Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Comunicados

Novo prazo para devolução de taxa de inscrição do concurso do Censo 2020 será entre 26 e 30/10/2020


O IBGE informa que os candidatos inscritos no concurso para o Censo 2020* que ainda não solicitaram ou não receberam a devolução do valor da taxa de inscrição deverão comparecer a uma agência do Banco do Brasil no período de 26 a 30/10/2020 para sacar o valor correspondente.

A devolução será feita por ordem bancária associada ao nome e ao CPF do candidato. Portanto, somente o próprio candidato poderá sacar o valor, mediante apresentação de documento oficial de identidade ou CPF. Caso haja inconsistência no CPF junto a Receita Federal, o saque pode não ser efetuado, assim como o cancelamento por óbito.

O valor poderá ser sacado em qualquer agência do Banco do Brasil no território nacional, exceto nas agências Estilo do Banco do Brasil. As ordens bancárias ficarão disponíveis para saque durante 5 (cinco) dias úteis, de 26 a 30/10/2020, e caso não sejam sacadas nesse período retornarão ao IBGE, ficando indisponíveis para saque até que os valores sejam reprocessados. O prazo para saque é um procedimento interno definido pelo Banco do Brasil Os valores somente serão devolvidos por meio de saque no Banco do Brasil. Não haverá outra forma de devolução durante o período informado.

Atenção: como os recursos estarão disponíveis somente por um prazo de 5 (cinco) dias úteis, orienta-se que os candidatos dirijam-se logo na data inicial à agência do Banco do Brasil mais próxima para efetuar o saque.

Cabe esclarecer que essa é a segunda ação realizada pelo IBGE para devolução do valor da taxa de inscrição do PSS do Censo 2020. A primeira ação de restituição foi realizada no período entre 19 de maio e 10 de agosto de 2020, quando foi disponibilizado o procedimento de devolução através do aplicativo Carteira Digital do Banco do Brasil.

Os canais de atendimento do IBGE, através do telefone 0800 721 8181 e do email ibge@ibge.gov.br, continuam à disposição dos interessados para mais informações e esclarecimentos.

* Processo Seletivo Simplificado - Editais nº 02 e 03/2020 – para as funções de Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador.



Diretoria Executiva
7 de outubro de 2020



Voltar para os comunicados