Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Comunicados

Sistema de Contas Trimestrais: aperfeiçoamento do processo de ajuste sazonal


A partir da divulgação das Contas Trimestrais do terceiro trimestre de 2017, em 1 de dezembro de 2017, haverá um aperfeiçoamento no processo de ajuste sazonal das séries de Contas Trimestrais publicadas pelo IBGE.

Nos casos em que o X-13 ARIMA-SEATS identificar um modelo ARIMA adequado à série, não haverá mudança no processo, permanecendo o método pickmdl usado atualmente.

Nos casos em que o X-13 ARIMA-SEATS não identificar qualquer modelo de ajuste como adequado à projeção da ponta final da série, será testada uma segunda alternativa de decomposição da série, definida a partir do método automdl.

Até então, nos casos em que a primeira opção de modelo apresenta problemas (como autocorreção de resíduos ou superdiferenciação), é testado um modelo pickmdl alternativo ao testado na primeira tentativa (aditivo ou multiplicativo).

Com o aumento do tamanho das séries de dados, o uso do automdl começa a mostrar uma estabilidade maior na seleção de modelos, o que qualifica seu uso como melhor alternativa para tratar os casos em que o modelo selecionado pelo pickmdl apresentar problemas.

 

Diretoria de Pesquisas
27 de setembro de 2017



Voltar para os comunicados