Comunicados

O IBGE divulgará no dia 11 de dezembro 2020 terceiro volume da Pesquisa Nacional de Saúde 2019 - Características, relações e condições de trabalho e apoio social

22/10/2020

Em parceria com a Organização Internacional do Trabalho - OIT (International Labour Organization - ILO), foi desenvolvido um módulo sobre relações de trabalho, que investiga as condições laborais que impactam a saúde do trabalhador, tais como coerção, trabalho involuntário e exposição a condições degradante, e tem como principal objetivo identificar as pessoas que estavam em situação de trabalho forçado. Foram utilizados os conceitos internacionais e as diretrizes sobre mensuração de trabalho forçado da 20ª Conferência Internacional de Estatísticos do Trabalho – CIET (OIT, 2018a). Estes dados estão classificados como experimentais.

Além disso, também associado ao tema trabalho, para os moradores ocupados, a PNS 2019 investigou informações adicionais sobre esta ocupação, tais como: o tempo gasto com deslocamento, trabalho noturno, regimes ininterruptos (24 horas seguidas) e exposição a fatores de riscos a saúde.

Outra tema divulgado e importante, com efeitos indiretos sobre a saúde de um indivíduo, é sobre a rede de apoio social das pessoas ocupadas, e sobre a prática de atividades em grupo, como trabalho voluntário, atividades físicas, movimentos sociais, dentre outras.



Diretoria de Pesquisas
22 de outubro de 2020



Voltar para os comunicados