Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Comunicados

IBGE disponibiliza série histórica mensal do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA)


A partir de hoje, o IBGE disponibiliza no Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) a série histórica mensal do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), desde setembro de 2006. Até agora, só ficavam disponíveis os dados de dezembro do ano anterior e do último mês divulgado. Com isso, dados que antes só poderiam ser consultados na área de downloads no formato de arquivo PDF, passam a compor o acervo do SIDRA, tornando as informações mais acessíveis ao público externo, que pode realizar suas consultas sobre a área plantada, área colhida, quantidade produzida e rendimento médio das culturas nos diferentes estados brasileiros onde são cultivadas. As informações da pesquisa são previsões para a safra, que podem passar por revisões mensais. Essas informações referem-se ao que será colhido dentro do ano civil completo e não ao que foi colhido dentro de cada mês.

Para interpretação correta da série histórica, é importante ter atenção às seguintes observações:

  • 1- Para as Unidades da Federação que, por força do calendário agrícola, ainda não dispõem das estimativas iniciais, os dados correspondem a uma projeção obtida a partir das informações de anos anteriores.
  • 2- As produções de abacaxi e de coco-da-baía são expressas em mil frutos e os seus rendimentos médios em frutos/ha.
  • 3- Valores para a categoria “Total” indisponíveis para as variáveis “Quantidade produzida” e “Rendimento médio”, pois as unidades de medida diferem para determinados produtos.
  • 4- A produção de caroço de algodão é calculada multiplicando-se a produção de algodão em caroço (composta de caroço e pluma) por 0,61, considerando-se que o caroço representa em média 61% do peso do algodão em caroço.
  • 5- Possíveis diferenças entre somas de parcelas e respectivos totais são provenientes do critério de arredondamento.
  • 6- As informações mensais que compõem a série histórica estão disponíveis a partir de setembro de 2006.
  • 7- A partir de janeiro de 2012, o IBGE passou a publicar separadamente as duas espécies de café economicamente cultivadas no País, o arábica e o canéfora.
  • 8- A partir de janeiro de 2018, foram retirados da divulgação os seguintes produtos: abacaxi, alho, cebola, coco-da-baía, guaraná, maçã, malva, pimenta do reino, sisal/agave. Os mesmos continuam sendo acompanhados na pesquisa anual da Produção Agrícola Municipal.

Diretoria de Pesquisas
1 de março de 2018



Voltar para os comunicados