Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Comunicados

Nota de falecimento - David Wu Tai


Com pesar, comunicamos o falecimento do Diretor de Informática do IBGE, David Wu Tai, 71 anos, na noite de 29 de abril de 2020, vítima da Covid-19. Ele estava internado desde o dia 17 na UTI do Hospital Unimed Barra.

David Wu Tai traçou uma carreira brilhante e exemplar de mais de 40 anos no IBGE, onde esteve à frente das principais ações de modernização da história recente do instituto, destacando-se por trabalhos relacionados ao uso e disseminação de estatísticas pela internet e à aplicação de ferramentas de tecnologia voltadas ao levantamento de bases territoriais.

Também exerceu liderança notável na coordenação dos recenseamentos. Mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, David ingressou no IBGE em 1978 como Coordenador do Projeto Contas Consolidadas do Setor Público. No Estado de São Paulo, foi Coordenador do Censo Demográfico de 1980, e depois, Chefe da Divisão de Coleta da Unidade Estadual.

Em 1988-1990 foi Diretor Geral do IBGE no Rio de Janeiro, onde também ocupou a Chefia da Unidade Estadual do Rio de Janeiro e a Coordenação Operacional dos Censos. Entre 1995-2019, exerceu o cargo de Coordenador Geral do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI). Nesse período, liderou o processo de inserção do IBGE na internet, adotando as recomendações internacionais e tornando as informações sobre todas as pesquisas do IBGE acessíveis, gratuitamente e 24 horas por dia, à sociedade brasileira. David também promoveu a integração dos dados geográficos e estatísticos do IBGE, além de ter contribuído para consolidar a nossa presença na era dos Sistemas de Informação Geográficas (SIG), ao disponibilizar, via internet, as nossas bases cartográficas digitais, democratizando o acesso de pesquisadores, empresas e órgãos públicos ao acervo de mapas e publicações geográficas do instituto. Graças a essas e outras iniciativas, hoje o portal do IBGE na internet recebe uma média anual de 1,7 trilhão de hits, efetuados por cerca de 61 milhões de usuários, entre instituições acadêmicas e governamentais, pesquisadores, estudantes e jornalistas de todo o mundo.

Em 2019-2020, David foi nomeado Diretor de Informática do IBGE e Presidente da Comissão Operacional do Censo Demográfico. Neste período, contribuiu para a modernização dos sistemas de acompanhamento e supervisão do Censo e promoveu a adoção de soluções de Big Data em prol da atualização e do aprimoramento de métodos de coleta, cadastros e bases de dados utilizados pelo instituto. O IBGE e todos seus funcionários manifestam seus sentimentos e condolências a sua companheira e também ibegeana Maria Vilma, aos familiares e amigos. 

IBGE
30 de abril de 2020



Voltar para os comunicados