Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Comunicados

Com a coleta concluída na TI Yanomami, Censo já registra 1.652.876 pessoas indígenas em todo o país


O IBGE informa que a coleta de dados do Censo Demográfico já registra em todo o país, até a data de hoje, 1.652.876 pessoas indígenas.

Esse número é preliminar, devendo passar pela etapa de tratamento estatístico posterior à coleta de dados, podendo crescer até a divulgação dos primeiros resultados definitivos na primeira semana de maio.

Na Terra Indígena Yanomami, que é formada por parte dos estados de Roraima e Amazonas, a coleta foi concluída. Foram recenseadas 16.864 pessoas indígenas em Roraima e 10.280 pessoas indígenas no Amazonas, totalizando hoje 27.144 pessoas indígenas.

Esse total de 27.144 inclui 5.600 indígenas recenseados em áreas mais remotas com apoio de agentes e helicópteros da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A operação envolveu os ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Defesa, dos Povos Indígenas e da Saúde, além do Ministério do Planejamento e Orçamento, responsável pela coordenação dos trabalhos. As instituições do governo federal vinculadas aos ministérios (PRF, Sesai, Funai, Forças Armadas) contaram, ainda, com o apoio do governo de Roraima.


Comunicação do IBGE
03 de abril de 2023



Voltar para os comunicados