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Comunicados

Devolução da taxa do Processo Seletivo Censo 2020


Prezados(as) Candidatos(as),

O IBGE iniciará a Devolução da taxa de inscrição do Processo Seletivo Simplificado para o Censo 2020 a partir do dia 19/05/2020.

Trata-se de ressarcimento referente a cancelamento do Processo Seletivo Simplificado - Editais nº 02 e 03/2020 - para as funções de Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador.
A devolução do valor correspondente ao do pagamento da taxa de inscrição para o Censo 2020 será efetivada por meio do aplicativo “Carteira Digital bB”, uma solução do Banco do Brasil.

Os candidatos que se inscreveram para mais de um cargo receberão os valores de forma consolidada.


Atenção!

Candidatos que se encontram numa das três situações abaixo deverão tomar providências adicionais para que possam receber a devolução do valor da taxa de inscrição.

1- Candidatos com dados inválidos na inscrição ou CPF com restrição na Receita Federal receberão o valor somente após regularização através do aplicativo indicado.

2- Candidatos menores de idade que fizeram a inscrição terão que indicar uma pessoa maior de idade para receber valor a ser devolvido.

3- Candidatos não habilitados a receber a devolução automaticamente deverão indicar banco, agência e conta para crédito.

O IBGE, através de sua central de atendimento telefônico, entrará em contato com os candidatos que se encontram nas situações citadas acima.

Já os candidatos que não possuem qualquer das pendências descritas ou que porventura já tenham regularizado sua situação poderão, a partir do dia 12/05, solicitar a devolução do valor da taxa de inscrição por meio do aplicativo “Carteira Digital bB”. Ou seja, os candidatos poderão iniciar o processo no dia 12/05 e aguardar o início das devoluções a partir de 19/05.

Seguem as instruções para acesso ao aplicativo e realização do procedimento para devolução do valor:

1. Baixar, em smartphone (celular), a Carteira Digital bB, por meio dos serviços de loja de aplicativos android ou IOS.

2. A Carteira Digital bB não é conta corrente e nem conta poupança. Ela tem apenas uma conta de pagamento digital do Banco do Brasil vinculada à transferência do valor correspondente.

3. A Carteira Digital bB não cobra nenhum tipo de taxa ou tarifa para pagamentos, transferências ou saques.

4. Após baixar a “Carteira bB” na loja de aplicativos, toque em “Criar carteira bB” e em seguida preencha o cadastro com CPF, nome completo, data de nascimento e número do seu celular.

Observação: Caso apresente erro no cadastro, isso indica que o seu CPF não está apto a receber pela Carteira Digital bB. Nesse caso, entre em contato com o IBGE para providências. Apenas BENEFICIÁRIOS com CPF em situação regular poderão completar a instalação da Carteira Digital Bb e receber os valores correspondentes.

5. Após o cadastro, toque na opção RECEBER na tela inicial do App e responda algumas perguntas de segurança de acordo com o seu cadastro feito no ato da inscrição. Após isso, confira o valor a ser recebido e click em CONFIRMAR.
Pronto: o dinheiro já estará disponível em sua conta da Carteira Digital bB. Você pode sacar seu dinheiro nos mais de 42 mil caixas eletrônicos do Banco do Brasil, transferir para uma conta do Banco do Brasil, fazer uma TED para uma conta de outro banco, transferir para um contato que esteja cadastrado no seu celular e que também tenha a Carteira Digital ativa, realizar pagamentos com código de barras ou em estabelecimentos credenciados. Qualquer dessas operações pode ser realizada sem nenhuma cobrança de taxa.

6. Cabe ao Beneficiário, conferir os dados relativos à operação. Não se esqueça de que o uso da senha é pessoal e de sua integral responsabilidade.

7. Não serão autorizadas as aquisições de bens e serviços em valores superiores ao saldo disponível na Carteira Digital bB.

8. O IBGE e o BANCO do BRASIL não se responsabilizarão em caso de compartilhamento de senhas pelos BENEFICIÁRIOS a terceiros.

9. Em relação aos candidatos menores de idade ou outros que informarem dados de terceiros para recebimento, o IBGE não se responsabiliza caso o valor do reembolso não seja repassado pelo preposto para o candidato interessado, sendo de total responsabilidade do candidato o fornecimento das informações e não cabendo reclamação posterior quanto ao não recebimento de valores no caso citado.


Canais de Atendimento Carteira Digital bB:
- Telefone 0800 729 5293
- Chat a ser disponibilizado no próprio aplicativo, na seção de ajuda
- E-mail: atendimento@carteirabb.com.br
- Site https://www.carteirabb.com.br, onde estão disponíveis vários tutoriais

Canais de Atendimento IBGE:
- Telefone 0800 721 8181
- E-mail: ibge@ibge.gov.br





Diretoria Executiva
12 de maio de 2020



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