Comunicados

Nota Técnica - Sistema de Contas Nacionais Trimestrais

01/09/2020

Em função dos impactos singulares da pandemia de COVID 19 sobre as economias ao redor do mundo, a comunidade estatística internacional tem discutido e realizado recomendações de tratamentos específicos1 a serem feitos nesse momento, de acordo com a realidade de cada país e com sua disponibilidade de dados primários. Cumpre destacar que tratamento específico não configura mudança de metodologia.

Nas Contas Nacionais Trimestrais relativas ao segundo trimestre de 2020, onde os efeitos da COVID 19 foram evidenciados principalmente via restrição de locomoção e de funcionamento de algumas atividades, promovemos os tratamentos listados a seguir. Vale ressaltar que o pressuposto básico assumido, recomendado internacionalmente, é que uma hora de trabalho presencial é igual a uma hora de trabalho não presencial.

Os tratamentos foram:
Administração pública (excluindo saúde e educação): corte de serviços de instituições focadas em atender o público e sem possibilidade de atendimento online, como museus e parques, por exemplo. Tratamento no âmbito do governo federal.
Educação pública: crianças muito pequenas não tiveram o serviço prestado (creche). Ademais, no ensino superior utilizamos os dados do Ministério da Educação (MEC) de quantos alunos receberam o serviço.
Educação privada: crianças muito pequenas não tiveram o serviço prestado (creche).
Mercado de trabalho: A comparação dos resultados para o mercado de trabalho da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNADC e da PNAD-COVID19 mostrou tendências muito semelhantes, de modo que a PNADC continuou a ser usada como fonte primária. Continuaremos monitorando os resultados para o próximo trimestre.

Por fim, é importante mencionar que tudo que não foi mencionado acima não sofreu modificação, incluindo o procedimento de ajuste sazonal.


1 Vide textos nos links:
https://www.oecd.org/coronavirus/policy-responses/evaluating-the-initial-impact-of-covid-19-containment-measures-on-economic-activity-b1f6b68b/;
https://www.imf.org/en/Publications/SPROLLs/covid19-special-notes;
https://www.cepal.org/pt-br/topicos/estatisticas-economicas.



Diretoria de Pesquisas
1 de setembro de 2020



Voltar para os comunicados