Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE disponibiliza versão 2.3 das subclasses da Classificação Nacional de Atividades Econômicas

O IBGE disponibiliza através do sistema de busca on-line "Pesquisa CNAE", a versão 2.3 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - Subclasses para uso da administração pública (CNAE Subclasses 2.3).

A CNAE é um instrumento essencial na organização dos sistemas de informação dos agentes econômicos. Ela busca padronizar a forma com que os diferentes órgãos do País classificam as unidades econômicas segundo suas atividades.

Nova versão passa a ter 1.332 subclasses.

A CNAE-Subclasses é uma classificação derivada da CNAE hierarquizada em cinco níveis – seções, divisões, grupos, classes e subclasses. Ela é igual à CNAE até o quarto dígito (classe). O quinto nível, de subclasses, corresponde ao detalhamento usado para a identificação econômica das unidades de produção em cadastros e registros da administração pública, nas três esferas de governo.

A definição das subclasses leva em consideração as necessidades da administração pública na identificação mais particularizada da atividade econômica.

Na versão anterior (2.2), em vigor desde 2015, a CNAE Subclasses possuía 21 seções, 87 divisões, 285 grupos, 673 classes e 1.329 subclasses. A estrutura atual da versão 2.3, aprovada e divulgada pela Resolução CONCLA nº 02, de 20 de novembro de 2018, e altera somente o quinto nível da classificação, mantendo-se o mesmo número de seções, divisões, grupos e classes e passando a ter 1.332 subclasses. Foram incluídas 9 (nove) subclasses, sendo que 6 (seis) subclasses foram excluídas e 1 (uma) mudou de denominação. A CNAE Subclasses 2.3 entrou em vigor em 01 de janeiro de 2019.

O sistema de busca on-line "Pesquisa CNAE" está disponível no seguinte endereço:
https://cnae.ibge.gov.br/

 

Diretoria de Pesquisas
7 de janeiro de 2019