Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Comunicados

IBGE divulgará, em 31 de maio, o Rendimento Domiciliar per capita e o Coeficiente de Desequilíbrio Regional 2018


IBGE vai divulgar o Rendimento Domiciliar per capita (RDPC) e o Coeficiente de Desequilíbrio Regional (CDR) referentes ao ano de 2018, para as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, calculados com base nas informações oriundas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua

Esta divulgação atende ao disposto no Decreto 9.291, de 21 de fevereiro de 2018, publicado no Diário Oficial da União de 22 de fevereiro de 2018, que dispõe sobre a sistemática de cálculo e atualização do CDR, de que trata o artigo 1º-D da Lei nº 10.177, de 12 de janeiro de 2001.

Nesse cálculo, são considerados os rendimentos de trabalho e de outras fontes. Todos os moradores são considerados no cálculo, inclusive os moradores classificados como pensionistas, empregados domésticos e parentes dos empregados domésticos. Os valores foram obtidos a partir dos rendimentos brutos de trabalho e de outras fontes, efetivamente recebidos no mês de referência da pesquisa, acumulando as informações das primeiras entrevistas do 1º , 2º , 3º e 4º trimestres da PNAD Contínua que compõem o ano de 2018, para o resultado deste ano de referência.

 

Diretoria de Pesquisas
29 de abril de 2019



Voltar para os comunicados