Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Comunicados

O IBGE divulga hoje (28) a 2a. edição do Relatório Metodológico sobre o Modelo hgeoHNOR2020 para Conversão de Altitudes Geométricas em Altitudes Normais


Esta segunda edição do relatório metodológico do hgeoHNOR2020, a exemplo da anterior, apresenta as bases conceituais que orientaram o desenvolvimento do modelo, a partir da mudança da tipologia das altitudes de alta precisão do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), em 2018. Naquele momento, o Banco de Dados Geodésicos (BDG) passou a disponibilizar altitudes físicas do tipo normal, para todas as estações altimétricas do SGB -- as chamadas Referências de Nível, ou RRNN --, em substituição às antigas altitudes normais-ortométricas.

No relatório do hgeoHNOR2020, também são apresentados os detalhes de sua elaboração e avaliação -- com base nas estações de conexão GNSS-nivelamento, denominadas SAT-RN --, e o serviço de cálculo disponibilizado no portal do IBGE que facilita a utilização do modelo pela comunidade técnico-científica interessada. Em complemento, são também apresentados detalhes adicionais sobre o modelo, com base no conteúdo de consultas efetuadas sobre a sua utilização submetidas à Coordenação de Geodésia do IBGE após sua divulgação.

O lançamento do modelo hgeoHNOR2020, em 2021, significou um passo fundamental e inédito do IBGE para o refinamento dos resultados da conversão das altitudes obtidas por meio de sistemas de satélites como o GPS. Conhecidas como altitudes geométricas ou elipsoidais, elas não representam, adequadamente, o escoamento de massas por gravidade, como o fluxo de água em grandes canais de irrigação ou em planícies costeiras, e devem, obrigatoriamente, ser convertidas para as chamadas altitudes físicas, por serem inequivocamente relacionadas ao campo da gravidade terrestre. No Brasil, elas vêm sendo obtidas pelo IBGE, desde 1945, como resultado das medições de nivelamento geométrico entre as RRNN da Rede Altimétrica de Alta Precisão (RAAP).

O modelo hgeoHNOR2020 fornece o fator para obtenção de altitudes físicas a partir de altitudes geométricas, de forma consistente com as altitudes normais das RRNN do IBGE, resultantes do Reajustamento da Rede Altimétrica com Números Geopotenciais (REALT-2018), trazendo significativos benefícios para as atividades em que o posicionamento vertical é realizado mediante a utilização de sistemas de satélites.

A 2a. edição do relatório do hgeoHNOR2020 pode ser obtida aqui. O serviço de cálculo com o modelo está disponível aqui.


Diretoria de Geociências
28 de novembro de 2023



Voltar para os comunicados