Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Comunicados

IBGE divulgará, em 23 de junho, como Estatísticas Experimentais, a Evolução dos Indicadores de Qualidade de Vida no Brasil com base na Pesquisa de Orçamentos Familiares


O IBGE divulgará, às 10 horas do dia 23 de junho, a publicação Evolução dos Indicadores de Qualidade de Vida no Brasil com base na Pesquisa de Orçamentos Familiares, que apresenta a evolução da qualidade de vida no Brasil, tomando como base as informações das duas últimas edições da POF. Com os dados de 2008-2009 e de 2017-2018, são calculados indicadores multidimensionais que, em conjunto, informam sobre as perdas de qualidade e o desempenho socioeconômico nos dois momentos do tempo.

O índice de perda de qualidade de vida (IPQV) mensura as perdas das pessoas com base nas seis dimensões: Moradia; Acesso aos serviços de utilidade pública; Saúde e alimentação; Educação; Acesso aos serviços financeiros e padrão de vida, e Transporte e lazer. As análises relacionadas à evolução desse indicador são apresentadas por recortes geográficos e por outras características dos moradores. O índice de desempenho socioeconômico (IDS) permite avaliar de que modo tais perdas afetam o desenvolvimento do conjunto da sociedade, considerando o Brasil e as Unidades da Federação. As análises são ilustradas por meio de tabelas e gráficos.

Essas estatísticas são classificadas como experimentais e devem ser usadas com cautela, pois são estatísticas novas que ainda estão em fase de teste e sob avaliação.


Diretoria de Pesquisas
18 de maio de 2023 (Atualizado em 19 de junho de 2023)



Voltar para os comunicados