Base de Faces de Logradouros do Brasil

Menu do Produto

O que é

Base de dados composta pelos logradouros de setores urbanos ou de expansão urbana de cada Município. É utilizada pelo IBGE para planejar e realizar levantamentos de dados do Censo e Pesquisas Estatística como Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua e a Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF, entre outras, contemplando todos os Municípios brasileiros especialmente suas cidades e vilas.

A construção dessa base de dados teve início com a migração de dados legados dos Censos 2007 (Agropecuário e Contagem da População), unificando os mapeamentos utilizados nestas operações. Estes dados foram originalmente produzidos a partir de diferentes fontes de dados, incluindo o mapeamento cadastral em diversas escalas de referência.

Em 2010, para Municípios com mais de 20.000 habitantes em 2010, foram adquiridas bases vetoriais através de acordos com prefeituras e/ou contratação de empresas privadas. Cláusulas contratuais de restrição de uso e de divulgação de produtos derivados impediram sua disseminação pelo IBGE antes 2015.

Hoje traduz o estágio temporal do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos - CNEFE do IBGE, conforme os processos de aquisição, tratamento, gerenciamento e atualização dos dados presentes na construção da Base Territorial. Foi modelada conforme a metodologia cadastral, considerando as faces de quadra voltadas para um mesmo logradouro e recortadas segundo setores censitários.

A Base de Faces de Logradouro representa, por fim, o próprio arruamento urbano dos Municípios, acrescido das informações de toponímia. Tem-se, com isso, a expectativa que os dados cadastrais ora divulgados sejam de grande valia para análises sobre a distribuição espacial, dinâmica e padrões de organização das áreas urbanas dos Municipios brasileiros.