Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Comunicados

IBGE divulgará, em 25 de novembro, as Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil 2021


O IBGE divulgará, às 10 horas do dia 25 de novembro, as Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil 2021, fornecendo os indicadores de mortalidade que seriam esperados caso o País não tivesse passado pela pandemia de COVID-19.

A publicação das Tábuas de Mortalidade no Diário Oficial da União é feita pelo IBGE desde 1999, em cumprimento ao Decreto Presidencial nº 3.266, de 29 de novembro daquele ano. As Tábuas de Mortalidade são calculadas a partir de projeções populacionais, baseadas nos dados dos Censos Demográficos. Essa metodologia, adotada pelo instituto desde 1991, é recomendada pelos organismos de cooperação internacional e reconhecida pelos usuários de nossos dados demográficos, incluindo órgãos públicos das três esferas de governo e as principais instituições acadêmicas do País.

Após a divulgação dos resultados de cada Censo Demográfico, o IBGE elabora novas tábuas de mortalidade projetadas. As últimas tábuas foram construídas e projetadas a partir dos dados de 2010, ano de realização da última operação censitária no Brasil. Da mesma forma, um novo conjunto de tábuas de mortalidade será elaborado após a publicação dos resultados do Censo Demográfico 2022, quando o IBGE terá uma população mais precisa exposta ao risco de falecer e dos óbitos observados na última década.

Diretoria de Pesquisas
18 de novembro de 2022



Voltar para os comunicados