animais criadas e dos produtos da pecuária e aquicultura em todos os municípios do País.
Tipo de operação estatística
Pesquisa de pecuária e aquicultura
Tipo de dados
Dados de pesquisa subjetiva
Periodicidade de divulgação
Anual
População-alvo
Município

Metodologia

Âmbito:
No levantamento dos dados da Pesquisa da Pecuária Municipal, são considerados, para cada espécie animal ou produto pesquisado, as peculiaridades regionais, os órgãos envolvidos no setor da pecuária, os aspectos zootécnicos (raças e técnicas de criação) e ainda os recursos existentes em cada município para a realização da coleta.
As variáveis investigadas são levantadas em toda a área geográfica no município. Isso significa que além dos estabelecimentos agropecuários consideram-se também os estabelecimentos militares, coudelarias particulares ou jóqueis-clubes e quaisquer criações particulares mantidas por pessoa física ou jurídica em imóveis das zonas urbana, suburbana ou rural.

Coleta e Fontes:
A metodologia da coleta de dados baseia-se em um sistema de fontes de informações mantidas em caráter permanente, de forma a permitir um acompanhamento dos fenômenos ocorridos durante todo o ano civil.
Para as informações sobre bovinos consideram-se, entre outros, os dados sobre a Campanha da Febre Aftosa no município, mediante contatos com as Inspetorias ou Postos Veterinários responsáveis por este trabalho. Mesmo que a campanha atinja todos os estabelecimentos agropecuários da região investigada, sabe-se que os dados sobre os bovinos vacinados não representam exatamente os efetivos existentes. Ainda assim, tais informações servem de valioso subsídio à investigação.
Para a produção de leite, consideram-se as quantidades comercializadas de origem do município, em postos e usinas de beneficiamento e indústrias de laticínios; pesquisa-se também a retenção média de leite para autoconsumo dos estabelecimentos produtores e o leite comercializado diretamente a consumidores, que não sofreram resfriamento ou pasteurização.
Quanto aos suínos, obtêm-se dados da Campanha de Vacinação da peste suína (tradicional ou africana), sobre animais doentes e sacrificados no município, registrados por órgãos oficiais, informações de granjas especializadas na criação de suínos, de matadouros, indústrias e frigoríficos que trabalham com produtos suínos, e de órgãos de assistência técnica e assistência sanitária ao rebanho. Estas são as fontes mais importantes de informação.
Para aves, consideram-se as granjas avícolas existentes no município, as cooperativas de produtores, o comércio de aves e ovos e, ainda, os abatedouros.
Os dados referentes a mel de abelha são obtidos nas cooperativas de produtores e nas associações.
As informações sobre casulos do bicho-da-seda são obtidas diretamente com os produtores, pois como se trata de um número pequeno de informantes, o agente mantém um cadastro baseado no Censo Agropecuário.

Data e período de referência:
O efetivo dos rebanhos tem como data de referência o dia 31 de dezembro do ano de referência.
A produção pecuária e aquicultura tem como referência o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano de referência.
Técnica de coleta:
Consulta a especialistas ou registros, PAPI - Entrevista pessoal com questionário em papel

Temas

Temas e subtemas
Estatísticas econômicas setoriais, Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura
Principais variáveis
- Efetivo da pecuária: bovinos; suínos; matrizes de suínos; galináceos, galinhas; bubalinos; equinos; caprinos; ovinos; codornas.
- Produção de origem animal: leite, ovos de galinha, mel, lã, casulos do bicho-da-seda; além da quantidade de vacas ordenhadas e ovinos tosquiados no ano.
- Produção da aquicultura - carpa; curimatã, curimbatá; dourado; jatuarana, piabanha e piracanjuba; lambari; matrinxã; pacu e patinga; piau, piapara, piauçu e piava; pintado, cachara, cachapira e pintachara, surubim; pirapitinga; pirarucu; tambacu, tambatinga; tambaqui; tilápia; traíra e trairão; truta; tucunaré; outros peixes; alevinos; camarão; larvas e pós larvas; ostras, vieiras e mexilhões; sementes de moluscos.
- Preço médio pago ao produtor: dos produtos de origem animal levantados.
- Valor da produção da aquicultura - outros animais da aquicultura (rã, jacaré, siri, caranguejo, lagosta, etc.).

Unidades de informação

Unidade de investigação
Município
Unidade de análise
Município
Unidade informante
Pessoa, Empresa, Estabelecimento, Órgão da Administração Pública, Entidade sem fins lucrativos.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2022 a 31/12/2022
Data - 31/12/2022
Data de início da coleta
01/01/2023

Disseminação

Formas de disseminação
Banco de Dados Agregados - SIDRA, Publicação Digital (online), Publicação impressa, Banco Multidimensional de Estatísticas - BME
Nível de desagregação geográfica
Município
Nível de divulgação
A divulgação dos dados é feita em nível Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões Geográficas e Municípios.

Instrumentos de coleta

Histórico

Esta pesquisa originou-se da pesquisa "Pecuária, Avicultura e Sericicultura", iniciada no Ministério da Agricultura em 1945. As informações foram levantadas pelos Agentes Municipais de Coleta do IBGE, cabendo ao Ministério da Agricultura a elaboração dos questionários, a apuração, a crítica e divulgação dos resultados. As informações relativas ao ano de 1971 e 1972 não estão disponíveis por não terem sido divulgadas pelo Ministério da Agricultura.
Em 17/01/74, pelo Decreto nº 73.482, o IBGE passou a responsabilizar-se por todas as fases da pesquisa. A pesquisa passou então a denominar-se "Produção da Pecuária Municipal". Até 1980, as variáveis pesquisadas para bovinos eram: rebanho bovino, vacas ordenhadas, leite de vaca, utilização predominante da criação (corte ou leite), touro reprodutor, boi de trabalho, boi para corte, novilho para corte, vaca leiteira, vaca de cria, vaca velha, novilha, bovino (entre 1 e 2 anos), bovino (menor de 1 ano) e leite de vaca. Para suínos, eram levantadas até 1980 as seguintes variáveis: rebanho suíno, macho reprodutor, porca criadeira, leitões e outros porcos e porcas. Para galináceos, levantava-se o efetivo de galinhas, juntamente com galos, frangas, frangos e pintos. A finalidade predominante (corte ou postura) dos galináceos constou até 1980, bem como ovos de outras aves (patas, marrecas, gansas e peruas).
Em 1981, as principais mudanças ocorridas no questionário referiram-se à classificação do rebanho bovino que passou a coletar informações para as classes: menores de 1 ano, de 1 a menos de 2 anos e de 2 anos e mais (touros reprodutores, vacas e outros). Já os suínos, passaram a ter as informações coletadas segundo as classes: menores de 6 meses e de 6 meses e mais.
A partir de 1989, a pesquisa foi renomeada como "Pesquisa da Pecuária Municipal", tendo sido modificado o questionário em seu conteúdo. As principais alterações introduzidas foram com relação ao rebanho bovino, que passou a ser investigado por uma classe única; os suínos, que passaram a ter a coleta pelas seguintes categorias: porcas criadeiras e outros porcos e porcas; e, finalmente, destaca-se que o levantamento dos preços médios pagos ao produtor das espécies animais foram abolidos.
Em 2013, o questionário foi novamento modificado, deixando de investigar os efetivos de asininos, coelhos e muares. A variável "porcas criadeiras" foi renomeada para "matrizes de suínos", e a "outros porcos e porcas" foi eliminada. Foi criada a variável "suínos", que engloba todo o efetivo desta espécie, incluindo as "matrizes de suínos". A variável "galos, frangos, frangas e pintos" foi substituída por "galináceos', que corresponde ao efetivo total desta espécie. Desse modo, ocorreu mudança nos ítens do questionário. Primeiramente, pergunta-se para suínos e galináceos, o efetivo total dessas espécies e depois os efetivos de "matrizes de suínos" e de "galinhas". A pesquisa inclui a produção de animais aquáticos em cativeiro - aquicultura - tanto de água doce ou salgada, em áreas particulares ou públicas.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/PP

Publicações - 2022

O que é

Investiga informações sobre os efetivos das espécies animais criadas e os produtos da pecuária, tendo como unidade de coleta o município

A Pesquisa da Pecuária Municipal - PPM teve início no Ministério da Agricultura em 1945. Suas informações eram levantadas pela Rede de Coleta do IBGE, cabendo ao Ministério a elaboração dos questionários, a apuração, a crítica e a divulgação dos resultados. Com a publicação do Decreto n. 73.482, de 17.01.1974, o Instituto tornou-se responsável por todas as fases da pesquisa a partir daquela data, bem como pelos demais inquéritos estatísticos relacionados ao setor agropecuário. As estatísticas relativas aos anos de 1971 e 1972, porém, não estão disponíveis por não terem sido divulgadas pelo Ministério. Até 1980, as variáveis investigadas eram, basicamente, a quantidade de animais existentes em 31.12, a produção dos principais produtos primários da pecuária e o preço médio anual unitário. Em 1981 e 1989, ocorreram modificações no questionário da pesquisa visando o aprimoramento de seu escopo. Em 2013, além de outros aprimoramentos realizados no questionário, passou a ser investigada, também, a produção da aquicultura, fruto de acordo entre o IBGE e o Ministério da Pesca e Aquicultura. A produção de peixes, camarões e moluscos, alevinos de peixes, larvas de camarão, sementes de moluscos, bem como o valor da produção de outros animais (rã, jacaré etc.) foram, assim, introduzidos no âmbito da PPM.

A pesquisa fornece informações sobre os efetivos da pecuária existentes no município na data de referência do levantamento, bem como a produção de origem animal, e o valor da produção durante o ano de referência. Os efetivos incluem bovinos, suínos, matrizes de suínos, galináceos, galinhas, codornas, equinos, bubalinos, caprinos e ovinos. A produção de origem animal, por sua vez, contempla a produção de leite, ovos de galinha, ovos de codorna, mel, lã bruta e casulos do bicho-da-seda; as quantidades de vacas ordenhadas e ovinos tosquiados; e a aquicultura, que engloba as produções da piscicultura, carcinocultura e malacocultura.

A periodicidade da pesquisa é anual. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões e Municípios.

Séries históricas

#seriehistorica201783144017110

#seriehistorica2017105135854749

 

Downloads

Informações técnicas

Metodologia da pesquisa (Série Relatórios Metodológicos, v. 6) 

Metodologia da pesquisa (Série Relatórios Metodológicos, v. 3) 

As alterações ocorridas na pesquisa posteriormente à divulgação dos relatórios metodológicos são apresentadas sob a forma de Notas técnicas. Até 2016, essas notas constituem um capítulo próprio das publicações de resultados e, a partir de 2017, são divulgadas em separado. Para conhecê-las, consultar o seguinte endereço: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/agricultura-e-pecuaria/9107-producao-da-pecuaria-municipal.html?=&t=publicacoes

Notícias e Releases

Rebanhos e valor dos principais produtos de origem animal foram recordes em 2022

Em 2022, o rebanho bovino cresceu pelo quarto ano consecutivo e alcançou novo recorde da série histórica,...

21/09/2023

Em 2021, o rebanho bovino bateu recorde e chegou a 224,6 milhões de cabeças

Rebanho bovino bate recorde em 2021 e chega a 224,6 milhões de cabeças O rebanho bovino cresceu pelo...

22/09/2022

PPM 2020: rebanho bovino cresce 1,5% e chega a 218,2 milhões de cabeças

Em 2020, o rebanho bovino nacional cresceu 1,5%, chegando a 218,2 milhões de cabeças, maior efetivo desde...

29/09/2021

Rebanho bovino cresce 1,5% e atinge 218,2 milhões de cabeças em 2020

O rebanho bovino cresceu pelo segundo ano consecutivo em 2020, após dois anos seguidos em queda, segundo...

29/09/2021

PPM 2019: após dois anos de queda, rebanho bovino cresce 0,4%

O rebanho bovino nacional voltou a se recuperar após dois anos consecutivos de queda. Com leve alta (0,4%)...

15/10/2020

Rebanho bovino tem leve alta em 2019, após dois anos seguidos de quedas

O rebanho bovino voltou a crescer em 2019, após dois anos consecutivos em queda, segundo a Pesquisa da...

15/10/2020

PPM 2018: rebanho bovino diminui e produtividade nacional de leite ultrapassa 2 mil litros por animal ao ano

O efetivo de bovinos registrou em 2018 a segunda queda consecutiva (-0,7%), totalizando 213,5 milhões...

20/09/2019

Rebanho bovino reduz em 2018, em ano de crescimento do abate e exportação

Todos os efetivos animais brasileiros cresceram em 2018, exceto o rebanho bovino, que diminuiu 0,7%,...

20/09/2019

PPM 2017: Rebanho bovino predomina no Centro-Oeste e Mato Grosso lidera entre os estados

Em 2017, o efetivo de bovinos no país foi de 214,9 milhões de cabeças, redução de 1,5% frente a 2016....

27/09/2018

Polo de criação de peixes gera emprego e transforma vidas

A ausência de litoral em nove estados brasileiros não impede a produção e consumo de peixes, no caso...

27/03/2018

Ver mais notícias

Erramos