Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Base de Faces de Logradouros do Brasil

O que é

Base de dados geoespacial das linhas que representam graficamente os arruamentos das áreas urbanas, de extensão urbana e de aglomerados rurais dos municípios brasileiros. Além da informação gráfica há atributos que remetem ao nome dos logradouros, à estrutura territorial e ao Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos – CNEFE. A Base de Faces é totalmente atualizada a cada Censo Demográfico e, entre Censos passa por processo contínuo e acumulativo de atualizações pontuais de acordo com o avanço das pesquisas da instituição e de acordo com ações de campanhas específicas de campo realizadas por equipes da Rede de Coleta nas Agências das Unidades Estaduais do IBGE. Na versão atual chega a 13.688.342 segmentos de linhas correspondentes às faces de logradouros, representados constituindo fundamental fonte para retratar o território brasileiro e refletir sobre suas dinâmicas, apoiar tomada de decisões e a implementação de políticas públicas com maior eficiência.

É utilizada pelo IBGE para planejar e realizar levantamentos de dados do Censo e Pesquisas Estatísticas como Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua e a Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF, entre outras, contemplando todos os municípios brasileiros, especialmente, suas cidades e vilas.

A construção dessa base de dados teve início com a migração de dados legados dos Censos 2007 (Agropecuário e Contagem da População), acrescidos de dados vetoriais através de acordos com prefeituras e/ou contratação de empresas privadas, Censo Demográfico 2010, Censo Agro 2017 e de atualizações pontuais a partir de levantamentos de campo para a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios, unificando os mapeamentos utilizados nestas operações. Estes dados foram originalmente produzidos a partir de diferentes fontes de dados, incluindo o mapeamento cadastral em diversas escalas de referência que vem sendo ajustados, conforme disponibilidade, às geometrias de imagens de alta resolução espacial, constituindo-se de elementos preciosos em combinação com a Malha de Setores Censitários.