Destaques

IBGE passará a divulgar o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) com um novo elenco de produtos

08/01/2018

A partir de fevereiro de 2018, com os resultados de janeiro, o IBGE divulgará o LSPA com um novo elenco de produtos, reduzindo os 36 originais, mantendo 18 produtos, que são: algodão herbáceo, arroz, banana, batata-inglesa, cacau, café (arábica e canephora), cana-de-açúcar, castanha-de-caju, feijão, fumo, laranja, mandioca, milho, soja, sorgo, tomate, trigo e uva. Essa alteração foi resultante de um estudo, cujos objetivos foram analisar se o elenco de produtos original estava adequado às características conjunturais da pesquisa, atendendo às demandas da sociedade, bem como pela necessidade do estabelecimento de critérios claros para definir quais produtos agrícolas devem ser investigados.

O estudo salientou que o LSPA foi implantado pelo IBGE em novembro de 1972 e, à época, o propósito básico foi o de atender a demandas por informações estatísticas conjunturais, sobre as safras dos produtos agrícolas com maior importância econômica e social. Porém, ao longo do tempo, a inclusão de novos produtos se deu através da solicitação de órgãos governamentais, na busca por informações específicas e regionais, que perderam a sua razão com o passar dos anos. Além disso, existe uma natural variação de importância econômica e social dos produtos no tempo, o que evidenciava a necessidade do estudo sobre o elenco de produtos, em nível nacional.

Então, foram avaliados três critérios para a composição do elenco de produtos do LSPA e, após a análise de várias áreas técnicas do IBGE, o critério adotado para um produto ser investigado pela pesquisa foi que ele deve representar, no mínimo, 1,0% do valor da produção nacional ou pelo menos 1,0% da área agrícola brasileira. Dessa forma, o novo elenco de 18 produtos que o LSPA acompanha mensalmente representa cerca de 93,0% do valor de produção e aproximadamente 97,0% da área agrícola do País. A cada cinco anos, o rol de produtos do LSPA deverá ser reavaliado, conforme o critério mencionado.

Os demais produtos, que deixam de fazer parte do LSPA, continuam a ser investigados pelos Grupos de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias – GCEAs, coordenados pelo IBGE em cada Unidade Estadual desta instituição, bem como permanecem publicados normalmente na Produção Agrícola Municipal (PAM), que fornece informações anualmente.

Diretoria de Pesquisas
8 de janeiro de 2018



Voltar para os destaques