Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Comunicados

IBGE divulgará, em 1 de dezembro, Tábua completa de mortalidade do Brasil para 2016


Em cumprimento ao disposto no Art. 2º do Decreto nº 3.266, de 29 de novembro de 1999, o IBGE divulga, anualmente, até o dia primeiro de dezembro de cada ano, a Tábua Completa de Mortalidade para o total da população brasileira, referente ao ano anterior. Essas informações subsidiam o cálculo do fator previdenciário, para fins das aposentadorias das pessoas regidas pelo Regime Geral da Previdência Social.

A presente Tábua é proveniente de uma projeção dos níveis de mortalidade a partir da Tábua de Mortalidade construída para o ano de 2010, na qual foram incorporados dados populacionais do Censo Demográfico 2010, estimativas da mortalidade infantil com base no mesmo levantamento censitário e informações sobre notificações e registros oficiais de óbitos por sexo e idade. Trata-se de um procedimento necessário de atualização, quando se trabalha com indicadores e/ou modelos demográficos prospectivos. Além disso, o desenvolvimento dessa atividade cumpre, também, o propósito de gerar parâmetros atualizados da mortalidade do Brasil que foram incorporados à Projeção da População por Sexo e Idade para o Período 2000-2060 (2013).

No mesmo dia de sua publicação no D.O.U., 1 de dezembro de 2017, a tábua de mortalidade da população do Brasil para o ano de 2016 estará disponível no portal do IBGE na internet (www.ibge.gov.br

 

Diretoria de Pesquisas
8 de novembro de 2017



Voltar para os comunicados