Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Comunicados

IBGE divulgará, em 26 de abril, pesquisa sobre relações de trabalho e sindicalização - suplemento da PNAD 2015


O IBGE divulgará, às 10 horas do dia 26 de abril, os resultados do suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015 - Aspectos das relações de trabalho e sindicalização, realizado em parceria com o então Ministério do Trabalho e Emprego, atual Ministério do Trabalho, e a Organização Internacional do Trabalho.

A PNAD já coleta informações sobre o mercado de trabalho para as pessoas de 10 anos ou mais de idade, tais como as formas de inserção, os grupamentos de atividades nos quais as pessoas estão ocupadas, entre outros indicadores.

O suplemento apresenta informações de algumas características adicionais de trabalho do morador de 16 anos ou mais de idade, tendo como objetivo ir além das medidas quantitativas de geração de postos de trabalho e de enfrentamento do desemprego. Busca-se ampliar a base de conhecimento sobre as relações de trabalho, com o intuito de aprimorar a medição do trabalho decente, que propõe medidas de superação de formas de trabalho que geram renda insuficiente para que os indivíduos e suas famílias superem a situação de pobreza ou que se baseiam em atividades insalubres, perigosas, inseguras e/ou degradantes.

O levantamento sobre sindicalização tem como objetivo o acesso a um conjunto mais abrangente de informações sobre a densidade sindical no Brasil, tendo em vista sua importância para ampliação e fortalecimento da democracia e, consequentemente, o desenvolvimento social do País.

 

Diretoria de Pesquisas
24 de março de 2017



Voltar para os comunicados