Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Comunicados

IBGE divulgará, em 04 de junho, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Outras formas de trabalho 2019


O IBGE vai divulgar no dia 04 de junho de 2020 o módulo de Outras formas de trabalho da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua. Este módulo vem sendo pesquisado desde 2016 na quinta entrevista ao domicílio selecionado para responder a PNAD Contínua. Este módulo é aplicado para todos os moradores de 14 anos ou mais de idade.

A investigação das outras formas de trabalho é uma recomendação definida pela 19ª Conferência Internacional dos Estatísticos do Trabalho (CIET-OIT), ocorrida em 2013, no qual ficou definido um conceito de trabalho ampliado, para além do trabalho em ocupação. Dentre as outras formas pesquisadas estão o trabalho em afazeres domésticos, o cuidado de pessoas, a produção para o próprio consumo e o trabalho voluntário.

Os indicadores resultantes desse módulo são a taxa de realização de cada forma de trabalho, o número médio de horas despendidos em cada atividade e a caracterização das pessoas que realizaram cada forma de trabalho por sexo, grupos de idade, cor ou raça, nível de instrução, situação na ocupação e condição no domicílio. Em relação à desagregação geográfica, este módulo produz resultados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Regiões Metropolitanas e municípios da capital.


Diretoria de Pesquisas
30 de abril de 2020



Voltar para os comunicados