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Gestora da GRE PE SUL visita Casa Brasil IBGE SUDENE e destaca potencial do portal IBGEeduca

Gestora da GRE PE SUL visita Casa Brasil IBGE SUDENE e destaca potencial do portal IBGEeduca

A Casa Brasil IBGE SUDENE recebeu a visita de Viviane da Silva Gomes, gerente regional da GRE PE SUL, com o objetivo de conhecer os dados gerados pelas pesquisas do IBGE, em especial os conteúdos disponíveis no portal IBGEeduca. A visita buscou fortalecer a colaboração entre as políticas educacionais da rede estadual e os produtos de informação produzidos pelo IBGE.

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Vista do auditório da Casa Brasil IBGE SUDENE – Viviane da Silva Gomes, gerente regional da GRE PE SUL, e Marcia Carneiro, IBGE - Foto: Luciana Azevedo

Durante o encontro, foram apresentados o portal IBGEeduca e o portal institucional do IBGE. O portal IBGEeduca é uma plataforma digital desenvolvida para apoiar o processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Voltado a professores, estudantes, gestores e famílias, o site disponibiliza conteúdos relacionados ao letramento estatístico, geográfico, ambiental e cartográfico. Entre os materiais disponíveis estão atividades didáticas, jogos educativos, mapas, infográficos, textos explicativos, vídeos e glossários, que podem ser aplicados em diferentes áreas do conhecimento.

O portal institucional do IBGE reúne as pesquisas estatísticas e geocientíficas realizadas pelo órgão, como Censos, pesquisas econômicas, estudos populacionais, mapas, bases cartográficas e indicadores sociais e ambientais. Essa base de dados está disponível para consulta pública e serve de apoio à formulação de políticas públicas, estudos acadêmicos e ações educativas.

A gestora foi recebida por representantes da equipe da Casa, onde teve acesso ao conteúdo dos portais e conheceu parte do acervo histórico do instituto, como o Censo de 1920, notas estatísticas sobre o estado de Pernambuco de 1948 e a publicação de 1903 sobre palmeiras brasileiras.

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Viviane da Silva Gomes (ao centro), gerente regional da GRE PE SUL e Gabriela Alves Isabel (à direita) e Marcia Carneiro (à esquerda), da Casa Brasil IBGE SUDENE - Foto: Luciana Azevedo

Viviane destacou a importância do portal IBGE Educa como ferramenta para a formação de estudantes da educação básica. “O site impacta pela própria informação que oferece, ajudando os jovens a entenderem seu lugar no mundo, a ideia do pertencimento tão discutida na área educacional. Ele não está em um 'entre-lugar', mas sim faz parte de uma identidade que é revelada através das informações coletadas pelo IBGE, refletindo sua raça, localidade e comunidade. Isso é impactante, pois as informações não são apenas números; elas falam sobre as realidades das famílias e suas necessidades. E o mais importante é como trabalhamos isso nas diversas disciplinas. O professor de Geografia pode integrar dados geográficos, o professor de Matemática pode explorar estatísticas, e o professor de Língua Portuguesa pode desenvolver habilidades de leitura e interpretação com tabelas e gráficos. O site oferece uma diversidade de metodologias ativas que vão além da decoreba do passado; ele propõe uma reflexão crítica que permite aos alunos gerar novos discursos e compreender melhor sua realidade”, afirmou.

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Biblioteca da Casa Brasil IBGE SUDENE e obras raras do IBGE. Da direita para a esquerda: Ana Yasmim de Figueiredo Silva (colaboradora da SUDENE), Marcia Carneiro (Casa Brasil IBGE SUDENE) e Viviane da Silva Gomes, gerente regional da GRE PE SUL - Foto: Luciana Azevedo

Com uma rede formada por cerca de 82 escolas, 3.000 professores e aproximadamente 46.000 alunos, a GRE PE SUL busca estratégias que aprimorem o processo de ensino e aprendizagem por meio da integração de dados oficiais aos conteúdos escolares. A presença da gestora na Casa Brasil IBGE SUDENE reforça o interesse institucional em construir cooperações com foco na utilização de dados públicos como instrumentos pedagógicos.

A fala de Viviane, especialmente em relação às escolas prisionais e centros de educação de jovens e adultos, trouxe uma perspectiva sobre a aplicação das informações do IBGE em contextos diversos. Considerando essa visão, o projeto de divulgação das estatísticas, dados geocientíficos e estudos realizados pelo instituto pode alcançar ambientes educacionais que enfrentam desafios específicos. Ao levar essas informações para esses espaços, promove-se uma abordagem que fortalece a compreensão sobre a sociedade, estimula o pensamento crítico e contribui para a valorização da identidade dos estudantes.

Ao apresentar os dados do IBGE de forma acessível e contextualizada, é possível contribuir para que esses estudantes compreendam melhor a sociedade em que vivem, suas origens e os desafios que enfrentam, fomentando um senso de pertencimento e a capacidade de análise crítica. Essa abordagem, alinhada à ideia de "apropriação de dados que podem gerar mudanças significativas", como mencionou Viviane, é fundamental para promover a consciência sobre a realidade do país e incentivar transformações positivas, mesmo em contextos desafiadores.

A iniciativa da Casa Brasil IBGE SUDENE, ao abrir espaço para esse diálogo, busca ampliar o acesso aos dados públicos e fomentar a formação de professores e alunos da rede pública. A colaboração com a GRE PE SUL contribui para integrar informações estatísticas e geocientíficas às práticas pedagógicas, ampliando o uso dos recursos disponíveis nos portais do IBGE.